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Thursday, March 28, 2013

A nuvem escura da internet

Depois que o Google Reader foi encerrado, algumas consequências ficaram bem claras.
Eu não vou mais falar sobre a queda do Reader, todos já estão cansados de falar sobre. Mas o que ainda não se esgotou foram as discussões sobre as consequências.

Hoje, existem duas corrente contraditórias na vida digital.

A primeira corrente prega que você deve ter o controle de todos os seus dados. Todos mesmo. Isso significa que você deve instalar um servidor de emails na sua própria residência, se tiver um site, também instalá-lo na sua residência (seja a máquina dedicada ou não a isso) e não deve, de forma alguma, manter qualquer conta, em qualquer serviço disponibilizado na internet, ou seja, na nuvem.

Em outras palavras, nada de Gmail (ou qualquer outro serviço do Google), Evernote, Dropbox, Wunderlist, Facebook, LinkedIn, Feedly, Pinboard.in, Delicious, Blogger, LastPass, etc, etc e etc. Esses são apenas alguns exemplos que vieram na minha cabeça agora, mas os serviços na internet são muitos.

Essa corrente prega que você não pode usar nenhum desses serviços, deve e pode, entretanto, usar o produto que o serviço inspira se puder fazer isso em seu próprio servidor caseiro. Acredite, isso é possível e nem é tão difícil assim. Dá bastante trabalho, mas é apenas esforço e tempo de instalação e, em alguns casos, de manutenção (nota: tem gente que vive assim !). Embora, coisas como Facebook e LinkedIn somente façam sentido na coletividade, é possível você manter a ideia de ter um perfil online com contato via uma página publicada a partir de um servidor instalado na sua casa.

A outra corrente é a exatamente oposta. Ela diz que todos os seus arquivos devem estar na internet, na nuvem, a sua máquina física não deve ter nenhum único aplicativo localmente instalado, a não ser o navegador de internet e o que for necessário para iniciar esse navegador.

Assim, nada de suite de escritório, calculadora (mesmo a mais simples), player de vídeo ou música, editores de imagens ou mesmo de gerenciadores de arquivos, já que o seus arquivos mesmo não devem estar na máquina.

A primeira corrente tem como maior vantagem o controle completo dos seus dados e dos seus aplicativos, ou seja, nenhum aplicativo fica offline se você não "quiser" e como grande desvantagem o fato de que você tem que ter uma certa intimidade com o computador. Eu jamais sugeriria a uma amigo que acabou de conhecer uma máquina a instalar tudo que é necessário e viver esse modelo de gerenciamento de arquivos.

A segunda corrente tem como maior vantagem a independência. Seus dados estão onde você estiver e não na sua máquina. A máquina queimou, troque-a. Qual é problema ? Não tem nada nela mesmo. Claro que você tem o "problema" do custo financeiro do equipamento, mas não paga o custo de perder um dado porque o seu HD queimou e o seu programa de backup de dados ou é inexistente ou é ineficiente. Sua história está salva. Sua grande desvantagem está no fato de que você fica refém da empresa que gerencia os dados e serviços que você usa na internet. Essa corrente tem ganho muito força desde que veio a tona o conceito de Web 2.0 e acabou de chegar ao seu ponto máximo quando o Google lançou o ChromeBook, que é o notebook que leva esse conceito a risca.

Por exemplo, o Google Reader. Sim, voltamos a ele, mas por pouco tempo, eu juro...
A Google fechou o Google Reader. Se você lê RSS via aplicativo no Desktop, você não está nenhum um pouco preocupado com o que aconteceu/acontece com o Google Reader. Se você usa o modelo de aplicativos online para esse serviço, então você está procurando (ou já encontrou) um novo serviço e percebeu que não é tão fácil assim substituir o líder de um setor. Pronto acabou ! Não vou falar mais no serviço que você sabe qual é novamente nesse tópico.

E onde você/eu estamos ?
A maioria das pessoas estão no exato meio termo sem grandes avaliações das consequências das decisões atuais. Os eventos recentes pedem essas reflexões. Seus serviços, certamente, não precisam estar online daqui a 10-20 anos, mas seria muito bom que você os tivesse, não seria ? Não seria bom ter garantias ?
Mas lembre-se que a própria internet não era nada em 1993, ou seja, a 20 anos atrás, como garantir os 20 anos seguintes ?

Hoje, existe um grupo de serviços, como o Evernote e o Dropbox que permitem que você esteja bem seguro com relação aos seus dados e notas. Se o serviço fechar, eu ainda tenho tudo que é meu comigo.
Nada ficou a vento, nada irá se perder. Tudo tem cópia na minha máquina também. E aqui está a palavra mágica: "Também".

Hoje eu ganhei a visão da redundância. Quero os meus dados online (de forma segura, claro, mas sem ser paranoico), porém, não quero ser refém de uma empresa ou de um serviço. Ainda não consegui atingir essa meta e dado o meu descaso passado com essa importância vai demorar um pouquinho para eu resolver esse problema, mas, penso em algumas atitudes a serem tomadas:
  1. Voltar a usar um aplicativo de desktop para gerenciar o email.
  2. Tem conta em uma empresa de hospedagem de site (mantém um espelho do site na minha máquina).
    1. Usar essa conta para manter o blog
    2. E, quem sabe usar essa conta para instalar alguns aplicativos para uso próprio para que eu me desvincilhe de alguns serviços exclusivamente online.
  3. Fazer backup dos meus bookmarks na internet com mais regularidade (veja-o aqui, se for do seu interesse).
  4. Contratar um plano mais robusto do Dropbox.
  5. Gerenciar melhor os meus compromissos (agenda e gerenciador de tarefas). De alguma forma, não usar apenas o Google Agenda, talvez, usar o mesmo aplicativo do gerenciador de emails para manter uma sincronia com o Google Agenda ou serviço similar.
  6. Minimizar o uso de aplicativos online (esse eu já estou colocando em prática ! Deletei uns 10 serviços essa semana e me sinto muito mais feliz !!!).
Ainda, claro, tenho que pensar mais sobre outras atitudes a serem tomadas, mas registro algumas observações sobre o que eu escrevi acima. Por exemplo, planejei minhas modificações pensando em gastar dinheiro. Oras, hospedagem de internet e conta de Dropbox custa dinheiro. Têm que haver disposição para pagar, ou seja, achar que isso vale apena (e eu acho) e tem que ter o dinheiro para pagar, bem, aí entra umas coisinhas a serem levadas em consideração, né ? Se não tiver recursos, pode pensar em investir em alternativas (um confiável HD externo, por exemplo, mas têm que pensar antes - cada caso é um caso), mas ainda assim terá algum investimento, seja mensal/anual ou fixo.

Outras atitudes dependem apenas de eu colocar em prática, deletar serviços, instalar um programa de gerenciar email/tarefas e fazer backups com regularidades.

Destaco a última tarefa da minha lista, ela é, ao meu ver, a mais importante de todas. 
Todas as coisas inúteis devem sumir da sua vida. Não porque não sejam úteis para outros, mas se não são úteis para você, então, porque você os têm ? Eu os tinha porque eu me inscrevia e não os deletava. Acumulava e não me dava ao trabalho de encerrar as contas e, no processo, baixar os dados.

Eu acreditei na "nuvem", agora eu vejo a tempestade se formando.
Eu não vou ficar em casa por causa de uma chuva, mas para me preservar preciso providenciar logo um guarda-chuva.

11 comments:

  1. Opa Mitre,

    Eu to pensando seriamente em cometer facebookcidio... e enxugar um pouco minha vida online... além das questões que você levanta tem outra que pesa mais pra mim que pra você... cada ano que passa meu tempo fica mais caro (pois tenho menos tempo de vida) então tenho que valorizar mais como uso meu tempo... e muitos desses servições são sugadores de tempo e vida...

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    1. Na verdade, eu me importo muito com o meu tempo.

      Tinha muitos serviços, mas pouca atividade em cada um. Por isso são inúteis, hoje, eu posso te dizer quais são os serviços que uso sem precisar de abrir um documento qualquer.

      Concentrar atividades em um único local ajuda a não perder muito tempo. Quase todo tempo que eu passo na internet é lendo uma notícia via RSS. O restante, divide as migalhas do tempo que resta.

      Mas é curioso que ontem mesmo eu estava ponderando sobre o tempo que leva para gerenciar e manter um website em domínio próprio. No gerenciamento do sistema mesmo, com todas as necessidades que há etc e tal. É um outro lado a se pensar.

      E quando eu pensava nisso me lembrei de você. O que me diz sobre ? Como é o tempo de gerenciamento do seus serviços em domínio próprio ?

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    2. Sérgio, você cometeu o Facebookcídio ? Porque você desapareceu do meu Facebook.

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    3. Eu apaguei os dois perfis que tinha. Depois de 14 dias, pela teoria, não haverá nenhum rastro meu nos servidores do FB.

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    4. Eu estava desde o dia 15 sem acessar usar regularmente o Facebook por conta de uma queda de conexão da minha casa e, na verdade, não senti falta nenhuma, no sentido social.
      Mas, por outro lado, há algumas coisas lá que são interessantes a ponto de me manter lá. Sem contar que é MUITO mais fácil compartilhar links no facebook do que via blog...
      Por enquanto, apesar de parte de mim querer desativar o meu facebook também, eu ficarei com ele. Tem me sido útil.

      Um abraço;

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  2. Opa Mitre,

    Sobre o tempo para gerenciar domínio próprio? Pense num gráfico assintótico para uma reta horizontal :-) É assim gerenciar os aplicativos no seu domínio. Na instalacão e configuração de aplicativos você gasta um tempo para ficar do jeito quer, depois é usar e dar manutenção, quase sempre automatizadas...

    O domínio você só lembra dele uma vez a cada período de renovação, gasto de tempo tende a zero. O servidor, dependo do provedor, só colocar no débito automático e deixar que os problemas sérios (não foram criados por você) sejam resolvidos pelo suporte. Leia a documentação do que você for mexer e tudo funciona sem grandes demandas de tempo.


    Os aplicativos vão depender de cada caso:

    Wordpress é o que gasta menos tempo (ferramentas anti-spam são automatizadas e tenho pouco problemas com moderação de comentários). A atualização é bem automática e tranquila.

    Friendica é atualizado via git pull (bem tranquilo), gasto pouco tempo nele atualmente, está bem maduro agora!

    B2evolution tem me tomado uns 20 minutos diários para apagar spam :-( Mas se você usar wordpress não terá esse sorvedouro de tempo.

    Piwigo e tt-rss não me tomam tempo de adminstração só de uso :-)

    Getboo (gerenciador de favoritos) uso uma versão antiga (está abandonado eu acho)mas funciona ótimamente bem.

    Pmwiki- Nem atualizo mais. É tão bom, funcional e estável que nem me preocupo se tem atualizações. Mas únco tempo que você pode ter é fazer a atualização

    Eu gastava mais tempo tentando ler as atualizações de status que achamos que temos que acompanhar. Não gerenciando eu conteúdo :-)

    PS: Os feeds gerados pelos feedburner parecem não atualizar no tt-rss. É um "bug" do feedburner :-( Não tem um feed do tem blogue sem ser do feedburner não?

    abs

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    1. Caramba, você tem muito mais aplicativos do que eu supunha.
      Legal isso. Vou procurar um meio de chegar lá tão logo quanto possível.

      Quanto ao RSS do blog, use: http://jfmitre.com/feeds/posts/default
      Entretanto, inscreva-se diretamente usando essa url, não tente, fazer inscrição abrindo ela no navegador, pois há um redirecionamento.

      Agora, isso é um belo BUG. Muita gente, muitos feeds, são via feedburner. Isso me deixaria bem limitado.

      Por outro lado, já há rumores de meses de que o feedburner está com os dias contados.
      Esses rumores surgiram quando acabaram com o adsense para os feeds. Os palpiteiros dizem que o cancelamento do serviço é iminente. Pode ser um uma ou duas levas.

      Ah ! Essa dica vale para todo e qualquer blog que esteja no blogger, url sem feedburner : http://dominio/feeds/posts/default
      Pode te ajudar com outros blogs. Embora, eu mesmo tenha o palpite de que o cancelamento do blogger é que é iminente.

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  3. Opa Mitre,

    Vários outros feeds de blogues no blogspot funcionam, exceto o seu feed :-(

    Tentei http://jfmitre.blogspot.com.br/feeds/posts/default?format=rss sem .br, sem format=rss e outras combinações que vi nos outros blogspot e nada.

    Tentei http://jfmitre.com/feeds/posts/default?format=rss com todas as combinações e também não.

    Mas só ocorre tt-rss . Não tem mensagem de erro no feed. Só não mostra nada :-( parece um bug mesmo :-(

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    1. É porque eu era malvado. ;)
      Teste agora,
      http://jfmitre.com/feeds/posts/default

      vai funcionar.

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  4. Opa Mitre,

    E a profecia se realizou... funcionou :-) Qual foi a mágica?

    Desinstalei, limpei o cache e reinstalei a url que você passou.

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    1. Eu desabilitei o redirecionamento obrigatório.
      Assim, quem assinar o blog daqui por diante utilizando alguma extensão para vai usar a url padrão do blogger e quem usar o ícone na barra lateral do site vai usar o feedburner.
      Isso não afeta ninguém hoje.
      Apenas ramifica a url do feed em duas.

      Antigamente, eu selecionei o feedburner para ganhar flexibilidade em um possível migração de plataforma. Quero dizer, muda-se tudo, até o domínio, e mantém-se a url do RSS centralizada e constante. Maravilhoso, não ? Pois bem. Pelo que vejo, o feedburner perdeu a validade e eu vou ter que me conformar em escrever um nota de "migração" quando eu mudar de plataforma.

      Fato é que na próxima plataforma não usarei mais o feedburner ou qualquer outra tecnologia empacotada de terceiros para enviar o RSS a outros.

      Abraços

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