Pages

Thursday, June 07, 2007

Como criar um bloco de destaques no Blogger

Depois de ler o artigo do Bruno, "Como criar um bloco de destaques no Wordpress", eu fiquei imaginando em como fazer a mesma coisa com o Blogger.

Não existem muitas formas (que eu conheça, pelo menos) de fazer isso no Blogger, a que eu consegui imaginar usa o recurso de categorias associado com os feeds individuais de cada categoria.

Primeiro vamos entender uma coisa sobre os feeds do RSS no Blogger.
É possível ter um feed RSS para cada categoria criada, que segue o padrão abaixo considerando a categoria "exemplo":

http://jfmitre.blogspot.com/feeds/posts/default/-/exemplo

Assim, somente os artigos que tiverem a label 'exemplo' estarão disponíveis para o assinante desse feed.

Seguindo os passos:
  1. Selecione uma palavra chave para sua categoria de destaques, exemplo: "destaque"
  2. Abra o editor de templates do Blogger, e nele adicione um novo elemento a página no local que você quer que apareça os destaques.
  3. Na lista que segue, selecione o item "Feed".
  4. Preencha com o feed particular da categoria selecionada anteriormente para essa função: http://jfmitre.blogspot.com/feeds/posts/default/-/categoria seria o caso do nosso exemplo. Clique em continue.
  5. Nessa última tela selecione suas preferências para o destaque, a princípio ele selecionou o título do seu blog para o campo "Título", mude para algo como "Destaques:" Preencha as demais preferências de acordo com sua vontade.
  6. Salve, se não estive salvo.
Só para constar:
  • Nesse blog eu estou utilizando a categoria ";-)" (eu queria só um pontinho, mas não deu certo) [update]Para usar o ;-) como uma categoria é preciso correlacionar com link do feed com o código %3B-%29. Variações dessas "palavras inválidas" para urls podem ser facilmente descobertas clicando no link correspondente a mesma nas categorias do blog. Ao fazer isso, a barra de endereços vai interpretar o código para você. Aí é só copiar. [/update]
  • O feed link só vai sair dali quando ultrapassar o número de artigos que você selecionou na configuração. Se quiser manter um mesmo artigo mais velho, você precisará de editar o número de destaques ou remover algum destaque da lista. Para os meus interesses, 5 está de bom tamanho.

3 comments:

  1. Bah, otima dica, não tinha pensando nisso!

    ps: blog adicionado no blogroll

    ReplyDelete
  2. Obrigado pela dica. Eu tinha pensado em por links em forma de lista para os destaques... péssima idéia comparada a solução com feed.

    ReplyDelete
  3. Anonymous3/5/09 17:54

    Valeu pela dica!

    Agora pude disponibilizar o rss das categorias principais do meu blog. Assim, o pessoal só assina o que quer....

    []s

    Enoch Filho

    ReplyDelete