Pages

Tuesday, October 23, 2012

Mudanças da internet

Antigamente, eu acompanhava mais de 500 fontes de notícias, hoje são menos de 50.
Antigamente, eu mantinha uma observação constante na lista de novas extensões lançadas para o meu navegador, hoje eu tenho um conjunto limitado de extensões que não modifico mais.
Antigamente, eu matinha várias redes sociais e esse blog, hoje, eu mantenho uma rede social, deixo a foto em outra, mas não frequento e mal mantenho esse blog.
Antigamente, eu sempre aderia a febre da curiosidade sobre o lançamento do último serviço revolucionário da web2.0, hoje, nesse momento, para escrever essa linha, me perguntei se ainda nascem e morrem dezenas  de serviços por dia.
Antigamente, eu achava que blogs iam durar para sempre, hoje eu tenho minhas dúvidas, acredito que sempre vá haver alguma coisa, mas o blog clássico é cada vez mais raro.

Já achei que vídeos na internet eram algo passageiro e que stream de filmes era um sonho.

Eu vi o tempo que o homem usava HD de 500 MB e que apenas quem tinha muito dinheiro comprava algo maior, hoje eu estou decidindo quantos terabytes (1TB ~ 1 milhão de MB) eu quero na minha máquina. Nesse mesmo tempo, eu usei o serviço de hospedagem na nuvem da época (o termo ainda não existia) que oferecia inacreditáveis 20 MB para os arquivos e a grande dúvida de como selecionar os serviços de e-mail era se ele teria 1 ou 2MB de espaço, hoje o meu dropbox tem 126 GB e o meu e-mail tem cerca de 10 GB de espaço total e eu uso 40 % desse espaço (~ 4 GB), mais o maior HD de antigamente (para quem não sabe, houve um tempo que HDs tinham 500MB, 2GB e 4GB, só muito tempo depois é que apareceu os maiores HD - acho, que de 20GB - e o tamanho cresceu muito rápido depois disso ! ).

Eu vi o javascript ser inventado, o CSS encantar os olhos (e ainda encanta), eu vi o Netscape dominar o mercado e afundar para renascer como Firefox. Eu vi as páginas estáticas de texto puro, o flash mudar as regras do jogo, o java ser a grande promessa. Eu me lembro do som do meu modem de conexão discada e comemorei muito cada vez que navegava a 4 KB/s.

Eu vi as pessoas usando gerenciadores de download cuja as maiores funções eram continuar o download daqueles arquivos enormes de 4 MB quando o download era interrompido e gerenciar a conexão para fazer o download durante a madrugada pagando pulso único na empresa de telefonia local.

Eu comprei muitos CDs em banca de jornal com programas de todos os tipos porque baixar esses programas era inviável via internet e me lembro da grande sacada de marketing: "São 36 horas de downloads para você, em CD", quanto espaço tinha um CD ? 650 MB, mais quem sabia disso ? O importante era o tempo que eu economizava de download (confesso que não me lembro do tempo exato que havia nessas propagandas, 36 horas é apenas um exemplo).

Eu já abri página de internet e desconectei-me para ler a página de internet e voltar a conectar-me quando queria outra página durante o dia de semana, quando o preço único não valia e o pulso durava 4 minutos (alguém duvida que eu pensava nisso ?). Hoje eu navego a 5 Mbps (~ 650 KB/s).

São 15 anos de mudanças que eu testemunhei pessoalmente !!! Todo mundo tem sua história, tem sua cena marcante de quando a internet era diferente. Se desejar, compartilhe também sua memória nos comentários.

11 comments:

  1. Eu acessava o chat da UOL (antes de conhecer o mIRC) quando ainda era descente

    ReplyDelete
    Replies
    1. Sim... sim. O chat da UOL (isso ainda existe ?).
      E isso me lembrou de outra relíquia... ICQ.

      Delete
  2. Eu lembro de entrar nas listas de discussão depois das 22:00 para pagar um único pulso no modem...

    ReplyDelete
    Replies
    1. Boa. As listas de discussão... outros tempos aquele... eheheh !

      Delete
    2. Tinha os trolls, os desafetos, e tinhamos tempo e paciência (não necessariamente nessa ordem) para ler milhares de discussões, mais ou menos, temáticas... Fui até em encontros presenciais :-)

      Delete
    3. E tínhamos tempo. Na época, não tinha blog ou RSS. Havia poucas fontes de notícias online e você tinha que comprar jornais e revistas se quisesse estar tão atualizado quanto possível. Havia mais tempo para as listas.

      Sabia que hoje eu não consigo acompanhar nem mesmo uma lista ? Até estou escrito em algumas, mas, além de não me lembrar quais, eu leio nenhuma.

      Delete
  3. Eu lembro de programar em Clipper e chamar quem programava em Cobol de dinossauro !! Eu lembro do Lotus123 e Flow, eu lembro de ver minha caixa de correio(fisica) cheia de CD´s da AOL.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Cara, os CD's da AOL. Eu tinha me esquecido disso...

      Delete
  4. Brilhante!

    Ótimo relembrar um pouco da história da tecnologia, ainda mais pelos olhos de quem viveu tantas mudanças.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Muita coisa mudou nesse tempo. Coisa até demais para ser lembrada por uma só pessoa... Um abraço.

      Delete
  5. O que escrevi no meu blog a um tempo ilustra bem + de 20 anos de T.I .
    http://www.tuxsan.blogspot.com.br/2010/08/20-anos-de-ti.html

    saudações a todos.

    alessandro simon.

    ReplyDelete