Pages

Saturday, June 14, 2008

Download de arquivos anexados no Gmail

Desde que o Gmail foi atualizado (é a chamada atualização para a versão 2.0) eu não conseguia fazer o download de arquivos anexados sem sair da página atual (a que tinha o e-mail aberto). Eu entrava em uma página em branco que se recusava a permitir o "back history" funcionar. Isso era um verdadeiro problema no começo. Todas as vezes que eu abria um arquivo anexado eu acabava deixando a página do e-mail... mas, sabendo que se trata de uma versão beta, julguei que era um problema do Gmail e deixei de lado. Também ignorei o fato de tinha esse problema aprendendo a usar o "botão do meio" do mouse para fazer um download.

Ontem eu fui baixar os slides de um curso que assistia e este estava anexado a um e-mail. Eu abri o Gmail e baixei os arquivos sem problema. Foi quando percebi que baixei os arquivos pelo método de clique tradicional ("botão esquerdo do mouse", certo ?) e não tive problema algum.

Fiquei pensando: corrigiram o bug ? Ao chegar em casa eu testei e o problema se manteve. Aí eu criei um perfil em branco e testei novamente. E o problema havia desaparecido. A essa altura todo mundo que acompanhou o raciocínio já sabe onde está o problema... em uma extensão instalada.

Lá vou eu testar o efeito de cada uma das minhas extensões, são muitas, mas os meus chutes iniciais bateram certinho. O vilão era a "Tab Mix Plus". Mas não se engane pelas minhas palavras, a extensão não era em si o vilão, mas sim, uma configuração que essa extensão possuí. Configuração essa que pode existir em outras extensões que possuam funções similares.

Bom, a maioria de nós usa o Firefox, mas nem todo mundo usa a Tab Mix Plus e o Gmail, quem fizer isso também e estiver enfrentando esse problema, verifique se a opção da aba "Links" referenciada como "Prevent blank tabs when downloading files" está marcada (isso é padrão da extensão). Certifique-se de que ela fique desmarcada para não enfrentar mais problemas no download de arquivos anexados no Gmail.

Uma questão interessante é de que se o Gmail abre uma janela, ela é muito pequena e certamente fecha imediatamente depois. Então, caso apareça algum problema com o redimensionamento da janela, verifique se na mesma aba do Tab Mix Plus em "JavaScript popups" está selecionado a opção "Allow resized popups". Eu não testei para verificar se algo esquisito acontece quando a opção "Open all popups in tabs" está selecionado, mas eu tenho quase certeza de que se essa opção estiver selecionada juntamente com a permissão de abrir abas em branco ao fazer downloads haverá algum comportamento esquisito em algumas páginas, mesmo que isso não aconteça dentro do Gmail.

Se você não usa o Tab Mix Plus, mas enfrenta esse problema, então, certamente o problema está em uma extensão que de alguma forma regula o funcionamento de popups ao fazer download de arquivos . Isso é comum na maior parte das extensões que permite aprimorar o funcionamento das abas e em extensões que prometem "radicalizar" ou "regular de forma rígida" o bloqueio de javascript. Comece por elas e boa sorte.

5 comments:

  1. O caso parece tão específico que não achei que mais alguém tivesse esse problema. Mas, na verdade, nem é tão específico assim. Basta usar Gmail+Firefox+tab_mix_plus, que pensando em preferências geeks, pode ser até um perfil relativamente comum.

    Já faz um tempo eu passei pelo mesmo problema e associei logo ao tab mix plus.

    Mas na verdade eu nunca encarei isso como um problema. Sempre resolvi clicando com o botão direito sobre o link e pedindo prar abrir em outra aba.

    E eu prefiro assim mesmo, sem desabilitar a função do tab mix plus. Acho útil ignorar páginas em banco de download .

    ReplyDelete
  2. Gabriel,
    eu encarei como um problema, porque o Gmail não funcionava assim. Só por isso.

    Concordo que a função do tab mix plus pode ter sua utilidade, mas é de se observar que isso também é sinônimo de página mal programada. Afinal, abriram uma aba em branco e não fecharam ... isso é um erro. Um erro pouco comum pelo que observei até agora. Não vi nenhuma página que se comportasse de forma errada.

    Agora, você achou que fosse específico ? Eu conheço umas 8 cabeças que ficaram quentes por conta desse problema irritante. Nunca nos ocorreu testar o caso sem os add-ons instalados para ver o que ia dar...

    []

    ReplyDelete
  3. Cara
    Muito obrigado pela dica.
    Tava tendo esse problema ultimamente.
    Já estava desesperado com isso, já tava quase voltando para o yahoo por causa disso.
    Você salvou minha vida
    hehehehehehehe

    Valer

    ReplyDelete
  4. Rapaz, valeu a dica. Eu vinha enfrentando este problema mas ainda não tinha me tocado que podia ser causado pelas configurações do TabMix. Obrigado mesmo.

    ReplyDelete
  5. boas!

    Não sabia que já estudou no fundão não. Coincidência! Olhei seu Curriculo Lattes.
    Eu ainda estou na metade da graduação em Eng Naval e Oceânica de lá.

    Sobre a extensão. É! Também me chateava até eu ler seu post. Mas arrumei outra solução no forum do TMP. Eles recomendam o seguinte:

    @ onemen

    i will look into this bug...

    workaround 1:
    open TMP options > Links > Prevent blank tabs when downloading files > EDIT
    and remove from the list the line /disp=attd&view=att/

    workaround 2:
    lock the tab

    workaround 3:
    Ctrl-click or middle-Click on the Download link


    A sugestão #1 que ele deu já funciona: retirar o comando /disp=attd&view=att/

    ;)

    Porque toda vez abrir uma página em branco e não poder voltar com o back.history(-1) era mesmo um saco. Aí tinha que carregar toda a interface do Gmail de novo... blablabla

    A página do forum que eles discutiram isso é:
    http://tmp.garyr.net/forum/viewtopic.php?p=22324

    []'s!

    ReplyDelete