Pages

Sunday, April 04, 2010

Dropbox como HD virtual

Você usa mais de um computador ? Então você certamente possui alguma solução para sincronismo de informação e dados. Seria legal se o sincronismo acontecesse simultaneamente as modificações e de forma inteligente ?

Possui dados que não podem ser perdidos ? Provavelmente precisa e faz backups. Eu uso HDs externos, mas já tive backup em quase todo tipo de formato, desde quando os disquetes eram a solução mais inteligente. O problema de fazer backups e que eles devem ser feitos fora da sua máquina ou pelo menos em um segundo HD instalado na máquina (isso não é uma solução ideal). Uma segunda partição do mesmo HD não conta como forma de backup, pois protege apenas de erros lógicos e humanos no processamento dos dados e não protege de defeitos físicos no HD em questão. Backup clássico, indubitavelmente, requer investimento financeiro (HDs, DVDs, CDs, etc).

Recentemente testei o Dropbox, por indicação de um amigo, e me surpreendi por ver utilidade no serviço.

Nesses tempos onde o espaço para o armazenamento de e-mail chega na casa dos 10GB e HDs estão na faixa de 320 GB para cima (francamente, eu penso apenas de 1 TB para cima !), os serviços gratuitos dos HDs virtuais parecem atrasados. Apenas 2 GB ... bom, me lembro do tempo que eu reclamava que era apenas 50 MB !
  • O Dropbox consiste de um serviço online que permite o uso de aplicativo cliente que roda no seu computador sincronizando seus dados dinamicamente com a internet (sua conta no Dropbox e com outros clientes que já estejam ativos).
  • Fornece apenas 2GB no modo gratuito e possui planos pagos onde o espaço em HD é maior. Na verdade o Dropbox permite 2,25 GB se você aceitar passar pelas etapas sugeridas (coisas simples, é como a apresentação do serviço, para forçar o usuário a saber tudo que o sistema faz). Agora, se você quiser encher o mundo de convites (que o convidado deve aceitar e instalar o programa do dropbox), você consegue até 10 GB de espaço (o novo valor é algo bem recente).
  • O cliente é multiplataforma. A versão para o GNU/Linux requer o nautilus instalado para alguns serviços avançados, mas funciona muito bem no KDE.
  • Esse tipo de serviço é a única solução de sincronismo via rede entre computadores (que eu conheça) capaz de funcionar quando os dois computadores estão em uma subrede, ou seja, quando nenhum dos computadores envolvidos possui um IP real. Detalhe, 'túneis' somente funcionam nesse caso se você tiver acesso ao computador intermediário a rede.
  • É possível publicar arquivos para toda a internet
  • e criar diretórios compartilhados com amigos, o que transforma o Dropbox em uma excelente forma de mandar pela rede aquele arquivos de 200 MB, ou mesmo arquivos, pequenos.
Confesso que os 2GB são como um anestésico para mim. Eu não consigo pensar além disso, mas atualmente eu resolvi um problema crônico, manter sincronizado o meu arquivo de senhas (que é criptografado com múltiplas camadas, claro !), meus dotfiles (arquivos de configuração iniciados por um ponto, como .bashrc, .vimrc, .ctags, .alias, .colourrc, etc, etc, etc !!!), diretórios de configuração pessoal ou de trabalho (~/.vim é o melhor exemplo, mas pode pensar nas notas do tomboy -caso use - no banco de dados do 'Mendeley' ou do 'Reference', no arquivo .bib, nos documentos abertos que você precisa editar de qualquer lugar, etc, etc, etc !!!), além de ter um backup virtual de muitos dos meus dados de configuração crítica (exemplo, arquivos de configuração dos servidores).

No caso dos dotfiles, o que eu fiz foi manter o diretório/arquivo apenas no que seria o diretório do Dropbox e criei um link para o lugar onde ele deve existir no meu computador.

Por exemplo, o meu .bashrc está em /home/backup/Dropbox/.bashrc e no meu diretório diretório pessoal existe apenas um link para esse arquivo. De forma que quando eu modifico o arquivo eu, de fato, estou mantendo idênticos todos os '.bashrc's em todas as máquinas que eu tenho que utilizar. Isso é o fim das diferentes versões de '.bashrc's e todos os demais arquivos de configuração.

Claro que é possível manter o sincronismo fino desses arquivos com um pouco de cuidado, mas nenhuma outra solução me permite fazer isso com tanta facilidade e elegância.

Como ferramenta de backups de dados, o serviço gratuito falha quando a quantidade dados é significativa. E eu não estou pedindo 1 TB de espaço virtual, 20 GB seriam muito mais do que suficientes para resolver o problema sem ter que separar os seus dados em diferentes serviços similares. Embora, agora eu seja obrigado a admitir que ter apenas 10GB também já seriam de grande ajuda.

A função de compartilhamento de diretórios é um caso a parte. No meu grupo de convivência profissional e pessoal somos 3 usando o Dropbox (e esse número vai aumentar em breve, certamente). Nem sempre estamos em uma rede fechada de alta velocidade e quase sempre usamos o e-mail para compartilhar arquivos, o que não deixa de ser uma solução, mas não é tão rápido, eficiente e poderoso quanto o diretório compartilhado pelo Dropbox.

Sugiro observar a existência de um controle de versões no Dropbox. Esse controle de versões pode te livrar rapidamente dos problemas associados a modificações feitas pelo usuários. Lembra o bom e velho "subversion".

O que acontece quando cai a internet ?
Bem, os dados estão no seu computador. Isso é importante. Eles existem de fato no computador. Não é um link remoto, não é um diretório compartilhado na rede. Os dados existem mesmo no seu computador ocupando espaço, etc e tal. Se a internet cair, você continua usando o seu computador normalmente, como se nada tivesse acontecido, quando a internet voltar os dados serão sincronizados automaticamente.

O Dropbox também possui um bom sistema de controle de versões para arquivos modificados de forma independentes em diferentes máquinas quando estas estão sem internet.
Para testar, eu criei dois arquivos com mesmo nome e conteúdo diferente em dois computadores distintos antes de ativar o sincronismo. Quando ativei o sincronismo, o sistema me informou sobre o conflito de versões e anexou um nome que correlacionava a versão do arquivo com a origem dele.

Existem outros serviços ?
Sim. Eu já sabia da existência do Ubuntu One e ele parecer ser igualzinho ao Dropbox, descobri pelo google, o SpiderOak, também me pareceu bem interessante, embora eu não tivesse tido a paciência de ver como o serviço funciona. Existe o Wuala, com cliente java, fornece 1 GB de dados e ainda permite mais espaço, caso você compartilhe o espaço do seu HD que não estiver sendo utilizado para eles (sério !) ou pague (novidade, né ?). Também temos o Live Mesh, que apesar de fornecer 5 GB, funciona apenas em Windows e Mac OS X.

Em outras palavras, serviço de HD virtual é que não falta, embora um serviço que tenha a elegância do Dropbox, apenas o Ubuntu One e, ainda a sem confirmação, o SpiderOak e o Live Mesh (ainda que esse último apenas para os supracitados sistemas operacionais). Embora, na humilde opinião desse autor, o Dropbox é superior nos detalhes.

Conclusão
Para quem precisa de uma solução de backup completo, o serviço somente lhe atenderá bem caso tenha poucos dados (mesmo com 10GB). Como solução de backup de dados críticos, a solução me parece excelente.
Mas o que realmente me chamou a atenção do Dropbox foi a capacidade do sistema de funcionar como uma solução de sincronismo fino de forma mais prática e interessante que outras ferramentas tradicionais e sua habilidade de criar diretórios compartilhados com diferentes usuários.

Eu tinha esquecido ! Caso alguém queira aproveitar a oportunidade e criar uma conta no sistema, pode usar o meu link de indicação. Tanto eu, quanto aquele que usar esse link, irá ganhar 250 MB adicionais na conta.

2 comments:

  1. Bom dia Mitre,
    Gostaria de parabeniza-lo pela ótima descrição do Dropbox e pela análise que vc faz dele.
    Também sou usuário do Dropbox, formado em Sistemas de Telecomunicações e atualmente curso Eng Química na UFSC.
    Só estranhei você depois de toda esse review você nem oferecer o seu link/convite, para tentar aumentar o espaço gratuito. Convidando amigos já estou com 6GB de espaço.
    Parabéns pelo Blog,
    Abraços.

    ReplyDelete
  2. Caro, acredita que eu nem lembrei ???
    De fato eu devia ter feito isso, perdi uma excelente oportunidade...
    Uma pena ! Vou editar o texto mais tarde para ver se eu ainda consigo algum usuário via blog !!!
    Um abraço;
    J. F. Mitre

    ReplyDelete