Pages

Tuesday, January 24, 2012

Redes sociais

Tem algum tempo que escrevi sobre minha organização em redes sociais e prometi que detalharia melhor o assunto. Porém, o tempo passou e nada mais pode ser levado em consideração.

Isso prova uma coisa, que eu já deveria saber desde aquela época: as redes sociais são muito dinâmicas. Quer deixar para falar alguma coisa depois ? Não faça isso, ou fale ou não fale, não diga que falará, porque se não tiver tempo nada dirá, o que tinha a dizer não mais será útil e não poderá fazer nada.

Atualmente, sou registrado em um número desconhecido de redes e/ou pontos de interação social, mas foco em apenas duas: Facebook e o Google+ (Google Plus).

Sobre as redes sociais, alguns pontos são notáveis:
  1. Quanto maior o meu envolvimento com redes sociais, menor é a quantidade de coisas que escrevo no blog. Motivo simples: se tenho apenas um comentário a fazer, isso vai para rede social. Os tópicos tendem a ficar mais longos (como se no meu caso isso fosse bom ! Os tópicos aqui já eram longos demais) e detalhados. A dinâmica do dia-a-dia vai para a rede social.
  2. Redes sociais funcionam tão bem quanto a sua capacidade de encontrar bons amigos. Se não gosta de jogos e todos os seus amigos online somente fala disso, pouco ou nada terá a compartilhar e dialogar. Na verdade, isso é muito desagradável.
  3. Redes sociais apresentam grupos temáticos bem distintos: pessoas que você conhece na vida real e ainda tem contato e pessoas que você conhece mais pertencem ao passado, contatos formados pela rede devido a interesses profissionais ou sociais ou hobbies.
  4. Nada do que disse acima é novidade para quem gosta de tecnologia, mas as redes sociais não são formadas apenas por quem gosta de tecnologias. Há todo tipo de pessoa e muitas não sabem disso. A maior parte dos usuários não sabem usar o básico do gerenciamento das redes sociais. O resultado não é bom.
  5. Com a experiência que adquiri concluí que as redes sociais estão matando os blogs. A dificuldade com que eu mesmo escrevo aqui é só um exemplo, mas houve uma época, tal qual em 2005, que não havia redes sociais como hoje. Quem queria comentar uma notícia, fazia em seu blog ou no blog que tinha escrito a notícias primeiro. Enfim, os tempos mudaram, os blogs tradicionais sobreviventes publicam cada vez menos. Os blogs profissionais que sobreviveram estão cada vez mais polarizados. Ainda há boas coisas. Não duvide. Os blogs como termo não vão morrer. Mas você se lembra de como eram os blogs quando eles nasceram ? Eram diários que contavam a vida de um indivíduo. Isso não existe mais (há um pouco, mas apenas um pouco, que ainda faz isso). O termo blog ainda existe, mas o blog como ele nasceu não. Da mesma forma o blog que eu conheci entre os anos de 2005-2009 vai deixar de existir e blog vai ser alguma coisa diferente (que já existe) mas que vai levar o mesmo nome. Os blogs dos dias de hoje são revistas eletrônicas. São até convidados a participar de eventos como a imprensa "oficial". O que eu posso dizer ? Meus parabéns. Continuem assim. Siga em frente. Mas os blogs de hoje são diferentes dos blogs de ontem. E tudo isso só prova o que disse.
Esse blog, como tantos outros, não vai morrer tão cedo. Mas, assim como muitos, vai ter cada vez menor frequência de publicação. Pode haver exceções, mas contra fatos não há argumentos que se sustentem.

6 comments:

  1. Oi Caro Professor Amigo João Felipe Mitre!!

    Curti e identifiquei-me com teu post. Percebo o estado de arte das redes e dos blogs meio assim e, da mesma forma interajo mais nas redes do que posto em meu blog. Por que? Porque nas redes tenho sempre resposta praticamente imediata de alguém dos contatos. Tem sempre alguém desejando falar sobre o que posto e vice-versa.
    Já no blog, até hoje *nunca* tive o praser de poder debater sobre os poucos posts de minha autoria que mantenho. Tenho usado o blog mais como agregador automático de bons links de matérias, posts ou vídeos, quando permitem.
    Não comentou o que indago: quando vai escrever um post, seguindo o hábito acadêmico, também costuma pensar no que vai escrever, planejar, as vezes buscar referências ou faz de modo espontâneo, partilhando abertamente os pensamentos?
    Pergunto, porque eu não posto justamente porque sigo esse ritual e demoro a ficar satisfeita. :D Devo ter no mínimo uns 50 posts iniciados e salvos em 'rascunho' para concluir no 'depois' que não chega ou já não interessa ou importa...

    Estive pensando há algum tempo no assunto e penso que seria bom se pudéssemos simplesmente escrever em qualquer espaço da web, a exemplo deste coment [carta ;)] e tivesse a opção partilhar em todos meus espaços web, para isso, simplesmente aparecendo a opção editar, para por título, de repente escrever um cabeçalho rápido, já que estou comentando a fala de alguém e a inserção do respectivo link para quem desejar saber mais e seguir os passos para contextualizar.
    O que acha dessa ideia?

    Também acredito que com as redes em alta os blogs diminuirão mais ainda ou serão pouco ativos.

    E pensando no seu uso educacional, vá lá como ava aberto. Mesmo assim, vejo que as redes como o Fb possuem um potencial imenso a ser explorado.

    Diria que meu olhar sobre o mundo mudou substancialmente depois de conhecer e interagir com tantas pessoas. E adoro isso!! Sou grata aos que trocam ideias e especialmente a professores como tu que interagem pelo conteúdo das pessoas e não pelo seu status ou canudos.

    No momento estou em novo dilema, 'escolher' de quem desejo ver os posts, pois é humanamente impossível ver - dos contatos que tenho, uns 80%. Então a cada semana, seleciono alguns para assinar e [des] assinar :D mas não acho legal e rouba tempo...

    Adoraria que tivesse alguma forma inteligente das redes selecionarem o que sabidamente eu desejo ler. Só que, diante das constantes inovações, como vão saber se desejo ler sobre algo novo se nem eu sei porque desconheço que exista?!

    Vou publicar este meu coment no meu blog e indicar o teu para ver no que dá...;)

    Ciberabs João!!

    ReplyDelete
  2. Pois é...
    eu já tive experiências diferentes nesse blog. Há tópicos com dezenas de comentários, com vários backlinks e uma grande maioria não tenha nenhum comentário ou referência.
    Curioso que quando comecei o blog eu pensava em fazer o que hoje é comum e o que você faz, usar o blog como agregador de links. Não deu muito certo e quando percebi já escrevia como escrevo hoje e, na época, fazia parte do estilo da maioria.

    Para a função original, de agregar link, eu usei o delicious. Lá eu fazia exatamente o que eu propunha originalmente para o blog e tinha méritos de organizar tudo por labels (na época, o blogger não tinha labels). Hoje eu uso o pinboard.in, que tem o mérito adicional de ser muito mais leve e não ter limite de 500 caracteres para comentários. Mas é verdade também que as pessoas não conversam "via" ou "sobre" o conteúdo publicado do delicious. Ainda que esse seja público e gratuito e tenha link RSS não há interação significativa (confesso que eu tinha feedbacks, tipo: "cara, achei 'aquilo' muito legal" e etc.

    Paula, fique a vontade para publicar o seu comentário e o conteúdo desse e de qualquer outro tópico onde quiser.

    Um abraço

    ReplyDelete
  3. Oii João Felipe!

    Estou apreciando essa troca! Quanto a experiências no blog, tive poucas. Acho interessante que algumas pessoas leem e indicam nossos posts mas não comentam nada nos blogs. Já percebeu? Há pouco li o comment do Sérgio F. Lima sobre esse teu post no G+. Ve[http://migre.me/7GJKd]:D. Até fiquei na dúvida, pois não interpretei teu post como uma predição intuitiva de que os blogs vão definhar e sim que no momento as pessoas preferem as redes e acabam não atualizando os blogs. Inclusive relacionei a uma antiga fala, quando socializou que visitara blogs dos pares e observou que muitos estavam desatualizados. É isso?!
    Também já percebi que não funcionam para agregar indicações de bons conteúdos. Estou pensando em usar o scoop.it para isso, criando um novo apenas para filtros pessoais, sem a obrigação de ter conteúdos 'da hora', visto que permanecem muito atuais as ideias de vários pesquisadores e pensadores. Vou investir nisso, como já falamos e adoraria ter parceiros com interesses diversos. Assim, todos postariam suas indicações de filtros mas em um espaço web cooperativo e colaborativo com nome neutro e amplo. Interessa?! E a quem mais ler este?
    Foi a primeira experiência de escrever apenas as ideias e gostei. Talvez continue, crie uma seção, ou intitule como série pessoal, ou algo correlato.

    Não curto o delicious, justamente por ser não ter trocas. Vou espiar o pinboard.in!

    Para agregar ao PLE, conteúdos mais específicos [técnicos], vou primeiro publicar como artigos, submetendo ao 'aceite' o que considero uma maçada, porque pode tornar o conteúdo obsoleto até a publicação. Feito isso, vou trazer para o blog de algum modo.

    Da mesma forma, no blog autorizo a republicação do de autoria, interessando e desejando.

    Ciberabs!!

    Ah! E agora esperar novas visitas 'falantes/escreventes'!

    ReplyDelete
    Replies
    1. Paula,
      já percebi sim que há vezes onde pessoas recomendam os tópicos, mas não comentam. Eu mesmo faço isso. Eu, pelo menos, recomendo algo porque li/vi e tirei dali um ensinamento (positivo ou negativo) que acredito que outros possam se beneficiar. Por exemplo, eu vi uma receita de batata assada que achei fantástica. Compartilhei, mas ia comentar o que ? Nada a dizer. Ainda nem fiz a receita. Assim, não vejo isso como um problema. Se eu não tenho nada a dizer é melhor não dizer nada mesmo.

      Bom, a sua interpretação e a do Sérgio são complementares e eu consideraria ambos correta. Porque quando eu escrevi eu vi exatamente o que você descreve (e lembra bem com um exemplo que comentei contigo), mas olhando adiante. O isso é ver o blog como conhecemos definhar. Se o que eu disse permanece no tempo, a consequência é aquilo que o Sérgio escreveu.

      Eu não sei o que o scoop.it. Assim, é o caso do que eu não sei o que dizer... Enfim.

      Você não curte o delicious, não vai curtir o pinboard.in. São similares. O pinboard.in é mais simples, mais leve e tem menos recursos, por isso tornou-se melhor para mim.

      A falta de interação do delicious existe por culpa dos próprios usuários que não interagem via "network" ou "sistema de indicações" ou qualquer outro dos muitos recursos do sistema. A falta de prática em usar o delicious como ferramenta de interação é a consequencia. Fato é que nessa ideia não há diálogos, mas horas. De que exatamente estamos falando ? Divulgar links para um ponto de referência ou dialogar, discutir sobre o texto como grupo de estudos ? Para mim, uma coisa é uma coisa e a outra é diferente. A primeira é um bookmark a segunda é um fórum ou grupo de discussão e a união das duas é uma rede social que para funcionar como a ideia sugere devia aceitar tags e arquivos tal qual um blog ou bookmark (o que não existindo fazem os tópicos se perderem no tempo - e que é a grande crítica feita as redes sociais - como encontrar a informação colocada lá a algum tempo - como achar ?).

      Um abraço.

      Delete
  4. Oii João Felipe!!
    Adoro tua percepção aguçada. Gostaria de te ter como meu orientador, pois dialoga, me instiga a pensar e não é pe-dan-te!! Até tenho 'inveja' dos que estiveram/estão teus alunos, pois Professor assim não se acha 'facinho'. :D
    E agora sei que vai ficar meio assim!!
    Ah!! Falou bastante, bonito e útil mas 'não respondeu' minha provocação sobre porque modera os comentários? LOL

    Respondendo, comento que tive de procurar 'bookmark', pois deu uma ideia. Eu pensei dessa forma. Agora abre a possibilidade de avançarmos para algo maior, mais legal e agregador, porém, na dependência de parceiros ativos, para não virar no nosso 'F' no Fb O.o.

    O que sempre desejei muito foi e é participar de algo próximo do segundo mas não sei te é possível...

    Temos várias experiências em grupos a nos mostrar que as pessoas não desejam nada mais organizado, porque já participam de outros espaços. Nem algumas temáticas que poderiam render grandes debates, novos olhares e aprendizagem as vezes 'vingam'. Por que? Não sei! Cá com meus 'botões' tenho lá algumas suspeitas... Enfim!!

    Se de repente resolver conte comigo! Ou, lançando alguma pesquisa nessa linha, que permita realizar contando como um projeto oficial para ti com aceite de *moá's*, ídem!
    Ciberabs!
    Paula :)

    ReplyDelete
    Replies
    1. Eu não havia entendido que tinha uma pergunta sobre o porque eu bloqueio os comentários ? A resposta é simples, para evitar que propaganda, comentários ofensivos (já recebi alguns) e outras coisas de baixo nível que eu nem prefiro falar (já recebi alguns também). Hoje, com as novas tecnologias do blogger para combate de spam, isso não tem tanto sentido. Por exemplo, acabo de ver que no ano de 2011 eu tive apenas 3 casos de spam, propaganda clássica, que ficaram retidos no filtro deles, outrora, o filtro era eu e os problemas eram maiores devido a certos plugins de divulgação que eu usava e eu me lembro de ter bloqueado 2 comentários, porque eu não dou espaço para "espertinhos" que comentam "Que legal, gostei muito !" e colocam uma grande e sem noção URL para divulgação de seu próprio material onde, não raro, não é adequado para um ambiente familiar. Enfim ... não vi outras alternativas e ativei a moderação. Na mesma época eu coloquei o "disclammer" que está no rodapé do site.

      E vamos andando ...
      Um abraço,

      Delete