Pages

Thursday, April 22, 2010

Netbook

A pouco tempo, com aquela grande chuva desse ano aqui no Rio, em pensei nas inúmeras coisas que não fiz e teria feito se tivesse um netbook. A análise foi pessoalmente interessante, a ponto de que eu conclui que mesmo presumindo que não aconteça uma nova grande chuva, valeria apena comprar um netbook. A questão é, qual ?

Pesquisando no Boa dica percebe-se que os preços começam em aproximadamente 760 reais.

Então eu perguntei aos amigos (palmas para o Buzz !!!).

O que eu queria era um netbook com as seguintes características:
  • preço, quanto mais barato melhor.
  • peso é o segundo ponto, quanto mais leve melhor.
  • restringindo a mínimo de 10"
  • uso de linux (ver fotos/música, ler pdf, usar o vim/gedit/kate e navegador)
As sugestões ficaram em Acer e Asus. Não tem muito tempo me tornei guardião de um computador da Acer do lab, então eu sei da qualidade mecânica e também sei que é necessário ter um certo cuidado com a compatibilidade com o Linux, afinal, a maioria funciona não quer dizer compatibilidade de todos os modelos...

O sugerido da Acer foi o modelo 1410 com processador ULV e tela 11.6 ou um acer timeline com tela 13.3. Com a vantagem para o primeiro que foi testado com o Ubuntu, cujo o preço começa na faixa de 1200 reais no Boa dica.

Da Asus, me foi sugerido o Eee PC 1201HA, cujo o preço inicial é de aproximadamente 1270 reais, o detalhe é que ele não foi sequer listado nominalmente no wiki do Ubuntu e isso não foi uma boa impressão. Tudo bem que o Eee PC 1201N está na página listando problemas insignificantes (pelo menos para mim) e a diferença entre os dois são mínimas. Detalhe que apenas hoje esse modelo chegou oficialmente ao mercado brasileiro.

Questões técnicas do Eee PC 1201HA é que ele tem um processador inferior a quase todos os netbooks do mercado, ao contrário do Eee PC 1201N que é dual core. Ele é grande. A tela é gigante. É mais pesado que os de 10 in de tela (óbvio, apenas 300 gramas, mas qualquer dia desses eu coloco a análise física do problema de aumentar mais 300 gramas e continuar carregando isso durante um dia inteiro !). O teclado é fantástico. O melhor do produto, certamente.

As questões técnicas dos Acer 1410 com o Linux ficaram na base da confiança, não encontrei segunda fonte de informação. De qualquer forma, é tudo muito direitinho, certinho, etc. A questão é que no momento que eu vi o Eee PC 1008HA e percebi que esse tinha o mesmo perfil geral do Acer 1410 (ok, não exatamente o mesmo, o Acer em questão tem 2 GB de RAM, e isso é um belo diferencial técnico, mas não para mim) e total compatibilidade com o Linux (tipo, compatibilidade 100 % !!!), mas que custava cerca de 914 reais, o que me fez optear pelo Eee PC 1008 HA (acompanha comigo, faz tudo que eu queria que ele fizesse e é o mais barato !).

Sobre o netbook em si não há muito o que dizer. O Eee PC 1008HA tem, como eu disse, 100 % de compatibilidade com o Linux, vem com o XP de fábrica. Tem um HD de 160 GB e 1 GB de RAM. A tela de 10.1 e um teclado muito confortável (pelo tamanho dele) no layout "espanhol com dead til".

Confesso que a única coisa que eu não esperava é a questão do teclado. Demorei a localizar o layout correto... mas uma vez localizado não houve qualquer problema em ativar e te ele reconhecido todas as suas funções.

O processamento dessa máquina é bom o bastante para tudo que eu quero fazer e mais. A bateria, usando a máquina, dura umas 6 horas.

Bom, agora eu sou o feliz usuário de uma modesta máquina portátil desde de o dia 14 de abril (comprei para mim mesmo pelo meu aniversário que era o no dia seguinte, 15) e estou impressionado com a utilidade dessa pequena e valente máquina.

4 comments:

  1. Agora você viu a maravilha do teclado tipo chiclete? A experiência em digitar fica em outro nível.
    Abs!

    ReplyDelete
  2. Verdade. O "chiclete" é um outro nível de qualidade. Muito superior aos demais.

    Acho que eu teria que trocar todos os meu teclados para não ficar com aquela sensação desagradável ao digitar quando mudasse de computador.

    ReplyDelete
  3. Bem, eu possuo um Acer 1410 (Core2Solo) com 4GB de RAM e HD de 500GB (claro que eu dei esse upgrade). Testei com o Ubuntu e tudo funcionou 100%. É uma excelente máquina com monitor de 11" e atende 500% as minhas necessidades. Adoro esse equipamento de tal forma que eu já até larguei o meu notebook de lado e utilizo somente ele. O teclado dele chega até ser maior do que diversos notebooks por aí.

    É uma pena que vc não tenha optado por esta excelente máquina.

    []s

    Roger

    ReplyDelete
  4. Anonymous29/6/10 04:10

    Também tenho um netbook (nerdbook como minha esposa chama) compaq Mini 700ep comprei aqui em Portugal por € 249. Instalei o Ubuntu 9.10. Surgiu apenas um problema na instalação do wireless, mas coisa simples de resolver. Estes netbooks são uma excelente escolha! :)

    breno

    ReplyDelete