Antes de qualquer coisa, a notícia: retornei.... Tá, é óbvio, afinal você está lendo isso, mas depois de tanto tempo sem criar post algum eu finalmente estou escrevendo um.
Nesse meio tempo percebi que meu bashrc podia apresentar erro em computadores que não tivessem, por exemplo, o mc instalado, corrigi esses problemas e acredito não veremos mais nenhuma mensagem de erro independente dos softwares instalados.
Ainda é necessário personalizar o .bashrc, eu apenas escrevi linhas para evitar que quem não queira (ou não saiba) personalizar o .bashrc não seja incomodado com mensagens de erro.
Das modificações incrementais destaca-se uma: os comandos "pen+" e "pen-" eles montam e desmontam o pendrive no diretório pré-configurado no início do .bashrc (no caso /home/pendrive)
O pendrive é montado como root - através de sudo ou Sudo dependendo de suas opções - mas é criado com permissão de escrita para todos os usuários. O comando foi configurado para montar pendrives formatos com fat - formatação default de novos pendrives - através do dispositivo /dev/sda1, bom por que eu estou complicando isso ? Simples, a idéia foi para o pendrive, mas em termos técnicos serve para qualquer dispositivo contectado no dispositivo /dev/sda1 - incluindo HDs externos - formatado com fat. Caso tenha um outro HD formatado com ext3 ou reiserfs basta modificar trocando vfat por ext3 ou reiserfs no .bashrc. Tendo um número maior de dispositivos, basta duplicar - triplicar, quadruplicar, etc... - todas as linhas associadas aos comandos pen+ e pen- substituindo /dev/sda1 por /dev/sda2 - /dev/sda3, /dev/sda4, etc, dependendo do número de conexões simultâneas que pretenda fazer - só não se esqueça de mudar o nome do comando para cada comando extra que inserir.
Technorati Tags: linux bashrc shell-script
Subscribe to:
Post Comments (Atom)
No comments:
Post a Comment