Pages

Thursday, May 31, 2007

Manipulando arquivos que começam com hífen no terminal

Não gosto de simplesmente reproduzir informações. Especialmente quando é fácil achar a resposta, mas para esse caso eu vou abrir um excessão.

Vamos supor que você queria deletar (ou manipular no terminal com outro comando, tipo cp, mv, etc) um arquivo que se inicie com um hífen, tipo: "-meuteste.txt"

Se tentar, rm -meuteste.txt ou qualquer variação disso protegendo a palavra, tipo: rm '-meuteste.txt', vai obter apenas uma mensagem de erro informando que -meuteste.txt não é uma opção válida do comando digitado (no caso, rm).

Para evitar esse erro utilize dois hífens antes do nome da palavra.
Ficando, então: rm -- -meuteste.txt

Eu nem faço idéia de quantos lugares possuem essa informação, mas quando eu precisei dela (5 minutos antes de começar a escrever esse post) eu encontrei a dica nessa página (no final dela).

2 comments:

  1. Anonymous31/5/07 23:01

    Obrigado por compartilhar a dica! Pessoalmente, eu já tinha esbarrado com essa regra de sintaxe mas nem me lembrava mais.

    Além de envolver com aspas, também tentei usar uma barra invertida (\) e não funciona: o negócio são os dois hífens, mesmo.

    ReplyDelete
  2. Pois é ... isso é algo simples, mas como é muito pouco comum (arquivo começando com - não é algo comum mesmo !), acaba caindo no pleno esquecimento, até mesmo para lembrar de palavras chaves para efetuar a busca no google.

    Abraços.

    ReplyDelete