Pages

Sunday, March 17, 2013

O fim do Google Reader

A essa altura, qualquer um que me siga no Facebook já deve ter esgotado sua paciência em me ler falando sobre o fim do Google Reader e para ser bem sincero até eu já cansei de escrever sobre isso, mas vou escrever assim mesmo. Leia aqui a notícia oficial do fim do produto caso ainda não tenha visto. Sim, é apenas uma pequena nota.

O fim do Google Reader não é o fim de um produto que ninguém usa.
Ao contrário, é o fim de um produto que massacrou a concorrência, dominou o mercado, domina hoje o mercado, possui uma maturidade de desenvolvimento e está sendo colocado de lado apenas por causa de interesse comercial do seu dono, o Google.

Qual é o ponto comercial. O Google+. Esse serviço social que deseja ser um concorrente do Facebook, teria tudo para dar certo, exceto que pouca gente realmente usa o Google+. Todo mundo ou quase todo mundo que tem um Gmail tem um Google+. Não é exatamente uma coisa muito diferente ter uma conta no Google+ o diferente é usar a sua conta no Google+.

Desde que comprou o Orkut o Google procura dominar ou pelo menos ampliar sua rede social. O Orkut foi um fracasso internacional, apenas no Brasil ficou famoso e foi muito usado. E se quer saber, acho que foi por causa de uma certa reportagem do Fantástico que embutiu no Brasileiro o desejo de ter um Orkut. O Facebook já era dono do mundo quando o Orkut ainda dominava no Brasil e apenas no Brasil.

Bom, o Orkut é passado e o Google investiu em uma nova rede social criada para ser A REDE. Ela tem uma coisa que ninguém mais tem, a de ser o seu cartão de identidade no sistema Google, ou seja, do Gmail, Youtube, Calendário e até o muito mais ou menos Google Drive e, claro, o excelente sistema de busca do Google (caso queira manter o histórico de suas buscas). O Google+ centraliza todo mundo, mas pouca gente usa, melhor dizendo, muita gente usa, mas o número de usuário é muito menor do que o Google desejaria.

E o que o Google Reader tem haver com isso ? Simples. Talvez você saiba essa história, que é recente, mas vale apenas contar novamente. Antes, no Google Reader havia um sistema de integração social. Era permitido compartilhar informações que você estivesse lendo no Reader com os amigos ou de forma pública. Era permitido fazer comentários, adicionar seguidores, manter conversações indexáveis, etc. Oras, o Google desejava ardentemente que essa atividade de compartilhar links, comentar e seguir amigos fosse feita dentro do Google+ e não dentro do Google Reader e acabou com essas funcionalidades adicionando recursos para que o compartilhamento fosse feito no Google+.

Foco, foco errado, mas foco. O Google decidiu que quer por quer ter uma rede social de alto nível e dominante, assim, tudo que tire o foco do Google+ está sendo exterminado e o que resta está sendo integrado para que possa dar um ar de "Uau, o Google+ é mesmo legal !".

Vamos ser sinceros, nem o Facebook é tão legal assim. A menos que você tenha um pequeno número de amigos ou que siga um número um diminuto de pessoas você não vai conseguir nunca ler tudo aquilo que eles postam. Ah, mas e se ? Esquece o 'e se'. A menos que sua profissão seja a de ler redes sociais o dia inteiro, você não lê tudo que seus 500 amigos compartilham. Acho até que existe uma certo perfil para dizer qual é o número de transição. Tenho amigos da vida real que eu leio tudo que eles publicam. Dá tempo, eles não são usuários de alta tecnologia e publicam pouquíssimas coisas por semana. Mas também tenho conhecidos da vida eletrônica que compartilham por dia mais informação do que muitos compartilham por mês/ano. Esses eu quase nunca acompanho os comentários. Não dá tempo. Paciência.

Redes sociais é ótima para algumas coisas, mas limitada demais em outras.

O Google abriu mão de ter hoje e para sempre (quase certo disso) o mais brilhante e eficiente leitor de RSS que já surgiu e dominou o mercado. Ok, escolha deles. Tenho um comentário para fazer sobre isso, mas escrevo adiante. No momento, concateno o fato. Agora, nesse momento, para que um tópico, um link, seja compartilhado no Google+ ele deve ser compartilhado por outros sistemas de leitores de RSS ou diretamente da página. Quem realmente lê e compartilha notícias faz isso via RSS e demais fazem esporadicamente. Assim, minha opinião é que o Google destruiu seu principal meio de alimentação de informação de sua rede social, desagradou milhares de pessoas que não pensavam em ter que mudar o sistema de algo que tão estável e legal quanto o Google Reader. Então, foi escolha deles, mas sou da opinião de que foi  uma péssima escolha.

Voltando ao ponto que deixei um aberto, um fato muito chato acontece quando você tem uma empresa que faça uma escolha desse tipo. Eu já disse isso, mas não custa repetir, o Google Reader domina o mercado e tem um desenvolvimento estável. E com isso eu quero dizer, quem esperava novidades no Google Reader ? O que seria bom: Integração com o Facebook e/ou outros sistemas de compartilhamento. Mas realmente, o que se esperaria ? Nada, correto ? Nada mesmo. O sistema é maduro e estável. E, repito, dominava o mercado, sem concorrente adequados.  E eles escolheram fechar o Google Reader. Repito: Eles, apesar de todas as vantagens, escolheram fechar o Google Reader. O que vêm depois o Blogger ? Sim, por que não ? O Blogger também tira o foco do Google+. Eu posso, ao invés de ter um blog, ter uma página no Google+. É quase a mesma coisa. E é esse o comentário que eu tinha para fazer. O Google tem muito poder  e usa esse poder de acordo com as conveniências políticas. Eu sei que eles não são tão maus assim. Sei disso porque me deram e, principalmente, deram ao mundo, 3 meses para organizarem-se e acharem a alternativa ao Google Reader e ainda me deixou pegar (exportar) os meus dados. Obrigado por isso.

Mas depois dessa escolha eu fiquei pensando será que o Blogger vai ser o próximo ? Considero isso uma possibilidade bem real. Estaria seguro usando o Google Drive ? Ainda bem que não uso o Google Drive. Afinal, eu também posso gerar conteúdo e compartilhar via Google Drive. Ele pode, quem sabe, perder o compartilhamento e virar um dropbox com um office robusto integrado. Não é um ideia tão ruim, mas se eu uso o Google Drive para compartilhar documentos  o que vai ser se esse serviço for cancelado ?

São escolhas  que o Google fez, que afetou a minha vida e que eu não gostei. E por isso sou obrigado a me movimentar. Não acho que o Gmail esteja em risco. Pelo menos não o Gmail tradicional. Por causa disso ainda me sinto seguro quanto o Calendário. Mas tirei minhas anotações e pendências do Google Tarefas (a muito tempo esse projeto parece abandonado) e passei a usar o Wunderlist. A muito tempo ouço falar dele, mas resistia a mudança porque eu não tenho um celular que use o app do Wunderlist. Assim, ficou um pouco menos legal que usar o Google Tarefas, mas me sinto mais seguro no momento.

Alguém lembra do excelente, mas descontinuado em 2009, Google Notebook ? Há rumores que o Google Drive podia ser a mistura perfeita entre o Evernote e o Dropbox, ou seja, um local para armazenar arquivos e notas. Sem contar com o Office que edita quase todos os seus arquivos e, efim, tudo de legal. Teríamos também recursos que complementariam o Google Drive com ideias extraídas da simplicidade do Google Notebook (para notas simples e Web Clip eficiente). Seria um bom momento para investir no uso do Google Drive ? Para começar ? Sim, exceto que por causas políticas/administrativas a resposta que eu escolho é "Não". Dropbox com um pouco de Evernote vai ser a minha escolha, enquanto o Dropbox não cresce, porque um dia ele vai engolir as atividades do Evernote e deixar esse último supérfluo. Vai ser depois do Google Drive, mas acredito nessa previsão de tendências (e isso não é um boato, mas uma análise pessoal com base em observações minhas). Enfim, o Google, para comigo, perdeu muita credibilidade.

Para lhe dar uma resposta precisa, deletei o meu perfil no Google+. Não deletei o "Profile" (porque muitos serviços dependem dele e eu não acho isso um problema), apenas deletei a conta do Google+, itens compartilhados, contatos, etc. Quando o sistema me perguntou o motivo, eu respondi: "Because you deleted the Google Reader".

No comments:

Post a Comment