Pages

Monday, May 21, 2007

Escrevendo review patrocinado ...

Ok ! Não resisti e resolvi escrever sobre o BrPoint. No dia, suponho eu, 16 de Maio (o suponho é porque eu não achei a data no post da promoção e estou assumindo a data do primeiro comentário ... ) o BrPoint, ou melhor, o Bruno, iniciou uma das mais ousadas campanhas de divulgação que eu já vi para um blog.

O BrPoint é um blog para blogueiros, e portanto, ao ser mencionado por diversos blogs elevasse ainda mais no conceito geral do Google ( Será ? Será que Google não penalizaria um post patrocinado ? Talvez sim, mas em português e sem dinheiro envolvido ... o "robot" não vai ser tão inteligente ... ) e porque não dizer, da galera ... ou não percebeu que as regras foram feitas para causar esse efeito (quem pode ou não pode participar e até o estímulo em receber esse ou aquele prêmio foi uma idéia brilhante).

Mas voltando ao ousado, se por acaso o blog fosse ruim, isso seria uma péssima propaganda. Já imaginou uma centena de links dizendo algo ruim ? O ousado foi acreditar no próprio trabalho, e não é pra menos.

O BrPoint é um dos 7 blogs que eu leio diariamente, ou melhor, a cada publicação. E isso não é pouca coisa. Eu tenho mais de 500 feeds no meu agregador, dos quais, mais ou menos 300 são blogs (nacionais e internacionais). É também um dos poucos blogs que eu paro para comentar. Eu só fiz isso em 11 blogs até hoje. Apenas 5 tiveram mais do que um comentário como o BrPoint. O Blog é bom e ponto.

Mas nem tudo são flores. Eu vi a transição do BrPoint de amador para profissional quando eu nem mesmo sabia que isso estava acontecendo, ou melhor, nem sabia que existia blogueiro profissional (para ser bem sincero, eu nem sabia que quem escrevia blogs era chamado "blogueiro").

Com a profissionalização existiu uma necessidade visível de preencher conteúdo. Eu sou da filosofia de que se não tem nada de bom para escrever, não escreva. Mas para quem vive disso é algo muito complicado porque não escrever significa perder dinheiro com a diminuição das visitas para comentar. De qualquer forma, os deslizes de são pequenos (se fossem muitos ou graves eu não leria o blog todo dia, né ?), afinal, a especialidade (eu posso dizer isso ?) do blog é justamente ajudar/orientar (opinião minha !!!) novos blogueiros. E a crise de abstinência é algo que simplesmente acontece. A despeito da forma elegante que ele revolve a maioria desses casos, existem (definidos pelo próprio Bruno) os posts que não deveriam ter sido escritos.

O verdadeiro ponto negativo é a propaganda, ou melhor, o excesso dela. Concordo com o Sérgio quando ele menciona os excessos na propaganda. Sinceramente, não gosto de receber a foto do Bruno todo dia no meu agregador, pega até mal... preferiria receber propagandas pequenas e em modo texto. Bom, já que eu certamente não poderia escolher não receber propagandas ... desculpe-me Bruno, eu sei que você precisa pagar as contas, mas ninguém gosta de propaganda, consumimos as propagandas por ver em excesso, engano ou até, em um mero acaso, achar algo interessante (comigo isso só aconteceu uma vez ... e eu uso a internet desde 1999. Sou azarado ?).

E por falar em precisar de pagar a conta ... Aqui perto de casa tem um restaurante que possuí uma ótima promoção. Com uma refeição você ganha grátis um pote de sal de frutas ... pois é, é assim que eu me sinto agora. Estou participando de uma promoção que tem como prêmio uma conta para pagar daqui a um ano ... Sinceramente, Bruno ... tá certo que você pode ter ganho 100 domínios de algum patrocinador, ou talvez esteja simplesmente pensando nos lucros filosóficos dessa divulgação ... não sei ... o que eu sei é que existe muita coisa legal que pode ser comprada com 30 reais ... muita coisa mesmo. Talvez esse não seja o seu objetivo.

Mas pensa bem. Se eu não tenho domínio próprio por não poder pagar, então como eu vou fazer ano que vêm ? A realidade é outra. O domínio é até barato perto de todos os outros custos (o da internet, por exemplo). Se nem todos os blogs estão com domínio próprio, é porque ou falta interesse ou falta conhecimento para registrar um domínio ou ambos.

Então eu diria que ser bem interessante ler um post desenvolvendo esses dois pontos pelas mãos de alguém que realmente entende do assunto. Motivação para gastar 30 reais todo ano com o registro e como fazer para configurar os host gratuito, ou o blogspot ou etc ...

Ganhe um domínio grátis.
Basta participar da promoção que está sendo realizada pelo BrPoint.

8 comments:

  1. Anonymous21/5/07 23:31

    Obrigado pelos comentários.

    Não acho que essa promoção me trará muito benefício no PageRank, segundo o Google, tenho neste exato momento, 44449 links apontando para o BrPoint.

    100 links devem mexer na segunda casa decimal do meu PR.

    Os objetivos principais são outros, como:

    *Ser apresentado para novos públicos.
    *Receber feedback para melhorar o blog.
    *Ajudar quem não tem e quer ter um domínio.

    A experiência está sendo mais rica do que eu imaginava, se soubesse teria feito antes :).

    As propagandas, tentei reduzir um pouco nesta última atualização, para tenta incomodar menos.

    E a foto é para diferenciar o autor do artigo, pois estava havendo muita confusão entre quem era autor de qual.

    Quanto ao domínio, se não for justificável renovar por mais um ano, a pessoa pode deixar expirar, mas torço para que todos utilizem bem os domínios e os mantenham no ano que vêm.

    Abraço.

    ReplyDelete
  2. Imaginei parte (é, só parte, errei feio no Google ... ) disso.

    ReplyDelete
  3. Opa Mitre!

    Não entendi se você reclamou ou elogiou a promoção :-)

    Sobre ter domínio e hospedagem e mais barato que tomar 4 chops por mês para projetinhos pessoais (manter documentação on-line registros e etc para uso pessoal!)


    Só passa a custar caro se você deseja vôos profissionais, isto é, muitos acessos!

    Pra quem "mexe" com Linux, é a mesma coisa... e com as ferramentas gráficas é até fácil...

    []'s

    ReplyDelete
  4. Eu não critiquei a promoção em si, mas o prêmio. A idéia de fazer a promoção é ótima, o prêmio é que foi difícil de não rir quando li pela primeira vez.

    Um livrinho (ou guia técnico) de 25 reais atrairia mais atenção e seria mais barato.

    Além disso, não concordo com prêmios que levem a eventual gasto futuro do premiado. Se eu quiser ter um domínio próprio, eu "compraria" um e não seria um ano de promoção que justificaria a troca... ou então seria uma promoção que desse 5 anos de domínios próprios grátis ... o prêmio dessa promoção é na verdade um desconto, não um prêmio.

    Captou ?

    ReplyDelete
  5. Opa Mitre!

    Agora ficou claro como a Luz ;-)

    E faz sentido o seu ponto de vista :-)

    Mas, você vai migar o blog do Mitre para o novo domínio?

    []'s

    ReplyDelete
  6. Não. Pretendo manter no blogspot mesmo.

    Nos meus projetos futuros existe um plano de ter o blog com hospedagem e domínio próprio, mas esse projeto está planejado para 2009 e é passível de adiamentos.

    ReplyDelete
  7. Deixa eu chutar!

    Vai publicar os resultados do doutoramento num blogue :-)

    []'s

    ReplyDelete
  8. Na verdade é um pouco mais básico do que isso. Preciso de tempo para cuidar de tudo.

    É fácil chegar e colocar o blog funcionando no Blogger, mas é preciso o mínimo de tempo para gerenciar o projeto fora do blogger.

    A primeira tentativa foi um verdadeiro fracasso. Íamos colocar o blog de CFD com hospedagem e domínio próprio, mas em menos de 1 mês tivemos mais spam e links indevidos atacando o blog do que qualquer outro que eu já tinha visto.

    Até 2009 (provavelmente em 2008) eu defendo o exame de qualificação e terei, talvez, um pouco mais de tempo para cuidar de tudo ...

    Até lá, curiosidade sobre minha tese (ou melhor das teses do meu laboratório) vão ser vistas no Notas em CFD

    Ah! Antes que eu esqueça, até existe uma forma de fazer o domínio apontar para o blog no Blogger, mas só de olhar o que eu teria que ler para fazer isso meu deu uma moleza e eu nem li ...

    Abraços...

    ReplyDelete