Pages

Thursday, February 04, 2010

Arch Linux: Problemas com o cryptsetup 1.1

A atualização recente (nem tanto, pois não atualizo tudo todo dia) do cryptsetup para a versão 1.1 pode ter gerado um certo problema, parecendo que o dispositivo não foi reconhecido corretamente.

De fato, é difícil até perceber qual é o erro. Eu faço o mapeamento do /dev/loop0 corretamente, o cryptsetup cria o volume em /dev/mapper/ mas esse voluma não está decodificado. Ele não pode ser montado.

Seja como for, a solução temporária é a utilização de uma versão mais antiga do programa.

Provavelmente você tem o que é necessário no cache do sistema. Entre no diretório /var/cache/pacman/pkg e digite:

[CORREÇÃO]
Graças a ajuda do pessoal do Arch Linux eu descobri que o device-mapper e o devicekit-disks originalmente indicados nesse blog não são responsáveis (nem por dependência) pelo problema. Sobrou apenas para o cryptsetup...
pacman -U devicekit-disks-009-3-i686.pkg.tar.gz  device-mapper-2.02.53-1-i686.pkg.tar.gz \
cryptsetup-1.0.7-1-i686.pkg.tar.gz


pacman -U cryptsetup-1.0.7-1-i686.pkg.tar.gz
[/CORREÇÃO]

Eu sinto muito por não saber informar onde encontrar tais pacotes caso eles não existam no cache (e note que o nome do pacote inclui o i686 e que isso não será verdade caso use um sistema 64 bits). Mas eu perguntaria ao google e tenho certeza de que ele saberia responder essa pergunta...

Se não quiser reiniciar o computador para tudo voltar a funcionar, digite:
modprobe -r dm_crypt
modprobe -r dm_mod
modprobe dm_crypt
E tudo deve voltar ao normal.

Todos os comando devem ser executados como administrador.

Outro problema é que eu e o sistema de relato de bugs do Arch Linux não nos demos muito bem. Nem para rastrear um problema óbvio eu consegui.

Sinceramente, me considerei perdido pelo que eu li. Não consegui decidi se o bug foi ou não relatado. Quero dizer, parece que tentaram resolver um bug e a solução desse bug gerou outro bug... Também existe esse outro bug com a versão estática do programa. Na verdade é outro problema, mas pode ser entendido como quase o mesmo problema (ou seria o mesmo-mesmo).

Seja como for, espero que tudo seja resolvido em breve. Como normalmente quem usa um programa desse tipo não pode esperar muito, voltar a usar uma versão antiga é um excelente solução temporária.

No comments:

Post a Comment