Pages

Saturday, August 26, 2006

Você usa o Bookmarks do Firefox ?

... Essa é uma pergunta interessante. Depois do post que eu informei que estava reativando plenamente o meu del.icio.us eu tive alguns momentos de reflexão. Está escrito lá:
Um conselho para quem criar sua conta agora, não importe os links do seu navegador. Resista a tentação. A estrutura de diretórios não combina com a estrutura de tags. Mantenha as duas (como eu farei) ou use apenas uma.
Eu pensei seriamente nessa frase.

Refletindo sobre os meus atos e observando os meus passos na internet por esses dias, eu observei dois hábitos:
  • Ditigar a url na barra de endereços para todos abrir os sites que visito com freqüência, e portanto, que já memorizei.
  • Quando não lembro da url, eu uso o google, ao invés dos bookmarks.
Dessa forma eu me fiz a pergunta: O que de fato eu uso dos meus Bookmarks ?
  • Uso os bookmarklets
  • Uso atalhos, exemplo, digitar "goo" ao invés de toda a url do Google para abrir o site.
  • E também uso os "Quick Searches", onde pode-se customizar uma forma simples e rápida de realizar buscas na em determinados sites.
Com base nessas observações, eu limpei os bookmarks do firefox deixando apenas os links que atendem os requisitos acima e os links que estão relacionados a acesso ao servidor localhost.

Dos quase 5 mil links que existiam nos bookmarks, eu transferi os que mais uso (uns 150) manualmente para o del.icio.us. Os demais serão adicionados ao del.icio.us quando (e se) eu os reencontrar um dia. Evidentemente o arquivo de bookmark que estava disponível para download neste blog foi removido.

Technorati Tags:

2 comments:

  1. Anonymous30/8/06 11:07

    Usei por muito tempo o Yahoo Bookmarks (http://bookmarks.yahoo.com) direto na barra do Yahoo no IE (http://toolbar.yahoo.com). Hoje em dia não uso mais o Y! nem o IE então estou meio órfão de uma solução similar. Andei pensando no del.icio.us (que é ótimo!) mas não é prático como o Yahoo Bookmarks. Sei que o Google tem uma solução similar, mas até onde eu sei a funcionalidade não está disponível na barra do Firefox :(

    ReplyDelete
  2. Vladimir,
    primeiramente obrigado pelo seu comentário.

    Agora eu quero fazer alguns considerações:
    1 - o del.icio.us agora pertence a Yahoo!
    2 - Todos os principais serviços de bookmarks da internet fornecem algum tipo de integração com o firefox
    3 - E por último, o está esquecendo dos bookmarklets ... esses pequenos códigos em javascript que transforma o mais indigesto dos serviços em algo prático.

    Não acho que deva influenciar a sua escolha, mas se tiver em dúvida, escolha o del.icio.us :)

    Brincadeiras a parte, eu já conheci o serviço de bookmarks do yahoo e vejo no del.icio.us a integração mais perfeita até hoje.

    Você pode perguntar e o Google Bookmarks ?
    No del.icio.us, você tem tudo que tem no Google Bookmarks, mais uma centena de outras opções que só o del.icio.us possuí. Ambos permitem se relacionar com o usuário através de extensão do firefox (não é pelo Google Toolbar, tem uma extensão só para o Bookmarks do Google) e por bookmarklets (que é como eu prefiro).

    Ah! antes que eu esqueça, você pode manter os bookmarks do del.icio.us privado, mas não pode compartilhar os bookmarks do Google, nem montar networks com ele. Esse é um diferencial que só o del.icio.us têm e que eu considero importante.

    A escolha é sua, mas acho que sem perceber, já escolheu o seu serviço.

    ReplyDelete