Pages

Thursday, December 10, 2009

Porque eu ainda não uso o Google Chrome ?

Uma versão razoavelmente estável do Google Chrome foi lançada recentemente. A pergunta que eu me fiz é: porque usar ou não o Google Chrome ?

Instalei o programa, fiz algumas configurações e a conclusão foi: ainda não, continuarei com o Firefox.

O motivo são as extensões do Firefox. Elas são muito mais poderosas.

Seja para o Delicious e ou Read It Later, os recursos no Firefox são mais interessantes. De fato, eu somente uso o Read It Later devido a excelente integração com o Firefox.

Mas o que eu achei mais foi o Adblock, que existe para o Google Chrome, mas não passa de uma sombra frente a versão do Firefox. Eu não navego sem um Adblock minimamente configurável.

Também senti muita falta do DownThenAll, POW, Better Gmail, Highlighter entre outras. Essa extensões entraram no meu ciclo de trabalho que não seria agradável não usá-las (embora seja possível).

Eu escrevi no título porque eu ainda não uso o Google Chrome ? O motivo do ainda é que eu acredito que seja inevitável um futuro com um netbook. Sim, eu acredito que um dia isso será tão comum quanto um simples celular. E eu acredito no Google OS, ou seja, no Google Chrome.

Além disso, o Google Chrome veio para ficar e tem estilo. Não apenas pelas novas idéias e conceitos já absorvidos por alguns navegadores (o Chrome não é tão novo assim), como na forma de fazer propaganda. Quem ainda não viu o excelente vídeo promocional do Google Chrome, aproveite. É uma obra prima da propaganda do meio. Sem dúvida !

4 comments:

  1. Usei também Chrome, mas não chegou nem perto do Firefox. Ficou instalado apenas para uma 'navegada' de vez em quando, como o Flock que tambem gosto muito (é um Firefox incrementado).

    ReplyDelete
  2. É... eu poderia ter concluído que o Chrome é um bom segundo navegador. Mas me pareceu pouco, pois o Opera, Konqueror e Epiphany também são bons "segundo".

    Me lembro desse Flock quando foi lançado. Muito foi dito na época de que ele ia revolucionar a forma de navegar por trazer o aplicativos da web 2.0 para perto do usuário e frases parecidas. "The Social Web Browser" como ele mesmo se define...

    Bem, eu nem me lembrava dele...

    [ ]'s

    ReplyDelete
  3. Já eu acho o Chrome INFINITAMENTE superior a qualquer outro navegador. ABSURDAMENTE superior. Tudo que precisa de extensão no Firefox, já vem por default no Chrome. E funciona bem melhor! Todas as outras extensões do Firefox são coisas muito muito muito supérfluas, não são motivo pra preferir ele do que o Chrome. Eu sinceramente não entendo como o IE ainda tá em 1º, como que o Chrome não tá em 1º. Porque ele é TÃO superior em... tudo!

    ReplyDelete
  4. Paulo,
    eu não consigo me imaginar usar um navegador sem utilizar extensões... por outro lado, concordo contigo. Hoje, eu considero o Chrome o melhor navegador e o utilizo (Notou que o tópico era de 2009 ? Pois é, muita coisa aconteceu desde então...)

    ReplyDelete