O "segredo" é gerar uma lista da url de todos os pacotes com o comando:
apt-get -qq --print-uris dist-upgrade|sed "s/'\(.*\)'.*/\1/" >urls.txt
Nota: Esse comando tem uma linha apenas. Isso é muito importante, do contrário não funcionará. Como você vê essa página depende da resolução que você usa.
Nesse exemplo, eu usei o dist-upgrade, mas poderia ser apenas upgrade, dependendo dos objetivos e do sistema (não gosto da idéia de usar dist-upgrade em Debian Unstable). Outra variável é o nome do arquivo .txt gerado, mas o resto tem que ser exatamente como está aqui.
Se der um cat no arquivo final verá uma lista de todas as urls dos pacotes .deb que você precisa baixar e ainda não baixou para efetuar a atualização pedida (seja o upgrade ou o dist-upgrade).
Agora basta usar a lista.
Em um outro sistema linux podemos usar: wget -c -i urls.txt
Em todos os sistemas operacionais, podemos usar o programa gráfico de gerenciador de downloads de sua preferência e usar a importação de arquivos de url. Todos os gerenciadores de download (mesmo no linux) possuem esse recurso, mas com nomes diferentes.
Por fim, pegue os arquivos .deb baixados e copie (CD, Pendrive, HD externo, etc.) para o diretório /var/cache/apt/archives/ do sistema que você irá atualizar e digite, normalmente:
apt-get dist-upgrade ou o apt-get upgrade
Duas coisas são importantes de serem lembradas:
- Faça um apt-get update antes de qualquer coisa.
- NÃO faça outro apt-get update enquanto não atualizar o sistema, isso assegurará que os pacotes baixados ainda são os pacotes exigidos pelo seu sistema.
Comentário Adicional: Essa forma de criar a lista de arquivos para download funciona também para a instalação com o apt-get install nome(s)do(s)pacote(s), basta fazer "apt-get -qq --print-uris install nome(s)do(s)pacote(s)" no lugar de "apt-get -qq --print-uris dist-upgrade" do comando acima. As dependências também serão incluídas na lista de urls.
No comments:
Post a Comment