Você percebe que tem alguma coisa errada com seu blog quando ele aparece como o blog mais desatualizado de sua lista de leitura do Google Reader.
Pois bem. Esse blog não morreu. Pelo menos não tenho intenção de executá-lo.
Esse início de ano foi atípico. Depois de minha defesa de doutorado eu pisei no freio, passei uma semana em Ouro Preto, visitei o Rio de Janeiro (sim eu visitei a cidade que eu moro, pois nunca tinha ido ao Pão de Açúcar ou ao Corcovado. Resolvi esse pendência esse ano). Li vários livros (li mais esse ano do que nos últimos 7 anos de minha vida). Também tenho ido muito ao cinema recentemente (já viram "Rio" ? Não perca !!!).
E por falar em leitura, conhece o livro "Arte de viver" ? Talvez seja o livro mais proveitoso que já tive a oportunidade de ler até hoje e certamente foram os 10 reais mais bem gastos com livros de minha vida. Porque é muito livro para 10 reais e 96 páginas. Um outro livro muito interessante no mesmo tópico é o "Guia do Imperador".
Mas voltando ao blog. É verdade também que o ritmo do blog diminuiu porque eu diminui o meu consumo de novidade de computador. Ainda tenho alguns artigos pendentes, mas são artigos que não dependem da data. Quando eu os escrever, será atual. Sinceramente, quem pode me dizer que houve uma fato impressionante, empolgante e revolucionário nos últimos meses ? Claro que tivemos notícias e, algumas, interessantes, mas notícias são só notícias e tem gente que escreve notícias melhor do que eu.
Pequenas experiências computacionais, por outro lado, me parecem uteis compartilhar.
Essa semana resolvi um problema com o Arch Linux e o cubo do KDE 4. Algo antigo que vinha me atormentando nos últimos meses. O KDE travava quando eu concluia o uso do cubo. Resolvi o problema desmarcando o "Habilitar o processamento direto" que é uma opção da aba "Avançado" dos "Efeitos da área de trabalho"
Outro problema recente é que o meu diretório de configuração do KDE4 no Arch Linux é velho. Muito velho. Da época que o diretório .kde era muito util e .kde4 era novidade. Pois, na última atualização, esse diretório velho .kde começou a interferir no funcionamento do KDE4, bastou deletar o mesmo para tudo funcionar bem.
Já tentou reconfigurar toda uma conta do zero depois de anos usando o mesmo diretório de configuração ? Cara, como isso dá trabalho ! Ainda bem que eu não precisei de fazer isso.
Estou migrando minha estação de trabalho na Universidade para o Scientific Linux 6. Não estou nem um pouco interessado em esperar o CentOS 6. As coisas não andam muito boas para o CentOS. O Scientific Linux conta com o KDE 4.3 o que é uma coisa muito boa. O motivo dessa migração é um programa muito caro e fechado que o laboratório pagou para ter, mas que depende de um RedHat Enterprise Linux da vida... alguma atualização no X tem produzindo incompatibilidade com as versões mais recentes de Linux. Sendo atualmente incompatível com o openSUSE 11.4, o Ubuntu 10.04 ou mais recente, etc e etc. Em casa eu continuo firme e forte no Arch Linux
Também nesse período eu adquiri um Nokia N8. Além de ter uma bela, potente, prática e muito bacana câmera fotográfica a mãos em 100 % do tempo, eu agora uso menos o computador. Especialmente em casa. É muito mais prático ler o Google Reader, acessar o Gmail, etc e etc. Francamente, eu não dou a mínima para a questão do software que a Nokia escolheu para o futuro dela. Eu não preciso fazer parte desse futuro, eu faço parte do presente e estou satisfeito, muito satisfeito com ele. Eu não escolhi o software, eu escolhi o hardware. A câmera fotográfica com lente de alta qualidade, 12 MP e flash Xenon. O restante é bônus.
É isso ... as coisas estão voltando aos trilhos, espero que o blog também o faça.
Subscribe to:
Post Comments (Atom)
No comments:
Post a Comment