Pages

Friday, August 04, 2006

Links sobre iptables

O Sérgio Luiz (voyeg3r), deixou um comentário considerando a adição de um link para servir de fonte de pesquisa sobre iptables para os interessados no post sobre o script de Firewall. Aí me veio a idéia de criar esse post para publicar os principais links sobre iptables. Não estou criando um diretório de links. Não tenho a menor intenção de substituir o google. De acordo com minha opinião essa lista não possuí destaques, TODOS são destaques, ou seja, essa é uma lista de destaques.

- Definição de Firewall (Genérica)
http://pt.wikipedia.org/wiki/Firewall
- Página oficial do projeto (inglês)
http://www.netfilter.org
- A Teoria por Trás do Firewall (português)
http://www.vivaolinux.com.br/artigos/verArtigo.php?codigo=3943
- Guia Foca GNU/Linux - Firewall iptables (português)
http://focalinux.cipsga.org.br/guia/avancado/ch-fw-iptables.htm
- Firewall com IPTABLES - by Eriberto (português)
http://www.eriberto.pro.br/iptables/
- Linux iptables HOWTO (inglês)
http://www.linuxguruz.com/iptables/howto/
- Dominando o iptables (parte 1) (português)
http://www.vivaolinux.com.br/artigos/verArtigo.php?codigo=2315
- Dominando o iptables (parte 2) (português)
http://www.vivaolinux.com.br/artigos/verArtigo.php?codigo=3901
- Iptables Tutorial 1.2.0 (inglês)
http://iptables-tutorial.frozentux.net/iptables-tutorial.html
- Artigos sobre Firewall no Viva o Linux (todos em português)
http://www.vivaolinux.com.br/artigos/verSubCategoria.php?codigo=6

Cabe um esclarecimento sobre o último link da lista, não é um artigo, mas a categoria de artigos do Viva o Linux que fala sobre firewall. Sendo assim, tem artigos excepcionais, e outros nem tanto. Mas mais importante que isso, possuí artigos que aborda tópicos que eu consideraria exóticos, como o uso do módulo iptables-p2p (nem tão exótico assim, mais um bom exemplo), e outros recursos que normalmente não acompanham o default das diversas configurações existentes pela internet. Alguns desses tópicos são exóticos, por que possuem pouca documentação, inclusive em inglês, outros eu considero exóticos por serem novidades. Sob qualquer ponto de vista uma coleção de artigos formidável.

Uma lista como essa não é única, é a minha fonte de pesquisa. O que posso dizer é que aprendi tudo com esses links, mesmo que não tenham sido a minha única fonte (também já li o livro do Carlos Morimoto sobre configuração de servidores, por sinal, excepcional, mas eu comprei o livro a muito pouco tempo).

Uma coisa importante, esses links falam somente sobre o iptables, no máximo, definição de firewall. Outros tipos/questões de segurança eu prefiro me omitir para não extender ainda mais o tópico. Mas uma olhada no blogroll e nos meus bookmarks (mesmo desatualizado) pode esclarecer muito das minhas preferências.

Peço gentilmente que quem não identificar o seu link predileto na lista acima não se sinta ofendido, sugiro acrescentar esse link nos comentários, para que todos, inclusive eu, possamos aproveitar ao máximo as informações disponíveis na internet a respeito deste tópico. A quantidade de informação é muito grande, muitas vezes ignoramos alguns links por nos considerar satisfeitos com a informação que possuímos, mas temos o azar de ignorar os links mais interessante.

Technorati Tags:

1 comment: