Pages

Saturday, March 17, 2007

Novo site oficial do Ubuntu

Daqui a pouco todo mundo vai estar falando sobre o novo site do Ubuntu. Resolvi escrever esse tópico antes que o assunto se torne notícia velha.

Bom, a nova interface possuí fontes menores, mas fica absolutamente legível quando aumentamos a fontes (experimente "ctrl++" no firefox). Também o tamanho da tela foi projetada para ser redimensionável, mas não fica nada bom no 640x480.

Duas coisas me chamaram atenção positivamente, a primeira é o destaque dado ao botão de download. Ele sempre esteve em destaque, mas não era um destaque tão eficiente quanto este, agora, quando você entra na página uma das primeiras coisas que se vê é o local para download.

A outra coisa, foi o belíssimo menu no canto superior direito, fornecendo uma ampla e eficiente visão geral do site.

Uma coisa que eu fiquei na dúvida era sobre o boletim de segurança (Security Notices), isso já era antigo ? Porque se era eu nunca tinha visto, e agora foi uma das primeiras coisas com que eu topei. Se for isso, mais um ponto para interface. Aliás, essas notícias de segurança não poderiam ter um link mais fácil de lembrar:http://www.ubuntu.com/usn, mas fácil que isso impossível. Vale também lembrar que assinar o feed RSS deles é uma ótima fonte de informação.

Outra página importante que sofreu uma forte modificação é a própria página de downloads do ubuntu, agora todos os links estão concentrados em um menu, seja para a versão atual ou para as antigas ainda suportadas.

Do meu ponto de vista, foi uma melhora significativa na navegabilidade do site. Não falo isso como profissional, mas como usuário, que acabou de usar o site por uns 10 minutos e conseguiu nesses 10 minutos obter muito mais dos links do que nos muitos outros minutos gastos até hoje.

1 comment:

  1. Realmente este novo ficaou legal, eu não lembro como o velho era, mas esse ta show de bola.

    ReplyDelete