Pages

Saturday, December 16, 2006

pmount versus mount

Quem já precisou de montar uma mídia externa ou um arquivo iso e recebeu a mensagem de que apenas o root poderia executar essa operação ? Muita gente, não ?

Não é muito difícil generalizar o uso do pendrive ou de um CD-Rom a todos os usuários (basta uma edição no fstab), mas não é trivial fazer a mesma coisa para quem quiser montar um arquivo iso ou para quem conseguir chegar com um dispositivo diferente, não previsto pelo administrador, mas que precisa de poderes de root para ser montado. Meu melhor exemplo é o meu MP3 Player, que tem o hábito de ser reconhecido com /dev/sda e não com /dev/sda1. Como /dev/sda apenas o root consegue montar no meu computador. Diferenças de configurações a parte e facilidades e dificuldades também, mas cedo ou mais tarde pode ser preciso apelar para a linha de comando. E pior, você pode não ser o dono da senha de root ou de uma configuração no sudo.

Uma saída bem elegante é usar o pmount e o pumount. Esse aplicativos fazem quase a mesma coisa que os respectivos mount e umount, mas com a diferença de que não necessitam de poderes de root para manipular dispositivos montados abaixo da estrutura principal de montagem (no ubuntu e em várias outras distros "/media/" em algumas outras distros /mnt/)

É evidente que o administrador (ou melhor, alguém com acesso ao computador como root) precisa instalar e configurar esse aplicativo previamente. No caso de uma distribuição baseada no Debian basta um "apt-get install pmount", acredito que em várias outras distribuições existam formas de instalar o aplicativo.

Uma vez instalado basta executar, como usuário comum, o comando pmount no lugar do tradicional mount.
pmount -t iso9660 -o ro,loop ~/arquivo.iso /media/iso
Todos os comandos e opções suportados pelo mount podem ser utilizados, a única restrição é que o ponto de montagem precisa estar abaixo do diretório /media/ ou /mnt/ dependendo da distro.

Technorati Tags:

No comments:

Post a Comment