Pages

Saturday, December 20, 2008

Wall-E

Me surpreendi a alguns dias quando eu fui fazer uma comparação e me disseram que nunca tinha falado de Wall-E (Site oficial, Trailer). Foi nesse ponto que eu me dei conta que eu não tinha falado dele ainda. Bem, tem uma boa razão. Como falar de um filme perfeito ?

Uma animação que fala de amor, que possuí aventura, que emociona e que em nenhum momento decepciona. Que tem começo, meio e fim fabulosos. Trilha sonora impecável. Fotografia deslumbrante. Diálogos fantásticos. Nota especial para os diálogos, pois pondera o melhor de Charlie Chaplin com o melhor de William Shakespeare (o filme tem poucas falas, mas as que existem são, bem ... perfeitas). Alguém tem idéia de como classificar isso em termos de adjetivos ?

Uma história muito bem contada, com todos os elementos necessários para ser uma ótima história que consegue ir além, muito além. E ainda é politicamente correta ! Céus ... foi o primeiro filme politicamente correto que eu vi que não é nem um pouco forçado em seus argumentos.

É tão raro ver um filme de hoje com tamanha perfeição, que empolga na hora de escrever. Quando ver o filme novamente, observe atentamente as cenas.

A influência de Charlie Chaplin é inegável. Verá claramente, em algumas cenas, o Carlitos através do Wall-E. São as melhores cenas do filme (que só tem cenas ótimas). Verá críticas inteligentes, tal como em "Tempos Modernos", mas adaptadas com genialidade para o nosso "tempo moderno".

O William Shakespeare também deu o ar de sua graça através de algumas frases que são ditas no filme. Ouça com atenção (ok, isso já é uma empolgação minha, mas o que quero dizer segue adiante). São poucas palavras e ao contrário de Shakespeare são frase curtíssimas (portanto, o estilo e influência não são do mesmo autor - daí o meu exagero). Mas algumas são tão profundas que poderiam resultar em um livro só para descrever o que querem dizer (assim como "Ser ou Não Ser"). Aliás, você já pensou como é fascinante para uma criança aprender o significado de novas palavras ? A profundidade do significado do "aprender" algo novo é ... indescritível.

Bem, um filme perfeito. Merecia todos os prêmios do ano (drama e comédia). E digo mais, embora seja uma animação, ela devia concorrer como um filme. Veja também a crítica no Contraditorium. Aliás, ele também citou Charlie Chaplin, mas para descrever a dedicação de quem fez o filme. Nada mais justo (aqui também falta adjetivos).

Enfim, veja. Já está disponível em DVD.

No comments:

Post a Comment