Pages

Sunday, December 21, 2008

openSUSE 11.0 para o 11.1

No último dia 18 foi lançado o openSUSE 11.1 e eu, que sou usuário dessa distribuição, entrava de férias nesse dia. Então eu fiquei naquele dilema. Atualizar, instalar do zero ou esperar tudo para fazer isso no ano seguinte.

Acabei escolhendo a menos popular das respostas: atualizar.

Há um ponto que precisa ficar claro. O openSUSE não foi feito para atualizações estáveis entre diferentes versões. Sempre tem alguém que faz isso, mas não é tido como uma solução indicada pelo pessoal openSUSE.

Então, como fazer isso ? Procurei na internet e nada. Parece que ninguém tinha tentado ainda ou tinha tentado sem sucesso.

Me arrisquei. Primeiro eu (como root) fiz um backup dos meus repositórios (não que adiante muita coisa, pois uma vez que corrompa o sistema, nada o fara restaurar o ponto de estabilidade) com um:
cp -r /etc/zypp/repos.d{,.old}
Depois eu (também como root) fiz:
cd /etc/zypp/repos.d
sed -i "s/11.0/11.1/g" *
Isso modificou todos os repositórios que eu tinha para a versão 11.1 do mesmo link.
Logo em seguida eu fiz uma atualização dos repositórios (root de novo):
zypper ref
Já aí os problemas começaram. Mas não são graves. Acontece que eu utilizo alguns repositórios não oficiais, e estes não haviam sido atualizados ainda. E mais, teve repositório (como o OpenSUSE Education) que mudou completamente a url. Nada disso é grave porque os principais repositórios estão atualizados. O que fiz foi deletar, sem piedade (para isso serve o backup), os links que não respondiam.

Depois eu fechei minha sessão gráfica e fui para o terminal (alt+F1) e lá eu fiz (sim, também como root):
gdm-stop
Em seguida eu fiz (root de novo e sempre que eu usar o zypper, ok ?) :
zypper in rpm zypper
Entendeu ? Eu fiquei com medo de algo dar errado em uma atualização completa "de cara" e primeiro instalei os softwares responsáveis por fazer instalações. Com isso eu instalei muita coisa. Nota: eu tentei utilizar a url do rpm para fazer o upgrade dele antes de todo mundo. Não deu certo.

Em seguida, eu fiz um:
zypper up
Aí vem a pergunta: porque não utilizar o formato de atualização de distribuição ? Simples. O número de conflitos que deve resolver para passar por esse ponto é extraordinário. Fazendo um simples zypper up você atualiza o grosso do sistema.

Dei um boot e ... quem disse que o sistema gráfico iniciava ...
O gdm estava corrompido, eu não sabia o porque nesse ponto. Depois de algumas tentativas eu
digitei no terminal (como usuário): startx

E o gnome entrou. Com ele eu pude acessar o yast2 (digo yast2 porque o yast em si é para terminal e eu já podia ter acessado ele antes).

Foi quando eu percebi que entre os conflitos estavam o gdm. Percebi mais que isso, percebi que minha internet estava desconfigurada. Tudo bem... reconfigurei tudo e comecei a resolver os conflitos que eu tive ao fazer o upgrade.

Todos os conflitos eram frutos da mistura de repositórios, portanto, usuários conservadores podem não sentir esses efeitos colaterais.

Depois de resolvido tudo, deixando zero pacotes para atualizar, eu reiniciei o sistema e tudo estava perfeito. Ou melhor, quase tudo. O drive da NVIDIA precisava ser reinstalado. E a internet não estava funcionando de novo.

O primeiro eu resolvi utilizando o drive mais novo do site da NVIDIA. O segundo ponto eu demorei um pouco. Acontece que eu conseguia configurar a rede, mas depois de reiniciar a placa não era acionada embora ela estivesse configurada para ser acionada no boot. Aí eu mudei a configuração para "iniciar o dispositivo quando o cabo for conectado" e tudo funcionou maravilhosamente bem.

Levei menos de 4 horas configurando e ajustando o sistema (e mais de 16 horas para baixar os pacotes)

Até o momento, das várias atualizações da nova versão, nada impressiona mais do que o nautilus com abas. Tudo mais fica invisível frente a essa modificação.

5 comments:

  1. E tem gente que tem a cara de pau de dizer que atualizar o Debian é difícil...hehehehe

    ReplyDelete
  2. Mitre,
    cheguei até o seu blog, pesquisando por informações sobre o openSuse 11.1 que instalei na sexta-feira, substituindo o Ubuntu, que já usava desde o ano passado.
    Vejo que você é um usuário bem avançado no Suse, tem algumas coisas que não consigo fazer funcionar direito. Será que poderia me dar umas dicas ? Ou mesmo, me passar uns links, onde eu possa encontrar as respostas ?

    Estou tendo problemas com o Wine, o Emesene, o Sound-juicer e o Evolution. Resolvendo isso, estarei com a melhor distro Linux que conheci até hoje e com a qual quero ficar para sempre.
    Um abraço,
    Olnei
    Contagem MG
    olneiaa@gmail.com

    ReplyDelete
  3. Olnei, raramente ser usuário avançado ajuda alguma coisa na hora de arrumar problemas em programas específicos.

    Até o seu comentário chegar, eu nunca tinha ouvido falar do Sound-juicer ou do Emesene. Por motivos simples, eu uso o amarok e o pidgin no lugar desses dois.

    Não tenho esperanças de conseguir ajudar nos outro dois também, pois eu não os uso (especialmente depois que consegui minha cópia oficial do crossover). De qualquer forma eu fiquei curioso. Qual é o problema afinal ?

    Contudo, para o wine eu recomendo que olhe essa página.
    http://en.opensuse.org/Wine

    Nela você encontrará um repositório específico do wine para o opensuse 11.1 e se essa versão, que for a mais atual, não funcionar, você terá que realizar um downgrade para uma verão que funcione. E isso pode ser um grande problema, caso dependa do wine.

    Quanto ao Evolution eu me surpreendi que tenha tido problemas com ele. Eu francamente não imagino um programa tão popular com problemas por muito tempo. Verifique se não há atualizações específicas para ele e note que o ícone que notifica sobre atualizações informa apenas sobre atualizações marcadas como críticas. As demais ele não informa.

    ReplyDelete
  4. Cara, faz 10 min que estou com "cara de incredulidade". O pior é que isso é uma tremenda propaganda contra o uso do linux como um todo e do opensuse em particular.
    Eu uso (e gosto muito) do Mandriva, só que como ele está "na corda bamba" tinha decidido testar o opensuse, mas agora vou continuar onde estou e SE a Mandriva for descontinuada (o que começo a duvidar) aí então procuro outra distro.
    Abraços e parabén pelo blog

    ReplyDelete
  5. Eu ia escrever uma reposta, mas acabou tonando-se um novo tópico ( http://jfmitre.com/2008/12/opensuse-110-para-111-parte-2.html )

    De qualquer forma, não acredito que isso seja uma propaganda contra o linux, visto que nos concorrentes você sempre deve instalar do zero e ainda por cima em um novo computador, porque o velho não dá conta...

    Um abraço

    ReplyDelete