Pages

Wednesday, November 02, 2005

Descobrindo outros usuários no bloglines

[ Atualizando texto para os recursos adicionais do bloglines - 04/11/2005 e realizando algumas correções no texto ]

Estava buscando uma informação e queria aquela informação em forma de rss, demorei e depois de tanto esforço encontrei um feed. Estava decepicionado, não havia nenhuma outra página sobre o tal assunto que tivesse opção pelo rss ?

Foi quando eu prestei atenção em um recurso muito interessante no bloglines, quando você seleciona um feed no canto direito superior, abaixo do campo de busca possue a seguinte sequência

Image hosted by Photobucket.com

De trás pra frente, edit subscription é para editar o feed, usualmente definir público e privado e mudar o nome e diretório, nenhuma novidade para usuário do bloglines, unsubscribe, é uma opção para cancelar a assinatura rapidamente, mark all new, permite atribuir a opção keep new a todos os post do blog selecionado, related feeds é a opção que busca feeds semelhantes, há dois problemas, o primeiro é que ela faz busca por tópicos em um feed o que resulta e ínumeros resultados repetidos e o segundo problema é que o feed que está aberto é um resultado semelhante, logo ele por si só já atrapalha bastante toda a busca. Mas o último link é que é interessante: subscriber os usários que possuem o mesmo feed no bloglines - no meu exemplo existe apenas um usuário com esse feed, ou seja, apenas eu estou conectado a ele, mas se tivesse "10 subscriber" significaria que além de mim existem outros 9 com o mesmo feed.

Qual é a lógica ? Simples, se alguém tem o mesmo feed que eu, provavelmente possuem pelo menos um interesse idêntico ao meu e talvez possua dezenas de ontros links para outros feeds, inclusive feed redirecionados por websites que fazem páginas sem rss "possuir" rss, esses são impossíveis de serem localizados, apenas quem fez o rss sabe que ele existe, mas é público. Não apenas por estar no diretório público mas por que o serviço que gera esse rss é gratuíto.

Bem, não imagina quantos feeds sobre física eu consegui encontrar assim, na verdade encontrei tantos que não escolhi nem a metade ainda, mas pode ver que a sessão science do blogroll está bem incrementada.


Technorati Tags: users blogs

1 comment:

  1. Convido o amigo a conhecer o AZIMUTH e, se possível, comentar. Gostaria de constar da sua lista de blogs, usei o tal do ping mas nada... rs... Muito show o seu blog.
    Abraço!

    ReplyDelete