Pages

Thursday, June 11, 2009

Nemiver: Interface gráfica para o gdb

Uma das grandes dificuldades de utilizar o vim como uma IDE de programação é que este, apesar de vários esforços em contrário, não possui um interface amigável para realizar um debug em um programa. Diga-se de passagem, isso é ponto para emacs, que possui esse tipo de recurso.

Pode-se dizer que o gdb é "A Interface". Digo, muito provavelmente um profissional qualificado deve conhecer o suficiente do gdb para usá-lo no terminal. Eu ainda não cheguei nesse nível.

Na busca de uma interface gráfica, eu encontrei o Nemiver. Uma leve é muito competente interface gráfica do projeto GNOME para o gdb.

Possui o básico, breakpoints, next, step in e out, monitorar valores, etc e etc. Não me deixou na mão em nenhum ponto que eu considere crucial.

Dica rápida, abra o aplicativo executável compilado com a opção de debug e depois abra o código fonte através da opção "Selecionar do alvo executável". Lá estão todos os códigos que compõem aquele aplicativo. A ajuda é interessante. Realmente ajuda nos pontos chaves.

Seu concorrente mais próximo em objetivo é o KDbg, mas, seguindo a diferença básica entre GNOME e KDE, o Nemiver possui uma interface muito mais limpa e objetiva.

No comments:

Post a Comment