Pages

Saturday, May 15, 2010

Você ainda usa scripts Greasemonkey ?

Não é difícil encontrar referências sobre scripts Greasemonkey na internet, mas eu gostaria de saber quantas pessoas ainda utilizam esse tipo de recurso de forma ampla.

Não nego. Eu uso e até desenvolvo alguns para meu próprio uso, mas cada vez mais eu tento não usar. O motivo é simples, embora a idéia seja genial e tenha aplicações diversas, a Web é dinâmica demais. O que hoje eu uso, amanhã não funcionará e a garantia de uma nova versão funcional é nula.

Aliás, percebeu o movimento do Google (que vêm de longa data) que adotou e incluiu diversos recursos que outrora eram de scripts Greasemonkey ?

O grande problema é que esses scripts viciam. Fazem com que você se acostume com recursos que "não existem" de verdade. Quando ficamos sem esse recurso, sentimos falta.

Bom, meus scripts podem ser conferidos aqui. Dos meus quatro scripts (que estão no mencionado link), um é de minha autoria (nada para se gabar, pois é bem bobo) e dois deles, o do Google Docs e do RTM, eu tenho grande receio de perder um dia por atualização da interface e ficar sem os recursos que eles possuem, que, para mim, são excelentes. O quarto script é para o delicious, mas eu não me preocupo muito com esse, que dure enquanto durar. Eu ainda tenho um quinto script, que quando habilitado abre qualquer link em uma nova janela, é uma pequena modificação do script para o Google que eu fiz.

E então, quem ainda utiliza scripts Greasemonkey ? Quais seriam eles ? Teme perder o suporte a esse script com alguma modificação do sistema ?

No comments:

Post a Comment