Pages

Sunday, November 16, 2008

Os meus aplicativos Google

Depois de ter voltado ao Google Reader e abandonado de vez o Bloglines, eu listei os aplicativos do Google que eu tenho utilizado atualmente
  1. Gmail - Esse é o meu preferido. Dificilmente eu deixaria o gmail.
  2. Google Reader - Já falei muito do porque estou usando ele.
  3. Google Docs - Bom, eu poderia substituir esse pelo Zoho, mas não fiz.
  4. Google Calendar - A integração com o Gmail, mesmo quando era precária ou dependia de scripts, a integração é um recurso fundamental.
  5. Google Groups - Como usuário, ele não é escolha minha, embora ele realmente tenha superado o Yahoo! Groups com facilidade.
  6. Google Notebook - Eu juro que eu tentei usar o Tomboy, mas aí eu precisei de uma nota que eu tinha feito que estava no meu computador e aí eu percebi que era importante manter o sincronismo com a internet. Por falar nisso, esse sistema é muito bom.
  7. Picasa - Está aí um "perdedor" que eu uso. Eu acho que sou a única pessoa que eu conheço que não conseguiu usar o Flickr.
  8. Google Translate - Eu usava o BabelFish. Mas a nova versão do tradutor do Google está muito melhor.
  9. Blogger - Óbvio, não ? Deixa eu dar uma dica... veja !!!
  10. Web History - Veja bem ... eu uso o Google para fazer pesquisa.
  11. Google Alerts - Mesmo que o anterior. Não faria sentido usar outro sistema.
  12. Knol - Muito potencial, mais eu ainda não uso. Estou pensando se faço isso ou se deixo documentos compartilhados do Google Docs.
  13. YouTube - Não é que eu goste do YouTube, quem coloca o material de vídeo na internet é quem gosta do YouTube. E eu vou ver ...
  14. Google Sites - Uso para completar o Blog disponibilizando a partir de uma conta nele os arquivos para download.
  15. Orkut - De fato, usar é a palavra errada. Eu ativei a minha conta, mas não uso, não aceito convites e não escrevo no perfil de ninguém. Ativei a conta porque tem muito material que está publicado no Orkut que merece a atenção. Veja esse material de tópicos sobre física.
  16. iGoogle - Eu não uso, mas de vez em quando é ele quem abre para mim quando eu digito pelo sistema de busca.
  17. Google News - Eu uso o Google News porque é a forma mais fácil de acompanhar as notícias sem se fixar em uma única fonte/tendência de informação. A variedade é a chave. Sabendo usar o sistema, você não fica supersaturado.
  18. Google Talk - Conseqüência de usar o Gmail. Muito embora o uso que faço desse aplicativo seja pequeno.
  19. Google Maps - Já foi o tempo que para chegar em algum lugar você precisava pagar para ter essa informação em forma de mapa. Incluí-se aqui o Google Earth.
Resumindo, eu não preciso do Knol, o Picasa é a minha escolha, mas é a escolha ruim do mercado e o Google Docs tem substituto a altura. O YouTube e o Orkut não são escolha minhas, mas sim, uma necessidade de acessar certas informações.

De qualquer forma, fica claro que eu tenho uma grande dependência do Google. Francamente, eu não gosto disso, mas é verdade...

[update]
Fiz uma pequena atualização adicionando os itens 17, 18 e 19 a lista.
Outra coisa, eu não coloquei as divesas formas de pesquisa na lista intencionalmente. Considero a classificação delas como serviço direto ao usuário algo dúbio (pode ou não ser assim chamado).
[/update]

5 comments:

  1. Opa Mitre!

    Eu *não* uso o google notebook, news, webstory, translate (nem sabia que tinha) e igoogle

    Os outros eu uso bastante... o google maps, mas no celular (sim eu tenho um plano de dados) e tenho usado bastante o orkut (meus alunos usam como canal de comunicação, se você não pode com ele, junte-se a ele).

    Mas o Orkut virou um esapço que pode ser produtivo (para entretenimento) graças ao opensocial... vale dar uma garimpada app que tem por lá!

    A única coisa que o google reader tem melhor que o blogines é o compartilhemento de leituras...

    []'s

    ReplyDelete
  2. Sérgio,

    O Webstory é uma coisa interessante. Você deixa ele habilitado e o google vai aprendendo sobre você. Claro, você está abrindo mão de algo para ganhar outra coisa em troca. De qualquer forma é interessante porque se você pesquisa muito sobre um certo termo, ele vai aprendendo a oferecer links de qualidade melhor de acordo com o seu comportamento.

    Eu poderia abrir mão do notebook e usar o gmail ou o docs para fazer o mesmo serviço (agrupar notas rápidas, lembretes de coisas para comentar no blog, comandos do linux que você não usa muito mais quando precisa é sempre importante, etc). No caso do Gmail ele peca um pouco na organização dessas notas. No caso do docs é tão perfeito quanto, senão for melhor, exceto por um ponto, o desempenho do aplicativo comparado ao notebook. Abrir o docs para uma nota rápida é chato. O notebook também ganha tempo devido a extensão para firefox, que realmente facilita a vida de quem quer fazer uma nota. Como existe extensão similar para o tomboy, eu tentei usá-lo. Não deu certo.

    O translate é uma pérola. Você vai traduzir alguma coisa, achou que a tradução está errada ou inadequada. Sugira uma forma melhor (se você descobrir/ou souber, claro) ... sabe o que isso faz, não é? Faz o sistema aprender a traduzir melhor, a qualidade da tradução feita por ele tem sido melhorada com o tempo pelos próprios usuários. E as diferenças são perceptíveis, eu mesmo tenho um daqueles dicionários gigantes em papel que eu não gosto de abrir. Quando o google não sabe algo e eu não encontro rápido na internet eu pego o dicionário e descubro. Aí eu aproveito e sugiro ao Google ... já vi palavras que eu sugeri aparecerem como opção/tradução. Não tenho certeza como é o processo, mas funciona.

    Quanto ao orkut. Eu tenho usado o LinkedIn http://www.linkedin.com/ como uma rede social (que tem uma visão profissional da coisa). Me surpreendo com links do orkut como o que coloquei aqui (que eu tirei do seu delicius). Toda vez que eu ativo a conta do orkut, eu tenho, junto com os ganhos, muitos pesadelos; Spam que não acaba mais, etc... com o fim de ano eu vou pensar melhor nisso.

    E por fim, só para deixar claro. Eu realmente acho o Bloglines Beta melhor que o Google Reader. Ele só não tem atualizado os links como devia. Fora isso, ele é perfeito. Espero que o "abandonado de vez" seja simples força de expressão. Ou quem sabe o Google Reader resolva dar o golpe de misericórdia e copiar o Bloglines novamente no que ele tem de melhor....

    []'s

    ReplyDelete
  3. Só um detalhe, o Knol não é um aplicativo do Google, ele foi fundado por ex-funcionários daquela empresa.

    ReplyDelete
  4. Alexsandro,
    então me explica três coisas:
    1 - o domínio é knol.google.com
    2 - todas a páginas do knol possuem "©2008 Google"
    3 - os termos de serviço são os termos gerais de serviço do google somados a termos de serviço específicos do knol, para proteger o autor do texto.

    Esses três pontos me fazem crer que, pelo menos hoje, o knol seja do google. E nem vamos mencionar os inúmeros textos que foram publicados na época do lançamento do serviço. Basta fazer uma busca por knol que haverá inúmeras correlações do knol com o google.

    Perdi algo ?

    Só para constar, não estou falando de serviços que foram criados pelo Google. Se levar isso em conta nem o Google Docs foi inteiramente criado pelo google. O Blogger não foi criado pelo Google. O mesmo vale para o YouTube e (acho) o Orkut.

    []'s

    ReplyDelete
  5. Realmente Mitre, foi um engano meu. Acabei confundindo o Knol com o Cuil, este último sim criado por ex-funcionários do Google. Desculpem-me pela informação equivocada. Complementando sua outra informação, várias ferramentas foram adquiridas pelo Goolge, o Blogspot virou Blogger após a aquisição e o Youtube foi comprado há algum tempo. Orkut foi criado por funcionários da empresa.

    ReplyDelete