Pages

Monday, September 12, 2011

Portal da Lingua Portuguesa - Novo acordo ortográfico

Nas minhas andanças matinas pela internet descobri que há um portal da Língua Portuguesa (todo mundo devia já saber disso !!!) e, mais, descobri que há um programa, multiplataforma (Windows, Mac e Linux) que converte formatos antigos em formatos novos. Esse programa é chamado Lince.

No mesmo site descobri que existe uma lista de vocábulos que sofreram modificações (no formato Brasil, outros países e ambos), fazendo com que qualquer implementação de um shellscript conversor mágico (que eu não fiz ainda !) seja algo, por assim dizer, simples.

Particularmente, essa lista de vocábulos me parece muito interessante, devido as dúvidas que são continuas no que se refere ao uso do hífen. E ele incluir essas palavras, portanto, não dá para ignorar.

Há várias outras coisas legais no Portal. Não dá para ignorar e fazer de conta que não existe.
Me surpreendo apenas pelo fato de que depois de tanto tempo, somente agora eu tenha ouvido falar desse portal. E por acaso, pois observei, despretensiosamente, o link listado no link desse tópico (sim, múltiplas camadas de links) e descobri essa referência.

Lembrando a todos que o novo acordo ortográfico torna-se obrigatório a partir do ano que vem para todo e qualquer documento oficial produzido no País, seja você a favor ou contra a mudança.

No comments:

Post a Comment