Pages

Thursday, June 07, 2007

Bloco de destaque no blog com Google Reader

Depois de ter lido o post do Bruno sobre a criação de um bloco de destaque para o Wordpress, eu escrevi sobre como criar um bloco de destaque no Blogger, usando apenas as ferramentas que o Blogger tem a oferecer.

Só que aí eu fui ler os feeds no Googler Reader e me lembrei de um recurso que eu até já uso nesse blog. Que é a integração entre tags públicas do Googler Reader e o Blogger [update] (bem, na verdade não é apenas com Blogger [/update]. Você pode olhar esse recurso aqui ao lado em uma seção da barra lateral intitulada "Tópicos Compartilhados". O título fui eu que selecionei, poderia ter sido Destaques.

O que pouca gente deve ter percebido é que lá Googler Reader é possível definir quais as tags eu gostaria de tornar pública (em "preferências", procure "tags"). No mesmo local tem um link, que em inglês, está assim: add a clip to your site, isso permite adicionar um script no seu blog. Existe uma facilidade para que usa o Blogger, mas poderia ser qualquer local que suporte javascript. [update]Esse última 'oração' da frase é uma daquelas coisa que a gente escreve bem intencionado, mas que não tem nada haver. O Javascript é interpretado pelo navegador, não pelo serviço, então só precisamos de um serviço que permita adicionar trechos de código no código fonte do blog/site. Bem, todo mundo faz isso, não ?[/update].

Agora, acompanha o raciocínio, eu estou lendo um determinado post (meu mesmo) e quero que ele apareça na tal tag compartilhada que eu criei para isso. Então eu só preciso marcar o post com a tag e pronto, ele está automaticamente compartilhado. E com isso incluso no blog/site ou onde quer que seja que eu tenha adicionado esse novo modo compartilhado.

E se você já não usa o "share" default do Google Reader, nem precisa se dar ao trabalho de criar um tag para isso.

As vantagens estão relacionadas a facilidade que é fazer isso funcionar e gerenciar o que você quer que seja compartilhado. É simples demais e evita você ter que dar um refresh na seu post antigo para incluir uma tag nele (como eu fiz a pouco).

Uma das desvantagens é para quem não usa o Google Reader. Aí fica mais complicado. Se você é usuário do Blogger, então você tem uma "id" Google, logo tem um Google Reader te esperando.

Mas a maior desvantagem está relacionada ao layout. Apesar de permitir diversos tipos de combinações de cores pré-estabelecidos, de permitir editar o número de itens e o título, fazer algo ficar parecido com o que o Bruno fez exige ter um domínio razoável do CSS e de ler a documentação do google que diz qual é o nome "classe" CSS que está relacionada com cada item do clip (tenho certeza de que essa existe, só não me pergunte onde).

5 comments:

  1. Olá, Mitre.

    Uma dica realmente interessante, eu desconhecia essa possibilidade do Google Reader/Blogger. Já passei a usar os "Destaques", já que eu fazia isso quando usava o WordPress.

    Até mais!

    ReplyDelete
  2. Ficou bom... muito bom. É fácil, não ?

    ReplyDelete
  3. Quanto ao Update, usuários do WordPress.com não podem inserir javascript na página. Se bem que, no WordPress.com, existem alguns widgets semelhantes e bastante úteis.

    :)

    ReplyDelete
  4. Anonymous21/6/07 17:09

    Eu a utilizo para fazer a segmentação por assunto de vários posts de vários blogs que visito.
    Visite a minha página de Leitura Recomendada e veja como ficou. Muito bom...

    abraços

    ReplyDelete
  5. Noberto, ficou muito bom mesmo !
    É um uso e tanto!

    []'s

    ReplyDelete