Pages

Saturday, December 12, 2009

Das nuvens para o desktop

Estava procurando uma forma de integrar melhor meu desktop com o Remember The Milk, pois a extensão para o Gmail e o acesso direto ao aplicativo não estavam dando conta das minhas necessidades.

Descobri que boa parte do que agendo como tarefa realmente chega por e-mail, mas a menor parte que não estava sendo corretamente coletada e armazenada estava produzindo um efeito muito desagradável.

Por esse motivo fui olhar que eu podia fazer.

Primeiro tentei o Tasque, é bom, mas não era o que eu queria. Aí eu fui o olhar o widget para o KDE, bonito, bem integrado, mas confesso que não gostei. Não gostei da forma que esse widget funciona porque ele não suporta adequadamente tudo que eu queria. Além disso, me pareceu muito lento na conexão com o servidor.

Por foi quando estava buscando alternativas que eu encontrei o Prism. Fiquei imaginando quão atrasado estou em não conhecer esse aplicativo, mas ignorei solenemente isso e o testei. Esse programa está disponível no AUR mais próximo de você e no repositório do Ubuntu.

Tudo que ele faz é criar um atalho (arquivo .desktop) com um comando que acessa seu aplicativo on-line. Esse comando você pode copiar e colocar em um local qualquer. Por exemplo, eu coloquei no menu do KDE e em seguida deletei o atalho original.

No caso do RTM, a sugestão geral é utilizar a URL criada para o Google. O resultado é fantástico. Ele abre rápido, pois não é um navegador completo. Acessa diretamente o serviço. Se desejar, pode habilitar o login automático. Sincroniza-se rapidamente com o serviço on-line. Enfim, é perfeito. É o que eu queria.

Aí eu comecei a pensar nos demais aplicativos da Web 2.0 que não deram certo comigo justamente por me obrigar a um passo a mais que era abrir o navegador e em seguida a página do aplicativo. Temos o Google Calendar, que eu uso, mas é subutilizado, o GTalk, porque eu não gosto dos aplicativos de desktop, nem da sua integração com o GMail, o Google Docs, porque as vezes você quer apenas um telefone, e todos aqueles serviços úteis que possuem páginas simplificadas para o sidebar do firefox.

O que ele faz é trazer o aplicativo das nuvens para "a terra" (o desktop). O acesso a internet é fundamental, mas o fato de ser acessado de forma mais simples do que através da página personalizada do Google ou por ser mais rápido do que seu equivalente de desktop, compensa o uso.

Filosoficamente, ele é muito interessante. Ele anda de mãos dadas com o conceito de aplicativos da nuvens, mas sendo um navegador simplificado o aplicativo está preso a uma janela e tem o aspecto e a funcionalidade de um aplicativo convencional.

Não sei se isso vai virar moda um dia, mas tenho três casos de sucesso para relatar: o GTalk, o Google Calendar e o Remember The Milk. Eu também coloquei as URLs do Google Translate e do Google Dictionary e para completar minha lista, estou procurando uma forma simples de checar o clima. Estou entre os recursos do Climatempo (veja o link direto da página de impressão da cidade do Rio de Janeiro, é esse que eu estou testando agora) e a simplicidade do Será que vai chover ?. Vou ficar com o que mais me agradar. Por hora, fico com o Climatempo, mas eu queria algo mais simples, porém, não tão simples quanto o "Será que vai chover ?".

Claro que nem tudo é perfeito. Exemplo disso é o Google Reader. Acessar o Google Reader sem as extensões do Firefox (Better GReader, Read It Later e Adblock) não me agradou muito.

Existe uma extensão para o Firefox, que dispensa a instalação do prism em si (usa o próprio firefox - mas de forma inteligente, não se preocupe !). Registre-se que não gostei da extensão. Quebra um pouco o conceito do prism por depender do firefox e não absorve benefícios, como as extensões.

O Mozilla Prism me permitiu ter uma nova visão dos aplicativos e recursos on-line e eu gostei muito do que vi.

2 comments:

  1. Nunca tinha ouvido falar do Prism! Já baixando para experimentar! Nada como utilizar o filtro dos amigos :-)

    abs

    ReplyDelete
  2. Bem, estou cada vez mais encantado com o Prism... muito útil para mim. Pelo menos os compromissos e tarefas estão muito mais próximos de mim..., mas o Google Docs, que não mencionei acima, ficou perfeito.

    Para os serviços Googgle, aproveite o pacote de ícones dos aplicativos desse serviço disponíveis aqui:
    http://www.iconspedia.com/pack/simply-google-1-37/

    [ ]'s

    ReplyDelete