Pages

Sunday, September 12, 2010

Minha organização das redes sociais

Vejamos, quem sabe o que os Blogs, o Google Reader, o Google Buzz, o Twitter, o Facebook, o Orkut, o identi.ca, etc, etc, etc, possuem em comum ?

Eu respondo: o mesmo conteúdo.
E quando eu digo o mesmo conteúdo, eu quero dizer que eu faço o conteúdo em um único lugar e envio a todos os lugares. Quem acompanha (por qualquer motivo que seja)  mais de um lugar acaba tendo um pequeno problema de ter que ler ou ignorar a mesma mensagem os 3 a 4 vezes.
Eu acho isso muito chato, mas é uma conseqüência.

Esse tópico não é para dizer o que tenho que dizer sobre redes sociais e microblogs, mas para esclarecer um fato. Um fato ilustrado na figura abaixo


Parece-me necessário explicar algumas coisas, todo tópico publicado em qualquer um dos meus blogs (sim, são dois, um pessoal e outro profissional e colaborativo) será automaticamente publicado no Facebook e no Twitter (sem intervenção manual). O Facebook recebe a informação do blog via aplicativo NetworkedBlogs e Twitter via Twitterfeed.com.

Tudo que chega no Twitter terá dois destinos: o delicious e o identi.ca
Existe uma label específica para receber o conteúdo no delicious. Esse conteúdo está sendo enviado via Packrati.us. Aprendi isso com esse camarada, mas não me pergunte onde ele escreveu sobre, eu me lembro apenas dele ter elogiado o Twitter pela primeira vez, tentei achar o texto, mas não consegui ! Acredito que não pensei ter achado uma boa idéia antes (não gosto muito de sistemas automáticos de arquivamento de links), acabo que passei a concordar recentemente em virtude daquilo que ainda tenho que escrever e percebendo que não iria destruir minha organização devido a possibilidade de colocar em uma única tag. Além disso, eu não retenho a informação comigo por mais tempo do que eu sou capaz de processar.
O identi.ca recebe o conteúdo via Twitterfeed.com. Bom, pelo menos deveria, caso o feed rss do Twitter funcione.

Tudo que chega no Google Buzz também é encaminhado para o o Twitter pelo Twitterfeed.com e para o Facebook pelo RSS Graffiti. Seja a produção manual, seja itens compartilhados pelo Google Reader. O diferencial agora é que aquilo que é produzido nos blogs não vão ser diretamente encaminhados para o Google Buzz/Google Reader. Dos que eu produzir nos blogs, apenas aquilo que eu desejar muito (como esse tópico, que serve de alerta para a mudança) vai parar no Google Buzz. Acredito que esteja claro o motivo. Fazer isso significa publicar duas vezes o mesmo conteúdo no Facebook e no Twitter. Eu poderia contornar isso facilmente, mas, que fique claro, eu não quero. Eu quero utilizar o NetworkedBlogs para divulgar o blog no Facebook, então, não posso usar duas fontes...

Porque eu acho tudo isso razoável: simples, perfil de usuário.
A quantidade de informação fornecida em cada serviço aumenta da parte de cima da figura para baixo.
Cada usuário tem o seu perfil e pode escolher.
Porque eu NÃO devo ser o responsável por escolher como e o que cada um deve ver.
Eu apenas compartilho o conteúdo. São o que desejam receber esse conteúdo que devem refletir sobre a forma que querem recebê-lo e o que querem receber. Se o camarada gosta de Twitter eu vou brigar com ele por causa disso ? Claro que não. E quem acompanhar o Twitter deve receber mais informações do que nas outras mídias, é natural.
É claro (e se não for, que fique agora) que a qualidade da informação diminui com a quantidade, até porque, se eu não divulguei por outras mídias é porque pode ser algo muito específico ou muito comum de ler por aí (mas que não foi divulgado por mim ainda naquela fonte ! Que fique claro).

Dessa forma, o que é produzido no topo da cadeia, tem mais requinte, pesquisa, confirmação (por exemplo, eu sei que tudo que escrevi aqui funciona - quero dizer, mais ou menos porque ainda tenho um probleminha para resolver com o identi.ca, mas não acredito que vá ser problema - mas veja que eu sei disso).

O meu perfil pessoal, por exemplo, me permite receber um pouco de informação de microblogs, mas não tanto a ponto de suportar frases como: eu acabei de entrar no banheiro, etc e tal. Enfim, não sou leitor de microblogs que aceita tudo que é lá publicado, mas não preciso ser esse tipo de leitor para saber que o microblog existe e usar o que me agrada no dia-a-dia.

Enfim, bem diferente seria se, [receita para desastres] eu publicar o que está no Twitter no Google Buzz e Facebook. Pior, eu poderia publicar o conteúdo do identi.ca no Facebook também, sendo esse idêntico ao conteúdo do Twitter. Na verdade, eu poderia gerar um pânico simplesmente colocando a saída do identi.ca no Twitter e enviando ambos para o Google Buzz e pegando a saída de todos eles e colocando no Facebook.[/receita para desastres]

Nota-se nesse diagrama que eu coloquei uma reserva para conteúdo único no Facebook. Acredito que isso vai ser raro (2 %, mais ou menos), mas não quer dizer que não vá ter, então eu coloquei ali a notificação.

Bom, já nessa tarde o meu link para a conta do Twitter deve estar na barra lateral para os interessados. Estou pensando se coloco ou não a conta do identi.ca na barra lateral. Talvez eu esteja indo no sentido contrário do atual. Talvez eu devesse direcionar tudo para o identi.ca e depois enviar para o Twitter (esse envio, se habilitado - e faz parte natural do sistema - funciona e funciona muito bem !). Seja como for, o Twitter é que será a vitrine final, pelo menos enquanto ele existir !!!


Escrevi tudo isso utilizando o novo editor do Blogger, diferente e muito bom.

2 comments:

  1. Rapaz, é uma trabalheira para fazer todo o sistema funcionar, mas depois de tudo pronto fica uma maravilha. Sua sugestão sobre o Grafitti já implementei, quanto a do Buzz para o twitter deixei a que já vinha usando (BuzzCanTweet). A partir do twitter redistribuo para minhas demais redes sociais. Mas vou dar uma revisada pois tenho visto duplicação no FriendFeed e nada chegando no Jaiku.
    Faz um tempão que desativei meu blog por falta de tempo, mas tenho planos de retornar (ainda vai levar um tempo) e aproveitar todas essas ferramentas.

    ReplyDelete
  2. É ... tem uma coisa que eu não havia visto.
    Todos os tópicos do Buzz para o Twitter que eu crio chega no twitter com o mesmo título.

    Vou verificar sua solução para ver se ela fica melhor do que a que eu estou usando.

    ReplyDelete