Pages

Saturday, December 19, 2009

Livros inesquecíveis

Recentemente eu dei uma arrumada nos meus livros, então vamos falar sobre livros...

Em meio a eles, acabei observando quais são os livros que eu possuo (e, claro, que eu li) que considero inesquecíveis:
  • Memórias Póstumas de Brás Cubas. Esse livro me ensinou a ver a sociedade. Se eu não me engano, li ele na oitava série. Fiquei fascinado pelo livro. Por muito tempo, eu retive na memória diálogos e passagens inteiras do livro. As obras completas de Machado de Assis podem ser gratuitamente baixadas da internet.
  • Incidente em Antares. O último romance escrito por Érico Veríssimo de quem tenho muito livros. Eu li esse livro devido a minissérie da TV. Eu fiquei revoltado com a adaptação. Foi a primeira vez que tive essa reação. Nem imaginava que tinha sido uma excelente adaptação comparado com o que eu veria depois.
  • Olhai os Lírios do Campo. Outro livro de Érico Veríssimo. Mas esse me marcou porque foi um livro que eu odiei com todas as minhas forças. Sabe quando você lê um livro e não gosta ? Pois é... foi assim. Mas eu não podia largar o livro devido a obrigação escolar de ler ele. É o único dos livros de Érico Veríssimo que eu não gosto.
  • A Bíblia. Você não precisa ser religioso para gostar de um bom livro. E a Bíblia é fascinante. Se eu tivesse 1 trilionésimo do conhecimento passado por ela eu seria uma pessoa bem melhor.
  • As Aventuras de Sherlock Holmes. Eu tenho a coleção completa. Todos os livros e contos publicados por Sir Arthur Conan Doyle. O que dizer ? Se não leu, devia ler. O chato é que depois disso você acha que tudo que você lê e vê por aí não passa de cópia ruim do Sherlock Holmes. Eu já tinha ouvido falar disso, mas depois que li os livros tive certeza.
  • Cassino Royale. Você precisa ler o livro para entender quem era o 007. O personagem do livro é mais sóbrio que o do filme. E o texto de Ian Fleming é genial. Só isso compensa.
  • O Senhor do Anéis. J. R. R. Tolkien é um dos mestres da literatura. Posso não mencionar William Shakespeare e outros mestres nessa minha lista, mas isso é porque é minha lista de livros inesquecíveis e não lista sobre os maiores mestres da literatura. O mais extraordinário sobre esse livro não é o fato de ter lido toda a história em 3 dias sem conseguir parar para fazer outra coisa (nota: a faculdade foi mais fácil que a pós-graduação!). O mais fantástico é que ele criou um novo universo em um nível de detalhe impressionante. A saga é uma saga. É possuí início, meio e fim. E que fim. Não há no meu limitado número livros lidos um história que tenha sido concluída com tanta perfeição, tantos detalhes de sua narrativa. Mas não é só o fim que impressiona, o início, a forma como cada elemento se encaixa em uma escala de espaço e tempo. A fase intermediária, toda a aventura narrada de forma tal que você fica cansado juntamente com os personagens. É um livro inesquecível.
  • 1984. Extraído da wikipédia, eu pego a definição perfeita do que esse livro representa:
    George Orwell escreveu-o animado de um sentido de urgência, para avisar os seus contemporâneos e as gerações futuras do perigo que corriam, e lutou desesperadamente contra a morte - sofria de tuberculose - para poder acabá-lo.
    É isso. O que mais preciso dizer sobre 1984 ?
  • O menino que Enganou o Gigante. Um livro da coleção fantasminha. Baseado na história de Tamara Kitt com o texto em português de Stella Leonardos. Ganhei esse livro na minha festa de aniversário de 88 (fazia 8 anos), da minha "tia" (entenda professora) Karla, da segunda série. Porque esse livro é inesquecível ? Foi o primeio livro que não parecia um brinquedo de criança que eu li sozinho sem ajuda de ninguém. Antes disso, apenas livros de capa e folhas duras e cujas as histórias eram basicamente os desenhos ou livros que faziam parte da escola (textos dos livros escolares da alfabetização). Mas o que quero dizer é: embora não tenha sido a primeira leitura de fato, é o que eu assumo ser o meu primeiro livro "adulto" (ok, infantil pós alfabetização !). O livro que marcou a transição das figuras com texto para o texto com figuras.
Entre os meus livros, tenho obras como Drácula, O Código Da Vinci, Divina Comédia, Eurico - O Presbítero, Os três mosqueteiros, Camões, vários livros de Agatha Christie, Machado de Assis e Érico Veríssimo, entre outros (tenho aproximadamente 70 livros, de diferentes níveis). Essa pequena lista não representa os livros que considero bons, apenas os que me marcaram. "Olhai os Lírios do Campo" está ali, bem anotado, um exemplo que eu nunca colocaria na lista de bons livros (ainda que para muitos seja).

Aproveitando a deixa, como eu disse, eu fui obrigado a ler "Olhai os Lírios do Campo", mas quero deixar claro que, comigo, essa obrigação nunca refletiu como opinião sobre um livro. Eurico - O Presbítero e Memórias Póstumas de Brás Cubas representam livros que li obrigado e gostei muito de ter lido.

E, por favor, lembre-se que eu montei essa lista com base em livros que eu possuo, assim, Isaac Asimov, A Arte da Guerra e tantos outros que eu já li e não possuo, não estão inclusos. A lista não possuí qualquer tipo de ordenação lógica.

2 comments:

  1. "Eu fiquei revoltado com a adpatação... Nem imaginava que tinha sido um excelente adaptação comparado com o que viria depois"

    Não pude deixar de rir ao ler este texto. As coisas sempre podem piorar.

    Enfim, você é leitor contumaz :-)

    ReplyDelete
  2. Contumaz ?
    Uau !!! Que duplo sentido... o ":-)" me diz que estava me elogiando, então... Obrigado !!!

    [ ]'s

    ReplyDelete