Pages

Thursday, April 20, 2006

Por que eu uso um Anti-Vírus no linux ?

Durante as últimas semanas uma dezena - para não dizer uma centena - de posts sobre vírus e linux surgiram na blogesfera, tanto na nacional quanto na internacional. Tudo por causa do vírus que não era vírus. Mas eu não vou falar sobre isso.

Vi muitos comentários nos blogs dizendo que a possibilidade de criar vírus para um usuário linux existe e nem é tão pequena assim. Não sei se é verdade, mas eu não acredito em vírus contaminando um computador com o linux em larga escala. Agora, não há dúvidas de que pelos nossos computadores linux passam uma centena de e-mails com vírus anexados que nós não executamos, nem mesmo repassamos automaticamente por que usamos o linux.

Bem, por que eu uso um Anti-Vírus ?
Simples, por que vírus existem.

Mas eu uso linux! Por que se preocupar com isso ?
Mas simples ainda. Eu uso linux. Não uso o linux como root. Não tenho o sudo ativado. Mas eu me comunico por e-mail e quem recebe meus e-mails não necessariamente usam linux.

Eu não quero responder perguntas polêmicas do por que alguém usa o "Windows", ou pior, por alguém ainda usa o "Outlook Express" e não usa um bom anti-vírus no computador ou por que alguém faz tudo isso de livre e espontânea vontade. (Eu realmente não entendo por que alguém ainda usa o "Outlook Express").

O fato é: existem pessoas que usam Windows com o Internet Explorer, o Outlook Express ou até mesmo o Microsoft Outlook.

Bem, onde eu entro nessa história ?
Certo dia baixei um arquivo .doc da internet - era um artigo disponibilizado no site dos autores. Abri o .doc e vi que o assunto era realmente interessante e resolvi que mandaria o arquivo para outras pessoas, passei o anti-vírus e para minha surpresa o arquivo estava contaminado.
Agora, imagina a minha cara quando tivesse que pedir desculpas por ter enviado o arquivo com vírus? Dificilmente alguém seria infectado com aquele vírus, era um vírus de macro desses que qualquer anti-vírus pega, mas ainda assim seria humilhante ter repassado aquele arquivo para dezenas de pessoas e com um vírus.

Esquecendo a parte do "humilhante", pensa apenas no drama. Se o vírus contaminasse algum computador de alguém desprevenido as coisas teriam outras conseqüências, como perda de arquivos e outras coisas - tá ele merece, usa o Windows, o Outlook Express e ainda assim não usa um anti-vírus, mas isso não muda a tragédia, muito menos o prejuízo.

Voltando a pergunta: Por que eu uso um Anti-Vírus ?
Porque vírus existem e eu não quero que eles prejudiquem quem quer que seja.
Uso um anti-vírus por respeito a pessoas com quem convivo e me comunico eletronicamente todos os dias. Algumas dessas pessoas eu nem conheço pessoalmente e nem sei se usam Windows ou Linux.
Não uso um anti-vírus porque tenho medo de ser contaminado ou porque quero preservar o meu linux, mas por causa desse simples respeito as demais pessoas.

Minha solução : Eu uso o ClamAV atualizado - recomendo pegar a versão mais atual no site e compilar - no meu desktop pessoal com o Ubuntu instalado e tenho o KMail configurado para verificar cada e-mail que recebo com o anti-vírus.

Technorati Tags:

No comments:

Post a Comment