Pages

Wednesday, January 27, 2010

Configurando o SSMTP/MSMTP e o Gmail

Tentando fazer o sendmail funcionar no meu computador, achei esse interessante texto.
Sei o que parece no primeiro momento, funciona apenas no Archlinux, certo ? Mas não é verdade. Funciona apenas com o programa ssmtp, isso é fato.
Você pode dizer que é fantástico, certo ? Mais ou menos, não há mais suporte para o ssmtp (desenvolvimento interrompido).

Assim, chegamos ao MSMTP:
Uma coisa que esse texto não disse, é que ao usar o msmtp não há realmente o programa sendmail instalado.
Das duas uma:
  • crie um link para o programa msmtp chamando sendmail, como root, execute:
    ln -s /usr/bin/msmtp /usr/sbin/sendmail
  • ou use a alternativa (mais elegante) de criar o arquivo ~/.mailrc e colocar nele o conteúdo:
    set sendmail=/usr/bin/msmtp
O lado bom dessas idéias é que não é nada mais nada menos do que usar o serviço de cliente de um servidor de e-mail. O lado desagradável é que sua senha estará escrita em um arquivo de texto simples, ou seja, quem tiver acesso ao seu computador terá acesso a sua senha, exceto se for tão paranóico quanto eu e colocar esse arquivo dentro de uma (ou mais) camadas criptografadas a serem removidas apenas durante o processo de enviar mensagens... Se bem que apenas criar uma conta apenas servir de smtp é uma idéia satisfatória para a grande maioria dos paranóicos.

Para quem não sabe, uma configurado um desses pequenos programas, tudo que está escrito nessa página que explica como mandar um e-mail pela linha de comando torna-se válido.

O uso dessas opções são a alternativa mais simples para utilizar o comando de terminal "mail" e não ter que configurar programas como o exim ou postfix.

O texto original foca no uso do Gmail, mas pode utilizar qualquer servidor pop, alterando, claro, os campos apropriados. Pode-se, inclusive, utilizar um servidor POP3 que não requer autenticação, embora eu não conheça mais serviço com essa característica atualmente.

No comments:

Post a Comment