Pages

Friday, May 04, 2007

USB: Review

O que você sabe sobre o USB ? Já houve um tempo que era necessário ler manuais para saber como conectar alguma coisa a porta USB, hoje, isso se torna cada vez menos comum. A porta USB chegou a lugar comum onde todo mundo parece saber tudo sobre ela desde sempre. Além disso, cada vez mais são lançado produtos realmente exóticos que podem ser conectados a sua porta USB.

Por esses motivos é interessante fazer um review sobre o assunto. Os links que cito abaixo são fontes de informação mais importantes e precisas do que qualquer coisa que eu consiga escrever sobre o assunto. De qualquer forma eu cito alguns pontos que eu considero importantes resumidos logo abaixo.
  • A maior para das pessoas sabe que existem diferentes versões de USB, 1.0, 1.1 e a 2.0, só que elas não são as únicas. Existem as 0.7, 0.8, 0.9, e até a 0.99, sem contar a Release Candidate da 1.0.
  • A versão 1.0 não é tão popular quanto se imagina, ou melhor, quanto os rótulos dos equipamentos fazem parecer. Na verdade o que é realmente utilizado é a 1.1, exceto em casos muito específicos (e antigos). A versão 1.1 é apenas uma correção de diversos problemas da 1.0, a maioria relacionadas com os hubs usb. Portanto, a 1.1 é a 1.0 com os problemas corrigidos e não duas versões tão diferentes assim.
  • A versão 1.0 (e como visto no item anterior, a 1.1) transmite dados a no máximo 12 Mbps, enquanto a 2.0 vai a 480 Mbps, portanto, muito melhor.
  • O USB também transmite uma pequena quantidade de energia elétrica. Isso permite recarregar pilhas, ligar um ventilador ou ouvir música usando um MP3 Player sem o uso das pilhas ou interface gráfica (muito útil se o seu computador não tiver som), tudo através da porta usb, mas por favor, não ligue tudo isso ao mesmo tempo.
  • Aliás, cada porta USB por suportar até 127 dispositivos simultaneamente, utilizando Hubs USB. A grosso modo um Hub USB na mais é do que um equivalente USB do que o filtro de linha é para uma tomada de energia, ou seja, ele transforma um único ponto usb em quantos você quiser a um máximo de 127. Com mais ou menos 60 reais você compra um modelo moderno (USB 2.0), elegante (o pessoal realmente cuida da estética) e de 4 portas, como esse.
  • Só porque cada ponto USB pode suportar até 127 dispositivos, não significa que ela tenha energia para alimentar os 127 dispositivos simultaneamente (eu fico com receio já com 4, imagine 127). Portanto esse número de dispositivos é teórico, exceto para os Hubs USB que permitem uma alimentação de energia diretamente da tomada... não vale cabo adicional de USB (como o modelo que eu apresentei acima), nesse último caso, o Hub conta com a energia de 2 portas USB, mas isso não permitiria alimentar 127 dispositivos simples (tipo pendrive)
  • Existem quatro tipos de conectores USB. Isso deve ser trivial para quem o usa no dia-a-dia, mas já vi muita gente achar que estava sonhando.
Fontes de informação:

No comments:

Post a Comment