Pages

Saturday, November 04, 2006

Descobrindo o código UUID de uma partição do HD

Essa deve ser mais do que velha, mas eu descobri isso ontem e foi por necessidade, então ...

Para descobrir o código UUID de uma partição do HD, podemos usar o programa vol_id.

Para executá-lo, basta executar no terminal:

sudo vol_id -u /dev/hda1

onde o "a" e o "1" devem ser substituidos de acordo com seu HD/partição [quer saber mais sobre partições do hd ? Leia esse artigo]. A opção "-u" serve para que seja mostrado apenas o UUID da partição, para informações mais detalhadas, pode-se usar:

sudo vol_id /dev/hda1

ou seja, o mesmo comando sem a opção "-u".

Mas porque precisamos disso ? Na verdade não precisamos, mas o Ubuntu Edgy Eft passou a utilizar o UUID na montagem das partições do sistema. Se não quiser manter esse padrão e usar o tracional [pode ver aqui também], não tem problema, mas se quiser, mais cedo ou mais tarde pode precisar desse comando.

Se quiser saber mais sobre a novidade do UUID no Ubuntu Edgy Eft, leia esse post: Novidade no edgy: UUID no fstab e menu.lst do grub

Technorati Tags:

4 comments:

  1. Anonymous6/3/08 22:04

    precisei de algo parecido, mas outras distribuições não têm o programa vol_id. Achei o seguinte comando na net (funcionou no sidux 64 e no kurumin 7).
    ls -l /dev/disk/by-uuid/

    espero que possa ajudaralguém. paz!

    ReplyDelete
  2. Bom, meu caro anônimo, isso só funciona se a configuração estiver razoavelmente ok...

    Entenda, quando você adiciona um disco, o sistema verifica para você qual é a uuid e coloca o código como um link para a partição em /dev/disk/by-uuid/. Se tudo der certo, você não precisará de muito mais do que listar o tal diretório ... mas se esse for justamente o problema ?

    O uuid pertence a partição e não a um certo diretório do sistema. De alguma forma o sistema localiza o uuid e coloca essa informação no tal diretório. Então, a questão é achar onde está o tal método. Particularmente, eu nunca vi um sistema sem o /sbin/vol_id, o que já vi foram sistemas onde o usuário comum não tem acesso a programas em /sbin/

    []

    ReplyDelete
  3. Anonymous6/8/10 10:42

    Acho esse mais pratico:
    sudo blkid

    ReplyDelete
  4. É tudo uma questão de época e versão blkid é um comando atual...

    ReplyDelete