Pages

Sunday, June 08, 2008

Indiana Jones

É possível falar de Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal sem lembrar e/ou comparar com o que já foi feito nos filmes anteriores ?

Bom. O que é Indiana Jones ? Na definição de alguém que tinha 9 anos quando o terceiro filme foi lançado, é um filme de terror pouco intenso, ou seja, não é terror puro, mas é quase isso. Talvez, então, isso explique como a pouco tempo eu revi o primeiro filme da triologia e achei ele tão leve. Tão sem graça. Tão vazio. Já não me divertia tanto. O tempo anda e gosto mudar.

Na verdade eu nunca gostei do primeiro filme é o que tem menos aventura e o que termina de forma mais "sem noção".

Vem o segundo filme e eu me lembro de não gostado do excesso de "terror". Vem o terceiro e eu já gostei dele muito mais do que todos os outros (um contra-senso quando se refere séries) e o motivo era simples. Dos filmes, esse era o único que partia da premissa de que Dr. Jones não era idiota. Quero dizer, nos primeiros filmes os bandidos nunca teriam chego ao objeto de desejo se não tivessem tido ajuda do herói. É verdade que no terceiro filme isso também acontece, mas acontece porque ele quer salvar a vida do pai. Aliás, o filme mais humano. Ele chega ao ponto de não querer procurar o cálice.

Veio o quarto. Sim, o quarto.
Vamos ser sinceros. Sim. Eu gosto da série, então qualquer coisa que lembrasse ela seria um bom filme. E esse é um filme divertido, mas está longe de ter o mesmo efeito fantástico que tinha quando o título foi lançado a tempos atrás.

O filme começa bem. Faz referências diretas ao primeiro filme da série (logo no começo). Depois, cai no ponto de lembrar que na época existia a "caça aos comunistas" nos EUA e rapidamente abandona todo esse cenário por outro, sem voltar atrás de forma consistente ou sem dar muitas explicações. Fica a primeira pergunta: porque lembrar da "caça aos comunistas" se não pretendia dar um fechamento digno a essa questão ? Só por causa dos inimigos ? Fraco. Aceitável, mas muito fraco. Nota em relação a primeira parte: não se faz mais geladeiras hoje como antigamente.

Passada a primeira parte. Vamos a segunda. Quem era mesmo aquele cara que se autodenomina "Mutt" ?
Visão triste aquela. O Indiana merecia um "parceiro" melhor, tanto em personagem quanto como ator (mais ator seria suficiente para ser mais aceitável como personagem). Você consegue aceitar Indiana Jones tanto quanto consegue aceitar uma Lara Croft, mas não conseguiremos aceitar um arqueólogo que veste jaqueta de couro e usa gel no cabelo. Esses personagens de arqueólogos não se encaixam bem (cinematograficamente) a década de 60 e 70. Perde o charme de uma sociedade que não tinhas as tecnologias de hoje, nem era tão artesanal quanto da época pré-guerra.

Do mais o filme é um pulo para cá, um pulo pra lá. A motivação é a mesma do filme anterior, "salvar alguém". Alguns erros perceptíveis (grosseiros mesmo) de direção que me fizeram questionar se era mesmo o Steven Spielberg que dirigiu o filme. É a pior direção dele, sem dúvida alguma. Para quem dirigia, o trabalho foi fraco.

A história não tem nada a acrescentar, nada mesmo. É só uma história. Com começo, meio e fim. As cenas de ação são boas, mas não são as melhores da série, nem as melhores do cinema. O final é o esperado. E todo o arremate intelectual da questão fica por conta do espectador, que é levado diretamente aos finalmente sem muitas explicações. Isso eu não gostei. Fica devendo alguma explicação de como tudo foi esquecido dentro da situação política que ele se encontrava.

Eu li em algum lugar que Harrison Ford disse que foi só colocar o chapéu para retornar ao personagem. Foi mesmo. Certamente o ponto forte do filme é a forma como ele retoma o mesmo personagem no exato ponto onde ele parou, simplesmente perfeito.

Se a mitologia fosse começar nesse filme, terminaria nele, mas é um filme visível. Fica faltando alguma coisa. É só algo a mais que falta. Algo que a mágica do tempo dissipou completamente. De qualquer forma, se gosta da temática, é impossível não assistir ao filme.

PS.: Dessa vez tinha outras 3 pessoas na sala de projeção...

No comments:

Post a Comment