Pages

Monday, December 21, 2009

Ordem na vida digital: Os feeds RSS

Para colocar ordem na vida digital, um ponto crucial é organizar a sua leitura.
Existem duas formas de acompanhar notícias, blogs e sites: visitando o site ou assinando o site.

Visitar o site significa abrir de tempos em tempos os sites de interesse. Assinar o site significa acompanhar o feed rss que ele oferece.

Esse texto não vai abordar o primeiro caso, mas para não deixar o tema completamente em aberto, saiba que não é algo ultrapassado. Por exemplo, abrir a página principal do site de notícias pode lhe fornecer uma visão mais ampla de todos os destaques que foram publicados do que receber 1000 notícias por dia que você sequer vai dar conta de ler o título. E sim, feeds de notícias podem passar de 1000 tópicos por dia.

Voltando ao assunto principal, como colocar ordem nos feeds rss ? Observe os pontos sugeridos:
  1. Não tenha mais assinaturas do que pode acompanhar.
  2. Não acompanhe o que realmente não interessa.
  3. Duplicidade de informação em diferentes fontes não é algo bom.
  4. Se não consegue se lembrar do nome de todos os sites que você assina, então, divida-os em categorias.
  5. Como você lê ? No computador ou em dispositivos móveis ? Use feeds compatíveis com o método de leitura.
  6. Domine o programa que utiliza para a leitura.
  7. Não assine sites por causa de um único texto interessante.
  8. Agregadores de blogs é uma coisa boa se a grande maioria dos blogs for do seu interesse e possuir conteúdo diversificado e motivador, não violando as 3 primeiras regras.
As três regras de ouro

Eu diria que as três primeiras regras são as máximas do hábito de usar o RSS.

Acredito que todo mundo entenda o motivo de não acompanhar mais sites do que pode ler. O ponto central é que se não pode ler, porque tenta acompanhar ? Você não vai ler, afinal, você não têm tempo para ler.

Da mesma forma, se não gosta do assunto, não quer ler sobre o assunto, não acompanhe. Se eu não me interesso por carros, eu não acompanho nenhum site ou blog de carros. Ponto final.

O terceiro ponto é um pouco mais complicado. A duplicidade da informação, nesse caso, não é plágio. Estamos falando de acompanhar, por exemplo, 20 sites que vão dar a notícia de que o "GNOME pensa em se separar o projeto GNU" (a novela - ou seria teatro ? - está bem explicada no link do BR-Linux.org). Note que eu não menosprezo a importância de uma notícias dessas, faz parte, se quiser acompanhar o tema. O problema é o volume de textos contendo a mesma informação.

É importante ser ponderado, para não ficar míope ao ler apenas de um único lugar. Ler de mais de mais de uma fonte de informação é algo importante. Ajuda na formação pessoal. Mas não deve haver exagero.

Como regra geral, embora MUITO dependente do leitor, pode-se dizer que 5 fontes de notícias por tópico de interesse está de bom tamanho e, em alguns casos, superdimensionado. Para blogs que se destacam pela originalidade, diversidade e ou qualidade, eu não proponho uma regra. Cada um deve sentir quando um certo assunto está cansando.

No meu caso particular, eu posso dar dois exemplos.

Primeiro, quanto a sites de notícias sobre Linux, opensource e tecnologia associada. Eu acompanho dois em inglês, Linux Today e LinuxDevices.com, e um em português, o BR-Linux.org. Tudo que me interessa é publicado no Linux Today e no BR-Linux.org, acompanho o LinuxDevices.com apenas como fonte complementar.

Outro exemplo: leio apenas 4 blogs sobre filmes. E por blogs, entenda, opinião pessoal do camarada que escreve. Esses quatro blogs diversificam o suficiente sobre o assunto para que eu não me interesse por nenhum outro blog - eles resenham quase todos os filmes lançados. Ainda assim, é comum eu ler resenhas em blogs com escopo mais geral que simplesmente colocam ali sua opinião pessoal. Por exemplo, opinião sobre Hancock (a melhor que li sobre esse filme, em minha opinião) ou Avatar, em um blog que não é dedicado a cinema.
É engraçado que muitas vezes, quando os filmes "vazam" dos blogs dedicados para os blogs de escopo pessoal, é quando o filme causa mais impacto, porque são pessoas, e não profissionais, escrevendo.

Se necessário, organize os feeds

Todos os programas decentes de leitura de feeds sabem como criar alguma categoria para o feed. Use esse recursos se necessário.

Eu disse no item 4, se não consegue lembrar de todos os feeds que assina, então, divida-os em categorias. Considere uma "regra geral". Se não sabe quais são seus feeds, você tem muitos. nossa memória seria capaz de guardar uns 20 nomes sites/blogs (sim, caros, podemos até mais...).

Quando o número fica alto, sem categorias para organizar essas assinaturas, você não irá tirar proveito dessas fontes.

Existem duas formas clássicas de organizar os feeds: por freqüência de leitura e por assunto.

Por freqüência de leitura, você criaria as caterorias: TodosOsDias, ACadaDoisDias, UmaVezPorSemana, TodoSabado, ..., etc, ..., QuandoSobrarTempo.

Isso destaca quais as fontes que quer ler sempre das demais. A regra é estabelecer quando a tag/diretório vai ser lido. Nota a categoria QuandoSobrarTempo. Ela pode ser o termômetro para o volume de fontes que vem assinando. Esse método é particularmente útil se você tiver uma quantidade muito grande de fontes ou se tiver uma quantidade grande de fontes que você nem sabe em que categoria colocar.

Por que classificar por categorias por assunto significa separar o que é sobre esporte, filmes, linux, geek, etc.

Mas esses são os métodos clássicos, hoje, eu sugiro a utilização dos dois métodos de forma integrada. Separe os seus feeds por categorias E por freqüência de leitura. Quase todos os programas de leitura de RSS permitem classificar o mesmo feed em duas tags ou diretórios, portanto, faça isso.

Eu sugiro também uma categoria especial: AcabeiDeMeInscrever. Ela separa os feeds recém assinados dos demais. Muito útil para não assinar porcaria.

Organizar os feeds é como organizar as gavetas da mesa. Embora exista regras gerais, como não guardar sorvete na taça dentro da mesa, tudo é muito pessoal. O lápis, o papel, a borracha, etc, fica onde o usuário que utiliza a mesa acha mais conveniente. O importante é saber que não se deve guardar um sorvete dentro da mesa. Se bem que daqui a pouco alguém coloca um freezer dentro da mesa e eu tenho que reconsiderar essa opinião ...

Como você fará a leitura ?

Se vai ler no computador, é provável que queira assinar feeds completos, ou seja, onde a notícia está inteira no seu leitor de feeds e você não precisa ir a fonte original se não quiser, por exemplo, comentar.

Se vai ler em um dispositivo móvel, é provável que queira assinar feeds parciais, onde apenas o início do texto (as vezes apenas o título) é mostrado. Para ler o resto você deve ir ao site original.

Se você vai utilizar os dois métodos, é provável que você tenha uma dúvida cruel que eu não ouso colocar o dedo na resposta... Sim, aqui a coisa fica feia. Se eu disser que tem que usar o feed completo para ter conforto no desktop, você vai dizer que isso vai consumir sua franquia do dispositivo móvel. Se eu disser que deve utilizar o feed parcial, você vai dizer que isso não vai ser muito agradável quando estiver no computador e você vai perder mais tempo que o necessário.

Algumas fontes não lhe dão escolha. As demais ficam por conta de cada um.
Interessante notar que a extensão do firefox "Better GReader" conta um um script Greasemoneky (que eu não vou procurar onde está divulgado) que permite ler o feeds parciais dentro do Google Reader, um leitor on-line de feeds. O que nos leva ao ponto seguinte.

Domine o programa que você utilize

Parece besteira, mas o uso dos recursos que o leitor de feeds te fornece pode ajudar muito no aumento da produtividade de leitura.

Não vou destacar aqui todos os programas que existem... não creio que seja adequado. Fica apenas minha dicas sobre os que eu considero os melhore programas online e para GNU/Linux.
  1. Google Reader - Leitor online do Google.
  2. Bloglines - Clássico leitor do feeds.
  3. Akregator - Programa do KDE.
  4. Liferea - Programa feito em GTK.
  5. RSSOwl - Programa multiplataforma, feito em java.
Dos programas para desktop, meu preferido é o RSSOwl. Entre os online, eu uso o Google Reader, mas muito por um pequeno problema pessoal com o Bloglines.

Por fim...

Os dois últimos pontos da minha lista são mais ou menos triviais. Eu já disse para não misturar as novas assinaturas com as antigas, mas não disse porque. Ainda assim, o motivo pode ser considerado óbvio. É como ver um trailer e achar que o filme é bom. Se o trailer é bom, é provável que o filme não seja ruim, só isso... mas nem isso (nem o inversos) é 100% verdade.

Acredite em mim quando digo que limpar o lixo dos bons feeds não é algo simples. Fica ainda mais complicado quanto mais assinaturas possuir...

Assinar um feed por causa de um único artigo é como gastar 300 reais comprando a caixa de todas as temporadas de "Friends" por causa de um único episódio. Não é nada produtivo.

Também aproveito para fazer um alerta quanto aos agregadores de blogs, chamado de planetas. O cuidado que se teve ter está relacionado aos assinantes. É comum que um mesmo blog esteja em mais de um planeta. Dessa forma, pode ser muito desagradável ler duas, três vezes, a mesma notícia, publicada pelo menos autor, etc. De fato, eu não assumo de que vai ler, propriamente dito, mas se o número de duplicadas for grande, isso é algo chato. Eu lia muitos planetas, hoje leio apenas o Planeta GNU/Linux. O que me interessa de outros planetas eu assina manualmente o blog específico.

Conclusão

Será que ainda é necessário dizer que sendo esse blog, um blog pessoal, toda opinião omitida aqui é fruto da minha experiência acumulada sobre o assunto e não deve ser visto como se essa fosse a única solução ? Gostaria de pensar que não (é meio óbvio, não é ?), mas está dito para não haver qualquer problema.

Eu não consigo imaginar onde esse assunto vai terminar. Muita gente trata o assunto RSS como se fosse algo completamente ultrapassado, mas não é.

Eu não consigo me imaginar sem o RSS. Ele me ajuda nas minhas pesquisas (acadêmicas, pois nunca mais tive problema para me manter atualizado sobre um certo tópico de interesse), filtra o conteúdo que eu desejo, me permite acompanhar o que quero de forma rápida e eficiente, pois eu não perco tempo vendo onde houve atualização e quais foram. O gerenciamento da informação ficou mais fácil, mas simples, mais rápido, mais eficiente, mais organizado, mas dinâmico, definitivamente, melhor. O porém é que a "era da informação" começou ontem !!!

É possível que o conteúdo mude, tenhamos mais áudio e vídeo, quem sabe até, em um futuro muito distante, holografias - salas holográficas - sim, sonhando longe no futuro, muito longe - mas a idéia por traz do RSS permanecerá - uma tecnologia capaz de permitir que o usuário sabia que ocorreu uma atualização no meu site e veja o conteúdo que eu disponho, se assim desejar.

Dessa forma, mesmo que o programa que gerencie as fontes de informação seja completamente diferente dos que existem hoje, a idéia por traz desse gerenciamento não mudará: são as três regras de ouro aqui apresentadas. Seja fiel a elas e não se arrependerá. As demais regras são passionais, alguns podem se adaptar e adorá-las, outros vão refutá-las de imediato. Cada um carrega dentro de si um potencial para se organizar que não deve ser menosprezado ou superestimado.

2 comments:

  1. Opa Mitre,

    Não é por conta do jabazinho básico que você fez não. òtimo texto!

    E no comentário anterior, sim foi um elogio :-)

    abs

    ReplyDelete
  2. Eu não disse nada menos que a verdade...
    Seu blog ainda é um dos poucos que eu acompanho de perto e isso tem um motivo...
    [ ]'s
    J. F. Mitre

    ReplyDelete