Pages

Friday, April 16, 2010

Ordem na vida digital: Gerenciando Coleções

Quem possuí alguma coleção deve ter algum meio de gerenciá-la. É quase impossível ter uma coleção adequada sem um registro. E como fazer isso ? Basicamente existem dois métodos básicas de gerenciar uma coleção no computador:
  1. Utilizando ferramentas de escritório. Texto e planilha.
  2. Utilizando ferramentas específicas. Gerenciadores de coleções
Utilizando ferramentas de escritório

Nada mais livre que um registro manual de sua coleção.
Suponha que seja sobre DVDs, você pode escrever título original e traduzido, ano, data de aquisição, tipo de mídia, mas o que chama mesmo a atenção é a possibilidade de anotar o que quiser da forma que bem entender. A liberdade das ferramentas de escritório são o seu ponto forte.

Além disso, uma lista simples é de alta compatibilidade, de forma que é o mais próximo de uma ferramenta de baixa tecnologia. Portanto, independente da escolha que faça, ter uma cópia do registro de sua coleção em formato de lista simples é uma excelente idéia.

Utilizando ferramentas específicas

A primeira pergunta é: coleção de quê ?

Para o GCStar essa pergunta é desnecessária. Esse programa é um gerenciador de coleções para todos os tipos. Ele consulta bancos de dados, preenche resumos, detalhes técnicos, etc e tal. Não perde para nenhum programa que eu conheça e é de fácil portabilidade. Também é possível exportar a coleção para um formato mais próximo da baixa tecnologia e gerenciar empréstimos.

Eu apenas não sugiro o uso desse programa no caso de coleções de fotografias.
Veja algumas imagens desse programa na página oficial.

O GCStar é o programa que eu uso para as minhas coleções, exceto de periódicos, textos acadêmicos, onde eu uso o Mendeley Desktop.

O Mendeley Desktop permite identificar e inclusive, organizar documentos que existam em PDF. Na prática, não é necessário que exista um PDF do arquivo para que se use esse programa, mas ele não teria muito sentido de existir se não fosse pela alta qualidade na reorganização dos documentos.

Provavelmente, o único grande aspecto negativo do Mendeley Desktop é ser código fechado, fora isso, foi um choque de ordem nos meus artigos. E para quem acha que estou exagerando, lembre-se que no início todos somos aprendizes. Meus primeiros artigos sofreram muito com a desordem e quando eu tentava colocar alguma ordem eu esbarrava no volume de material. Esse programa se destacou por me permitir resolver esse problema com facilidade.

Esse programa também poderia ser utilizado para registrar coleções de livros, mas nesse caso, mesmo sendo livros acadêmicos, eu uso o GCStar.

Para o uso específico de coleções de livros, também existe o Alexandria. Pequeno, eficiente e simples, mas eu o acho meio antipático, assim, não o utilizo.

Para coleções baseadas em música digital, nada melhor que o AmaroK. Certamente o mais completo melhor programa do gênero (para GNU/Linux, pelo menos). Entretanto, eu não utilizaria o AmaroK para coleções de CD.

Para coleções de fotografias em programa de desktop, eu sugiro o DigiKam, mas o F-Spot é muito bem recomendado também. Ambos permitem o gerenciamento das fotografias com grande facilidade e simplicidade.

Por fim, há programas criados especificamente para o gerenciamento de CDs/DVDs de dados. De forma que você possa ver o índice de seu conteúdo sem colocar a mídia no drive. O que funcionou melhor comigo depois do comando "find" foi o programa CdCat. Mas como eu disse, minha solução era o comando de terminal find. Eu gerava o índice e compactava essa lista com o gzip. De forma que para um certo CD/DVD montado em /media/cdrom, eu digitava no terminal, de dentro de um certo diretório da coleção:
find /media/cdrom >lista-do-cd-XYZ.txt
gzip lista-do-cd-XYZ.txt
onde XYZ e o nome do arquivo eram bem mais inteligentes que isso e conseguiam fazer a correlação direta com a mídia física que o gerou. Quando eu quisesse fazer uma busca nas listas eu usava o comando "zgrep" nos arquivos do catálogo.

Eu não faço mais isso porque isso foi uma era que a única forma de fazer backup ou transportar grandes volumes de dados era CD/DVD. Hoje meu pendrive cabe mais informação que um DVD9, o volume de CDs/DVDs gerados caiu a quase zero. Gerenciá-los não é mais um problema.

Conclusão

Existem outros programas, claro, mas eu referenciei os melhores que conheço.

Não há desculpas para um colecionador não organizar sua coleção. É contraditório querer uma coleção porque gosta dela e não querer gerenciá-la. Assim sendo, gerenciar uma coleção é uma atividade agradável que normalmente fica ainda melhor ao usar o método e/ou programa certo.

Para mais informações e imagens sobre os programas citados verifique as páginas oficiais citado ao longo do artigo.

6 comments:

  1. Bom dia.

    Achei o GCstar bem interessante. Pena que não encontrei uma só fonte de buscas de filmes em português no programa. Será que tem como acrescentar (como o e-pipoca, por exemplo)?

    ReplyDelete
  2. Lauro Cesar,
    é possível, mas está longe de eu considerar uma tarefa trivial.

    Seja como for, eu nunca tive problemas de localizar filmes nacionais no imdb, inclusive, lá no site gringo existe o nome em português registrado no sistema.

    Não sei se é uma particularidade dos filmes nacionais que eu tenho (todos de grande repercussão) ou se é uma constante.

    ReplyDelete
  3. Melhor que o Mendeley, temos o zotero!

    Cumps.

    ReplyDelete
  4. Já ouvi falar muito bem do Zotero, mas por ser uma extensão para Firefox me afastei dessa possibilidade.

    Dois motivos: primeiro existe a questão da compatibilidade da extensão existente com futuras versões do firefox. Isso quase sempre é um problema. Segundo, embora eu não tenha me dado ao trabalho de verificar, temos o resultado da estrutura de arquivos do Zotero. Uma das grandes vantagens do Mendeley é que se um dia o Mendeley falhar, a estrutura de diretórios e arquivos é 100% fácil e inteligente de manusear e manter sem o programa.

    Ok, eu emiti opinião sobre o segundo ponto sem avaliar ele primeiro, mas minha experiência com extensões do firefox não depõem a favor da estrutura de arquivos do Zotero, começando que ela possivelmente está em ~/.mozilla/firefox/*/AlgunDiretorio

    ReplyDelete
  5. Mitre:

    Dá para alterar a pasta dos ficheiros do zotero: tem essa opção dentro do zotero.

    Já andei desde o firefox 3.0 ao 3.6 e NUNCA tive problemas de compatibilidade...

    Uma das coisas boas do zotero é que funciona bem com o navegador, para por exemplo fotografar páginas da net.

    Por ser extensão do firefox e não um programa independente, como se diz em Portugal, primeiro estranha-se mas depois entranha-se! Só uso zotero e estou satisfeito!!!

    ReplyDelete
  6. Zotero agora dispõe de uma opção independente fora do Firefox ("standalone Zotero") e pode coletar dados inclusive através de outros navegadores tais como o Chrome. Também é possivel organizar a bibliografia conforme as regras da ABNT. Você também utiizar conectar o Mendeley com Zotero.

    ReplyDelete