Pages

Monday, May 11, 2009

Introdução ao GNU/Linux

Em abril desse ano, eu apresentei o curso de extensão `Introdução ao GNU/Linux'' no Programa de Engenharia Química (COPPE/UFRJ).

Com o objetivo de prover uma referência por escrito e atualizada sobre o GNU/Linux, eu comecei a escrever um documento que ganhei volume e corpo de um livro. Livro esse que eu tenho o prazer de anunciar como um projeto livre.

O livro Introdução ao GNU/Linux está disponível para download em PDF, e código fonte

Ele foi escrito para um público que nunca teve contato com o sistema operacional GNU/Linux, mas não para quem nunca teve contato com computadores.

Sobre o Livro "Introdução ao GNU/Linux"

O GNU/Linux é um sistema operacional, que por definição é um programa responsável por conectar o usuário ao hardware, capaz de unificar o núcleo criado por Linus Torvalds em 1991 e diversas ferramentas criadas por terceiros.

Esse livro introduz ao leitor detalhes sobre (i) a arquitetura do GNU/Linux, partindo de um breve histórico até sua estrutura atual, (ii) os principais softwares para uso em computadores pessoais, como gerenciadores de arquivos, editores de texto, navegadores de internet, entre outros, (iii) os principais utilitários para uso de terminal, como man, ls, rm, cat, ssh, scp, entre outros e (iv) completando com um guia de sobrevivência na administração de um sistema GNU/Linux, apresentando os utilitários de configuração de rede, impressora, instalação de programas, além de outros pontos associados a utilização do GNU/Linux em computadores pessoais.

Sobre a licença do livro

O uso deste documento é regido pela licença GNU Free Documentation License, Versão 1.3 ou qualquer outra publicada posteriormente, da Free Software Foundation. Uma cópia dessa licença pode ser lida no anexo D do livro ou na página http://www.gnu.org/copyleft/fdl.html.

Infelizmente o Google Codes não permite que seja selecionado a licença GNU Free Documentation License, Version 1.3 ou superior como licença padrão do projeto, por isso, na barra ao lateral do site do projeto está escrito "GNU General Public License v3" e isso não é verdade. Por serem licenças complementares e compatíveis, eu não me preocupei. Caso alguém saiba de algo que eu não saiba, favor, informar.

A GNU Free Documentation License permite que você copie, modifique e/ou redistribua o documento inteiro ou parte do documento sobre os seus termos e respeitando as seções invariantes (no caso desse documento, são apenas as licenças em si).

A única exigência da GNU FDL é que os autores originais devem ser referenciados (não abre-se mão do direito autoral, algo que eu não poderia fazer nunca no Brasil) e de que a parte do conteúdo utilizado em outros trabalhos proveniente desse projeto (uma figura ou capítulo, por exemplo) também deve ser distribuído pela GNU FDL.

Como colaborar com projeto ?


Para ajudar no desenvolvimento do livro, una-se a lista de discussão:http://groups.google.com/group/introducaoaognulinux
Com isso você será adicionado como usuário do projeto do livro o que permitirá que faça as alterações.


[update] Depois de 2 anos sem atividades, eu cancelei a lista. [/update]

Você pode fazer as modificações e enviar para um dos autores (preferencialmente a mim mesmo).

Outra forma simples de colaborar é divulgando o material.

O que ainda resta a ser feito ?

Há uma lista de coisas a fazer e uma lista dos erros esperados.

Também tenho o objetivo de manter o livro atualizado. Idéia simples, fazer não é tão simples.

Novas versão em PDF devem ser lançadas periodicamente, conforme a atualização do documento.

Novas idéias são bem vindas.

11 comments:

  1. Parabéns!

    ReplyDelete
  2. Excelente iniciativa para popularizar o Linux na Universidade. Qualquer iniciativa desse tipo é válida. Digo por iniciativa própria, conheci o GNU/Linux na Universidade e hoje sou adepto. A comunidade acadêmica é menos resistentes a mudanças.

    ReplyDelete
  3. De fato a resistência no meu acadêmico é muito menor do que fora dele. E é esse meio que treina os futuros professores dos professores (etc) que um dia estarão na sala de aula.

    Infelizmente, fora da área de tecnologia ainda se vê a questão como algo muito complexo ou quase místico.

    Um abraço...

    ReplyDelete
  4. Ótima iniciativa! Irei divulgá-lo!

    Uma curiosidade: que fonte foi usada para o texto do livro? Helvética? Pareceu um pouco diferente.

    ReplyDelete
  5. José Luís,
    quanto a fonte, francamente, não sei...
    eu chamo de fonte padrão do LaTeX... que deve ter um nome (ou um grupo). Mas do que isso não sei informar.

    Um abraço e obrigado pela divulgação...

    ReplyDelete
  6. Marcelo Ulianov15/5/09 21:13

    Muito bom !!! Parabéns !!!

    ReplyDelete
  7. Esse tipo de iniciativa é que fortalece a comunidade, cada vez mais. Muito obrigado por compartilhar seus conhecimentos. Uma bela fonte de estudos.

    ReplyDelete
  8. Muito legal a iniciativa.
    Parabéns.
    Até fiz referência ao livro no meu blog.
    Abraços

    ReplyDelete
  9. Mitre, ainda não me cadastrei neste seu projeto por pura falta de tempo, até o vimbook está meio de lado por estes dias, mas já indiquei o projeto para o pessoal do e-jovem do estado do Ceará, é um projeto de inserção do governo estadual.

    ReplyDelete
  10. Como assim não se cadastrou ?
    Você já é autor ativo da versão em desenvolvimento (conteúdo que você gerou está sendo anexado ao livro por um outro voluntário e por mim mesmo).

    Infelizmente estou passando pelo ciclo baixo de disponibilidade de tempo, resolvendo problemas a passos muito lentos e a tempos não faço commits para o projeto (nem nesse, nem no vimbook). Mas tudo ainda dentro do previsto...

    E o que o pessoal do e-jovem achou da indicação ?

    ReplyDelete
  11. Sérgio, só para esclarecer, o que quis dizer com: "Como assim não se cadastrou ?" é que cadastrado, você está, tanto na lista quanto no projeto.

    ReplyDelete