Pages

Monday, March 12, 2012

Custo da versão digital versus versão impressa

Estava lendo uma reportagem na Info quando tive a curiosidade de clicar no que eu achei ser a divulgação da revista na banca, mas na verdade era uma propaganda para assinatura. Bom, fiquei curioso, porque vi que há uma versão digital sendo comercializada.

Enfim veja o printscreen tirado da tela na data de hoje.




Alguém me explica a lógica ?

A versão "Impressa e Digital" saí por 1 ano (12 meses) com um adicional de 6 meses grátis por 10 parcelas de R$ 16,42 (pode clicar na imagem para ampliar, caso seja preciso) enquanto a versão puramente digital pode ser assinada por um período de 18 meses ao custo de 10 parcelas de R$ 20,33. Se minhas contas não estiverem errada, é aproximadamente 23,8 % mais caro comprar apenas a versão digital. O mesmo "problema" é observado na assinatura de 3 anos, o custo adicional da assinatura apenas digital é de 17 % aproximadamente.

Sabe, eu entendo que existem custos na versão digital. Que deve haver um modelo de distribuição, etc e tal, mas não tem cabimento que a versão digital seja mais caro que o combinado da versão digital com a versão impressa.

Eu deixei de comprar a Info quando o espaço para guardar aquele trambolho (a edição tinhas dezenas de páginas) acabou e o trabalho que deu para jogar tudo fora foi grande.

Se eu tivesse a oportunidade de comprar a versão online ao custo de pelo menos 50 % do valor da versão em papel, ia para lista de coisas a fazer logo. Eu estou sendo otimista demais ? Estou, mas não preciso ser tão otimista. Só o fato de eu não ter que carregar a revista, não ter que guardá-la ou jogá-la fora já me seria um bônus. O que não dá é que eu tenha que pagar MAIS para acessar a revista no modo online. Eu sinto como se esse custo adicional fosse o custo do lixeiro, ou seja, do trabalho que eles mesmo têm de jogar a contraparte em papel fora... Se bem que do jeito que essa revista tinha papel, dá para ganhar uns centavos vendendo para reciclagem...

3 comments:

  1. Realmente sem qualquer sentido!

    ReplyDelete
  2. No Google+ o Johnny Cantarelli explica algumas coisas que eu não sabia.

    https://plus.google.com/u/0/118295875382548551538/posts/TXmWd7qgVHt

    Vale apena ler o que ele comentou.

    ReplyDelete
  3. É um absurdo! Também eu era usuário da info e deixei de comprá-la pelos mesmos motivos elencados por Mitre. Me impressiona o fato de a assinatura digital ser mais cara que a convencional. Não existe qualquer lógica nisso, a não ser se os editores querem, a todo custo, permanecer agarrados ao passado e que as revistas sobrevivam a era digital, nos mesmos moldes que antigamente. Estão no mesmo barco que os jornais e as gravadoras de CD's.

    ReplyDelete