Pages

Friday, July 14, 2006

Lendo "Comic Books" no linux

Existe na internet vários sites que disponibilizam revistas em quadrinho gratuita e legalmente, a grande maioria em inglês. O formato mais popular dessas revistas são o .cbr e .cbz.

Esses formatos são apenas fotos compactadas em formato .rar (.cbr, comic book rar) e .zip (.cbz, comic book zip). Por isso mesmo, eu tenho essa técnica como uma forma muito eficiente de guardar coleções de fotografias. Basta compactar os arquivos e modificar a extensão (modificar a extensão é opcional)

Já para visualizar esses arquivos, ou seja, para ler os "Comics Books" eu sugiro dois programas, ambos disponíveis via apt-get no ubuntu: comix e o cbrpager.

Os dois foram desemvolvidos com GTK e são muito parecidos, inclusive na necessidade de ajustes e aprimoramentos visíveis. Eu considero que o comix é um pouco mais evoluido que o cbrpager. Ainda assim, é interessante observar que o comix possuí um problema (um bug) com o zoom que não funciona, ou seja, ele é melhor, mais ainda precisa de ajustes.

[update - 19/11/2006]
Hoje, 19 de novembro de 2006, eu encontrei mais um programa do gênero disponível por apt-get no repositório "multiverse". É o qcomicbook. A qualidade é muito superior aos dois mencionados acima, talvez ainda faltem alguns recursos, claro, mas é hoje o melhor programa do gênero disponível nos repositórios do ubuntu.
O destaque fica para os diversos modos de visualização e paginação do arquivo, sem contar com um eficiente sistema de zoom.
[/update]

[update - 20/11/2006]
Mas um leitor comic books eficiente: o evince. É preciso ler as dicas passadas pelo Eduardo nos comentários desse post para fazer o evince funcionar como leitor de comic books no Ubuntu.
[/update - 20/11/2006]

Ah! Continua o recado, caso alguém conheça algum programa similar a esses aqui, por favor, deixe um comentário aqui, se ficar muito confuso, eu publico um novo post para reorganizar as idéias e as dicas recebidas.

Technorati Tags:

9 comments:

  1. Anonymous29/8/06 01:45

    Existe o Comical, mas ainda estou apanhando para instalar.

    http://www.sketchyorigins.com/comics/showthread.php?s=da1b4bdd1d1cf73e3cc216caa68dc601&t=9445

    ReplyDelete
  2. Valeu pela mensagem !

    Não conhecia esse programa, parece interessante, mas a dependência dele em relação ao wxWidgets é no mínimo cansativa ... se é que me entende.

    Aliás entende, por que já disse tudo: "apanhando para instalar".

    Bom, se eu conseguir instalar ele (ababei de tentar e nada) eu coloco uma mensagem aqui ...

    Novamente, obrigado pela dica.
    até breve

    ReplyDelete
  3. Se você usa o GNOME, o Evince, que é o visualizador de documentos padrão, também consegue abrir os formatos CBR e CBZ.

    ReplyDelete
  4. etrunko, qual é a versão do seu Evince ? Existe a necessidade de instalar algum plugin ?

    Apesar de eu usar o KDE, eu estou com a versão 0.6.1 (que acompanha o Ubuntu 6.10) instalada no meu computador, tentei ler os .cbz e cbr que tenho e ele disse que o formato não é reconhecido...

    ReplyDelete
  5. O problema é que a versão do Evince no Ubuntu Edgy não inclui o suporte a comic books. Então preciso construir um novo pacote do Evince. Primeiro é preciso baixar o fonte do pacote com o comando:

    $ apt-get source evince

    Depois edite o arquivo evince-0.6.1/debian/rules e adicione a opção --enable-comics na linha DEB_CONFIGURE_EXTRA_FLAGS.

    Mude o changelog rodando o comando "dch -i" de dentro do diretorio evince-0.6.1. E finalmente contrua o novo pacote com "dpkg-buildpackage -rsudo"

    Mas se você estiver com preguiça ou ocupado pra isso tudo, é só baixar o arquivo deb em http://www.maemo.org.br/platform/evince que eu acabei de subir...

    Abraço!

    ReplyDelete
  6. Esqueci de postar a prova de que funciona mesmo:

    http://etrunko.blogspot.com/2006/08/reading-comic-books-with-evince.html

    :)

    ReplyDelete
  7. Aqui diz que é desde a versão 0.5 do Evince que ele é compativel com CBR e CBZ porém precisa ter instalado na maquina o unzip e o unrar.
    http://mail.gnome.org/archives/evince-list/2006-January/msg00009.html
    http://etrunko.blogspot.com/2006/01/evince-050-is-out.html

    ReplyDelete
  8. De fato, eu não tenho tempo, pelo menos não agora, para me divertir com a compilação, então, eu peguei o binário recompilado.

    E ... funcionou maravilhosamente ....

    A facilidade de leitura juntamente com a simplicidade e a velocidade na paginação (três das melhores características do evince) destacaram ele como um leitor de comic books excepcional. Muito bom ! Muito bom mesmo...

    ReplyDelete
  9. Muito obrigado aos comentarios instalei os cinco e se tive-se que ranquear hoje todos estes anos depois ficaria:

    evince
    comix
    qcomicbook
    comical
    cbrpager

    ReplyDelete