Pages

Sunday, June 29, 2008

Alterando o tamanho padrão da janela do Terminal do Gnome

Qual a resolução da sua tela ? Muito provavelmente é maior que 800x600. Ainda assim o tamanho padrão do gnome-terminal é aproximadamente o ideal para a mencionada configuração (com o detalhe de que gosto não se discute, claro !).

Bom. No meu caso, a janela ideal é de 115x37. Posso configurar quase todos os meus links editando manualmente os itens do menu com alacarte e adicionando "gnome-terminal --geometry=115x37" no lugar do simples "gnome-terminal" que lá se encontra (digo quase porque há links que eu criei manualmente, esse são editados por mim, não pelo alacarte). Mas ainda assim restará um problema: o "Abra no Terminal", que aparece no menu do botão direito do mouse ao usar o nautilus. Toda vez que abrir o terminal por esse link a janela abrirá o tamanho padrão atípico para os atuais tamanhos de tela.

Então nós configuramos esse tamanho modificando o tamanho em "Sistemas > Aplicativos Preferenciais" na aba "Sistema". Lá você seleciona "Personalizado" e coloca na lista de argumentos o --geometry=115x37. Feche o aplicativo e quando vai verificar ... não funcionou.

Eu realmente não sei porque ele não usa os argumentos... mas não tem problema. No mesmo lugar você pode substituir o "gnome-terminal" por "gnome-terminal --geometry=115x37" aí vai funcionar...

Mas vamos supor que esteja com problemas nisso também. Bom, isso também tem solução:

gconf-editor /desktop/gnome/applications/terminal/exec

na chave exec, modifique o "gnome-terminal" por "gnome-terminal --geometry=115x37" (é exatamente essa chave que é modificada na aba "Sistema" de "Aplicativos Preferenciais)"

2 comments: