Pages

Thursday, February 11, 2010

Nepomuk: você precisa disso ?

Se você usa o KDE 4 e não sabe o que é o Nepomuk, visite o site oficial para ter uma idéia da grandeza do programa (que fica mais clara na página "sobre"). Mas eu posso resumir dizendo que no momento ele é um indexador de informação que transpassa o computador.

Se olhar direito, sem preconceitos, tem que reconhecer que eles sonham alto. Semantic Desktop não é um passo pequeno.

Por outro lado, o programa me pareceu muito mais pesado do que eu desejaria de um programa desse gênero e chegou a consumir mais memória que todo o restante do sistema junto, o que é inaceitável (especialmente porque eu vi isso após ele ter criado o índice). Eu também não tenho muita certeza da necessidade de certas informações que ele coleta e nem sei se gosto de saber que há alguma coisa coletando tais informações.

Muito do que ele promete parte do pressuposto da desorganização pessoal (em alguns casos em níveis extremos). Bem, quem é desorganizado vai continuar sendo desorganizado e quem é minimamente organizado não precisa desse tipo de programa mais do que precisaria de outros indexadores metadados de arquivos (isso assumindo que precise de algum tipo de indexador de metadado!). Embora a perfumaria não incomode quando o custo não é alto, isso não parece ser o caso aqui !

No comments:

Post a Comment