Pages

Monday, November 02, 2009

Compartilhando informação com o Google Reader

Já faz muito tempo que deixei de compartilhar itens que leio no Google Reader nesse blog. Não sei se vou retornar esse hábito, mas seja como for, por causa de um comentário de um amigo, eu fui dar uma olhada a quantas andava a evolução do "share" do Google Reader e me impressionei.

Há muitas modificações que foram feitas ao longo do tempo que eu não dava mais a mínima por não usar o recurso, mas somente a pouco eu vi todas as modificações juntas e o resultado é que podemos compartilhar textos com notas, comentar sobre documentos compartilhados por terceiros ou mesmo sem compartilhar, localizar pessoas utilizando ferramentas de busca por nome e/ou interesse, usar o recurso "Like" para marcar textos que tenha gostado e usar esse recursos para ver quem gostou daquele item (talvez seja alguém que valha apenas seguir). Você pode tornar o seu perfil público, mas impedir que alguém te siga (eu acho que fiz isso uma vez sem saber do que se tratava, desculpas aí, ok ?) ou torna ele privado e determinar com quem você quer compartilhar.

Mas recentemente, a região de "Explore" que permite você explorar (e se perder explorando) novos itens, acrescentou o "Popular items" (não sei como foi feita a tradução, "Itens populares" ou "Tópicos populares" ?) que permite visualizar tópicos que possuem um número muito alto de "pessoas que gostaram do tópico" (recursos "Like").

Enfim, compartilhar e receber informação com o Google Reader ganhou recursos realmente interessantes. A ponto de que voltei a usar essa parte do sistema.

Quem quiser seguir os meu itens compartilhados pode acessar a informação dessa página. É, entretanto, necessário notar que não há um botão "Follow" nessa página. Se assinar essa página ela entra no Google reader como um feed RSS qualquer e não no sistema interno do Google Reader. Eu tentei me localizar pela busca existente no "sharing settings" mas não me achei (será quer é para que eu não me ache mesmo ?). Então, caso isso não dê certo, use o e-mail que publico no blog para colocá-lo nos seus contatos. Isso deve permitir que você me encontre. Se isso também não der certo (?) e você ainda não desistiu de me seguir, você pode assinar um dos feeds que eu compartilhei na página pública, buscar por algo que eu tenha marcado com o "Like" (quase tudo que compartilho eu marco com o "Like") o que permitirá ter acesso ao meus itens compartilhados em uma página que terá o botão "Follow" para você clicar. Essa última idéia dá trabalho, mas funciona sempre.

Por que seguir alguém ?
  • Alguém se deu ao trabalho de filtrar a informação para você separando o que realmente é bom do que não é bom, supondo que escolheu seguir uma pessoa com o perfil que te agrade, claro. Você economiza tempo e trabalho. E também não precisa seguir todos os RSS do mundo.
  • Precisa de mais de um motivo ? Bom, você pode manter uma conversação inteligente longe do blog original que pode não estar com comentário tão inteligentes assim.
E o lado ruim ?
  • Você segue 10 indivíduos com mesmo perfil ? Você terá 10 vezes o mesmo tópico compartilhado.
  • Encontrar pessoas que te agradem seguir nem sempre é tarefa tão fácil quanto parece.
  • Têm gente que simplesmente marca todos os tópicos de um certo RSS para compartilhar. Fuja disso, a menos que seja algo necessário para ter diálogos em torno daquela fonte que não permite comentários - ou não aceita seus comentários e de seus pares (?) -, mas se não for o caso, assine o feed original.

2 comments:

  1. O pior de tudo é o cara que assina 10000 feeds e compartilha 2000 itens... por dia :-)


    Ms você pode esconder este cara (hide) e dar uma olhada de vez enquanto :-)

    Seguir ideias e assuntos é bem melhor que seguir pessoas :-)

    ReplyDelete
  2. Localizar pessoas adequadas para seguir é, definitivamente, a coisa mais difícil que conheço no google reader, mas está bem melhor hoje do que outrora.

    ReplyDelete