Bem, depois de muito, mas muito tempo mesmo volto a escrever no blog algo mais do que um olá.
A partir de uma determinada versão do apt - entenda, apt da testing ou mais novo - este passou a usar códigos de identificação do GPG, tudo muito bom, tudo funcionando bem se não fosse um detalhe: repositórios não oficiais precisão de confirmação de instalação, e o pior a resposta default não é "sim" para instalar, logo depois de muito me incomodar com o "s" que eu esquecia de digitar; procurei a solução.
E não foi tão dificil assim, na verdade no site do Guia do Hardware possuí essa resposta de forma detalha e o texto pode ser encontrado aqui; a minha única ressalva é que o Morimoto conseguiu fazer a explicação parecer muito simples, e é, para o caso especial que ele abordou no exemplo, em outros casos eu precisei de pensar antes de usar os comandos; o mais importante é que o texto fornece um conhecimento mínimo para quem nunca usou sistemas de encriptação ou manipulado chaves públicas ou privadas - aliás os próprios conceitos de chave pública e privada podem ser um mistério para muita gente.
Technorati Tags: gpg apt debian
Subscribe to:
Post Comments (Atom)
Caro Mitre,
ReplyDeleteComo faço para autenticar um repositório local que usa NFS? Basta exportar a chave gpg do servidor e importar nos clientes?
A princípio sim. Mas eu realmente nunca pensei nisso...
ReplyDeleteEm rede interna eu uso FTP/SMB (mesmo entre micros linux) e em rede externa eu uso SFTP (SSH), ou seja, nunca usei NFS, mas não vejo motivo para ser diferente nesse caso.
Só para constar, nunca usei NFS porque não confio nele, é uma simples questão pessoal.