Pages

Sunday, May 11, 2008

Xadrez em 3D

Para habilitar o visual 3D do glChess (o jogo de xadrez do Gnome Games) no ubuntu, instale os pacotes: python-opengl e python-gtkglext1 (o nome desse pacote termina com o número 1). Ambos os pacotes estão no universe. Se tiver alguma dúvida de como instalar, leia esse guia

Agora, no menu "Ver", marque "Visão 3D do Xadrez" (com óbvias variações de tradução). Compare as duas telas.


Infelizmente, isso não vai ajudá-lo a vencer o jogo.

4 comments:

  1. Pois é, bem dito: "isso não vai ajudá-lo a vencer o jogo". NUNCA ganhei do GNU Chess. Ele que é difícil ou eu que sou um zero à esquerda mesmo? ;)

    ReplyDelete
  2. Ele é mais difícil que a média dos jogos de xadrez por não ter níveis de dificuldade pré-definidos (pelo menos eu nunca achei essa configuração).

    Acredito que ele esteja nivelado pelo terço superior de dificuldade.

    ReplyDelete
  3. Correção:
    Disse besteira no comentário anterior. O GNU Chess tem sim configuração de dificuldade, ele tem fácil, normal e difícil. A possibilidade de configurar a opção desejada aparece quando você pede um novo jogo.

    Aí é que vem a coisa estranha. Se você abre o programa e ele automaticamente configura o humano para as brancas e o computador para as pretas com o nível normal de dificuldade.

    Descobri isso hoje, por acaso. Pois eu nunca tinha pedido um novo jogo, eu sempre abria o programa jogava, "perdia" e fechava o programa. Nunca me deu vontade de começar um novo.

    ReplyDelete
  4. Eu venço na maioria das vezes no nível normal, mas já jogo a uma decada com alguma freqüência o jogo. Nos outros níveis quase nem jogo, e este é um dos jogos preferidos meu, acho ele bem legal e faz pensar...

    ReplyDelete