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Monday, February 20, 2012

Quais são as informações realmente importantes ?

Estou aproveitando esse carnaval para processar e organizar coisas e listas. Organizar o quarto, colocar ordem no meu computador, nas listas, nas dicas que guardo comigo, processar os mais de 300 itens do Read It Later, e por aí vai.

Para tanto decidi voltar a usar o Dokuwiki. Instalei ele no meu próprio servidor, mas dentro de um diretório que está no dropbox, resumindo, tenho a pretensão de usar o meu wiki de qualquer máquina que eu tenha um posto de trabalho com GNU/Linux e a combinação Apache+PHP (a rigor, um servidor web e o suporte ao php, não precisa ser o Apache !).

O que me levou a escrever esse tópico foi um ato consequente. Ao longo do tempo eu colecionei várias dicas em formato ODT e PDF. Eis que agora vou migrando essas informações para o Dokuwiki e vejo que a cada 10 (Dez) arquivos um ou dois estão sendo aproveitados. Os demais ? Lixo.

Também, como disse, estou processando links do Read It Later. Desde antes do fim de 2011 não processava a lista. E nele a sangria é ainda mais assustador. Nem tenho como relatar a quantidade, mas é um tal de "porque marquei isso mesmo ?", "porque eu quis essa dica ?", "tá, legal, mas o que eu faço com isso agora ?", etc.

Na organização física do quarto as observações se mantém.

Então eu me perguntei: "Quais são as informações realmente importantes ?"

Há uma quantidade grande de informações que depois de algum tempo deixa de ser interessante. Da mesma forma que notícias de jornais, que muitas vezes lemos agora e esquecemos depois e nada daquilo aproveitamos ou aplicamos em nossa vida.

E aquelas informações que eu quero manter ?
  • Referências de tabelas e dados com os quais trabalhamos todos os dias. 
  • Informações, referências (bibliografias ou bookmarks), registros, manuais, notas de garantia, comprovantes necessários, listas de livros, DVDs, contatos, etc a serem lidos/estudados/preservados/dados/passados adiante (e, preferencialmente, com um encaminhamento nessas ações), etc
  • Dicas que posso converter em ações para melhorar qualquer um dos meus projetos, inclusive os de natureza pessoal. Mas nesse caso, estou resumindo informações contida nos textos para melhor organizar tudo.
  • Ideias.
  • Arquivo mantido por questões históricas ou pessoais, ou seja, documentos que são tão relevantes quanto um livro que eu queira manter.

4 comments:

  1. Opa Mitre,

    Pense que o Mitre de hoje não é o mesmo Mitre de x anos atrás ou na frente...então o mais importante naquilo que é *digital* é poder ser encontrado facilmente, quando *e* se for necessário :-) Como espaço para guardar artefatos digitais (no medio prazo) não é tão problemático pode ser uma boa abordagem!

    Para tudo que não pode virar bits, então vale, talvez, o princípio do menos é mais!

    Guardar só o que é necessário ou o que tem muito valor (econômico, sentimental, etc)... e descartar/repassar/tornar útil para terceiros todo o resto...

    Claro que o movimento de se despreender das é o mais difícil de todos :-)


    abs

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    1. Sérgio,
      Pois é... é isso mesmo que eu pensava. Mas vi o quanto eu perdi tempo até a data de hoje gerenciando e guardando informações (não é simplesmente salvar no computador, é salvar no computador no formato certo, no lugar certo, etc e tal). Manterei o que é útil, mas não quero mais gastar (note que escrevi 'gastar' e não 'perder') o meu tempo gerenciando informações que pode um dia talvez ser útil (ou não). É uma escolha.

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  2. Eu tenho até medo de clicar na pasta do arXiv no Google Reader. Tem mais de 1000 itens há mais de um ano. Bem que poderia ter algo como "Marcar como lido depois de x dias".

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    1. Eh! Eu não assino mais nada que produza tanto "conteúdo", assim, resolvi meus problemas.

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