Pages

Wednesday, October 29, 2008

Qual é o IP mesmo ?

Eu nunca tinha pensado nisso...

ifconfig dsl0 | grep -o '[0-9]\{1,3\}\.[0-9]\{1,3\}\.[0-9]\{1,3\}\.[0-9]\{1,3\}'| head -1

Basta utilizar a interface adequada (no exemplo, dsl0). Perfeito para scripts.

Essa dica foi adaptada, quase copiada, do Tech Observer: Linux and Open Source

[update]
Do comentário de "Anônimo" temos:
ifconfig ppp0 | grep -oE '([0-9]{1,3}.){4}[0-9]{1,3}'| head -1

Com a dica dele eu pensei: porque não a forma ...
ifconfig dsl0 | grep -oE '([0-9]{1,3}.){4}'| head -1


e não é que funcionou ???

Valeu "Anônimo" !!!

Eu ainda tenho quase certeza de que esse comando pode ficar menor (o grep é uma caixinha de surpresas)... não se intimidem em contribuir...
[/update]

7 comments:

  1. ifconfig ppp0 | grep -oE '([0-9]{1,3}.){4}[0-9]{1,3}'|head -1

    uma versão resumida uheuhe

    ReplyDelete
  2. Muito bom, ainda não sei pra que irei usar, mas muito bom mesmo. :)

    ReplyDelete
  3. Bruno,
    acredite, essa informação é muito útil... especialmente se precisa manipular relatórios via ssh e uma das máquinas tem ip dinâmico (definido por dhcp, por exemplo).
    Te poupa muito trabalho !!!

    ReplyDelete
  4. não só isso, eu mesmo utilizo isso pra apontar diretamente pra meu httpd um arquivo hospedado, só coloco a funcao no .bashrc:

    16 # Myip
    17 myip () {
    18 ip=$(ifconfig ppp0|grep -oE '([0-9]{1,3}.){4}'|head -1)
    19 ip=$(gettext $ip)
    20 echo $ip - http://$ip:82/$1
    21 }

    e pronto , eh realmente util.

    ReplyDelete
  5. Ou para quem está numa rede que contém um roteador que conecta à internet:

    curl http://www.whatismyip.org/

    ReplyDelete
  6. Rafael, eu estava mencionando o ip da máquina em si... seja ele real ou não. Contudo, é dica pertinente.

    Um abraço

    ReplyDelete