Então, porque somos tão carentes de opiniões sobre lojas que vendem coisas que nós consumimos ? Como eu mesmo faço parte dessa turma que consome, mas não escreve sobre, eu posso colocar em primeira pessoa o motivo que me faz não escrever sobre lojas on-line. E ele é simples. Eu sempre fui um consumidor fiel a praticamente uma única loja. A Lojas Americanas. Apesar de ter cadastro no Submarino, eu nunca comprei nela (bom, agora é tudo a mesma coisa ... ). De qualquer forma, eu sempre tenho problemas para achar a "tinta de impressora", ou equipamento internos de computador (entenda memória, placa de vídeo, hd, CDs, etc ...). Daí a necessidade de buscar outras lojas.
Aí vem a pergunta: Nunca procurou no Google, ou no BuscaPé, ou no e-Bit ? Sim, claro, no caso do e-Bit e do BuscaPé existe uma forma de avaliação da loja, mas sempre me pergunto: "Será boa mesmo?". A princípio, sim, as recomendações procedem, mas já reparou que quanto melhor a avaliação pior é o preço do produto ? Já viu que nem todas as lojas são filiadas a esses tipos de sistema e sempre que uma loja começa nela ela tende a ter baixa recomendação, o que gera a questão: se não tem votos, não tem cliente, mas sem cliente o voto nunca aparece e todas as lojas recomendadas que estão na ponta, continuarão na ponta e poucas, ou nenhuma, nova loja aparecerá na ponta...
Os sistemas de recomendação são, sim, muito importantes, mas gera vício de uso. Isso significa que sempre ficamos com as mesmas lojas. De qualquer forma, como eu disse, lojas bem recomendadas são, sim, a princípio boas lojas, mas já tentou localizar boas lojas no setor de informática. Das duas uma, ou os preços são maiores ou a recomendação é baixa. Então, a primeira vista o local onde nós podemos começar a procurar por referências é com as pessoas que tem os mesmo problemas/necessidades que você mesmo ! No meu caso, comecei a procurar por referências em blogs que eu conheço, e o que encontrei foi, por exemplo, confiança para usar o sistema da Kalunga (algo que nunca me inspirou confiança) baseado na indicação do Efetividade.net. Ou ainda mais gritante, por que eu agora compro livros na "Livraria Cultura" ... eu nunca faria isso se não tivesse lido um texto tão forte sobre a experiência de outro. É claro que a experiência agradável de um pode se transformar na desagradável de outra, mas esse não foi o caso e eu fiquei muito feliz em descobrir essa loja. Mas porque eu só descobri isso ano passado ? Simples, porque foi a primeira vez que eu ouvi alguma recomendação sobre essa loja, e até então compras para mim era apenas nas Lojas Americanas... eu não tinha confiança nas opções.
Bom, então eu faço um pedido a todos os escritores de blogs, façam indicações de lojas on-line, escrevam sobre elas. Vamos nos ajudar a identificar lojas confiáveis. Pode ser que sua indicação hoje se transforme em um problema para outro. Afinal, não é porque funcionou comigo todas as vezes que funcionará contigo também, problemas ocorrem e ninguém a não ser a loja on-line terá qualquer responsabilidade extra pelos problemas, mas se não mencionarmos isso, como poderemos descobrir o que é ou não confiável?
Bom, minhas recomendações são baseadas, apenas onde eu/ou alguém de minha família tiveram alguma compra muito bem sucedida, e mesmo quando ocorreram problemas, estes foram corrigidos com esforço zero.
São elas:
- Lojas Americanas
- O que dizer? Se não é a maior loja do País é certamente a melhor. Já comprei de tudo, minha única dificuldade é comprar material de informática. Normalmente é mais caro do que a média do mercado, ou então, de opções mais restritas.
- LinuxMall
- Eu mesmo nunca comprei na LinuxMall. Mas conheço várias pessoas próximas que compraram por indicação minha e todas estão muito felizes. Destaque para os Acessórios.
- Casa & Vídeo
- Tive uma compra nessa loja, e tive problemas, mas a resposta a solução desse problema que foi um erro meu foi muito rápida e eficiente. No mesmo dia o problema foi resolvido
- Kalunga
- Comprar tinta de impressora. Estou, no momento, na minha terceira compra. Em alguns produtos a loja é muito cara, em outros não.
- DVD World
- É uma loja Brasileira. Apesar do infeliz nome em inglês, ela tem uma variedade de opções e promoções indiscutíveis. O negócio é ficar de olho. Já tive vários pedidos nela.
- Arena DVD
- A mesma coisa que a DVD World, exceto pelo nome, muito mais Brasileiro. E pelo fato que compro com muito mais freqüência na Arena do que no DVD World. Entretanto, é impossível escolher apenas uma. Especialmente, se como eu, prefere comprar as coisas pelo menor preço.
- Livraria Cultura
- Foi a melhor recomendação de loja on-line que tive vinda de um "desconhecido". Fantástica. Note apenas que nunca comprei DVDs ou qualquer outra coisa, além de livros. Quanto aos preços, fica em pé de igualdade com as outras lojas, MAS com promoções diferentes e créditos de fidelidade.
- CDRCIA
- Uma grata surpresa. Essa é uma das lojas que eu comprei as "cegas" em relação a qualidade, pois a descobri no Google, apesar dela ter o selo de empresa reconhecida pelo BuscaPé. Selo esse que eu nunca consegui visualizar. De qualquer forma, foi uma grata surpresa. Não apenas pelo preço, que é excelente, ou quanto aos prazos de entrega, bom, loja do Rio para entrega no Rio ajuda muito. Mas foi o atendimento ao cliente que realmente me impressionou. O produto me foi enviado com uma nota de balcão no lugar da nota completa (que vem com endereço, CPF, etc, e é a nota típica de vendas on-line), ao pedir a nota completa, ela me foi enviada pelo correio com data de postagem do mesmo dia do meu pedido.
Uma coisa que eu sempre imaginei era se alguém já teve algum problema não resolvido com alguma loja acima. Certamente, os problemas existem, mas são as respostas e as soluções encontradas para esses problemas que fazem a loja ser, de fato, confiável.
Então, quais são os suas lojas on-line ? Sei que tem muita gente que usa as mesmas lojas que eu, na maioria dos casos, pelo menos. Mas eu assino mais de 700 feeds, pouco mais de 400 blogs pessoais, onde a metade é escrita por brasileiros, e eu só li umas 5 avaliações de lojas/serviços on-line até hoje (2 anos), contrapondo com várias avaliações feitas por estrangeiros.
Se tiver alguma recomendação e não tiver um blog para escrever sobre ela, use os comentários desse post, mas não coloque apenas o link. Fale um pouco sobre a loja e principalmente de suas experiências.
Por favor, gostaria de deixar claro que não irei permitir que essa chamada, nesse post, transforme os comentários em uma zona para spams. Ao indicar um link, coloque, pelo menos, o motivo que te levou a usar aquela loja, ou qualquer coisa que ajude na avaliação dela. Obrigado pela compreensão.
Sobre a Linux Mall, não tenho uma boa recordação e outras pessoas que conversei também não...
ReplyDeleteLê o post e os comentários:
http://andrenoel.com.br/index.php/2006/12/08/isso-que-e-amor/
Ah, depois de escrever esse post entrei em contato com eles sobre o atendimento e não deram sinal de vida até hoje.
Abraços.
Olá Mitre!
ReplyDeleteDas lojas citadas por você eu já comprei (e aprovei):
Linux Mall. livraria cultural, americanas.
Das que você não citou e comprei (e aprovei):
Submarino, Amazon e Mercado Livre (que não é loja virtual mas é e-comercio!)
Esta é uma boa idéia mesmo!
André, pelo visto lá se foi o meu chaveiro... quero dizer, eu nunca imaginei esses tormentos passados por tantas pessoas dizendo o mesmo tipo de reclamação na LinuxMall. Pior ainda, a reclamação é sobre a pior coisa que uma loja pode ter: falta de respeito ao cliente.
ReplyDeleteApesar do Sérgio ter tido tanta sorte quanto aos meus 4 colegas ...
Sérgio,
ReplyDeletevocê mencionou duas coisas que eu evitei comentar: o Mercado Livre e Amazon [mas precisamente, lojas internacionais].
Eu nunca comprei no Mercado Livre, mas entendo que seja uma relação de confiança estabelecida entre o vendedor e o cliente.
Dessa forma, eu sempre fico muito desconfiado. Especialmente depois de ler pessoas comentando sobre como o sistema tem facilitado os comentários sobre as partes envolvidas e depois de certo recursos de autenticação [de pessoas] terem sido removidos [creio que removeram a exigência de usar o CPF, ou algo assim, não me lembro bem o que foi].
Quanto ao Amazon, meu orientador compra nela com regularidade e nunca teve problemas, mas e se tiver problemas ? Resolver esse tipo de situação com uma loja que não tem um ponto fixo formal no Brasil é algo que sempre me deixou imaginando coisas ruins... é a desconfiança a flor da pele.
Ok! Existem regras e leis em todos os lugares, mas eu não consigo me imaginar resolvendo um problema de perdas com uma loja estrangeira.
Olá,
ReplyDeleteBem, eu já comprei em diversas lojas online, inclusive estrangeiras.
www.ebay.com - é muito bom, mas VOCÊ tem que saber com quem comprar. Comprei pendrive, mp3 e algumas coisas pequenas e baratas lá que são excessivamente caras aqui (Pendrive de 2GB por 40 reais!).
www.mercadolivre.com.br - Mesma coisa do de cima, já comprei video-game (quase mil reais), guitarra (700 reais) e um monte de outras coisas, só tive problemas com os correios!
www.submarino.com.br - Adoro comprar lá, mas os preços nem sempre são convidativos. Porque é bom? Porque você pode achar cupons de desconto significativos na internet e usa-los. Nunca atrasou nada, só me surpreendeu (o ultimo livro chegou com 2 dias! O prazo eram 5-7)
www.brasport.com.br - Boa livraria que você consegue desconto também, entrega bem e sempre bem protegido.
www.amazon.com - Tem preços muito bons, e como livro não é taxado, pode comprar sem problemas. Se acontecer algo, é rapidamente respondido. Já vi o atendimento ao publico deles, é muito bom. Só a entrega demora, pois vem de longe. . .
www.umpoukodetudo.com.br - Loja que vende artigos de informática. Os preços às vezes são bons, às vezes não. Não possui uma infinidade de artigos, mas é bem legal. A entrega é super satisfatória (comprei uma placa de video que veio enrolada em mais de 2 metros de plástico bolha!).
-------
Não tô lembrando de mais agora, mas se lembrar volto. Compro muito pela net, é muito mais ágil e fácil, inclusive pro meu bolso de estudante... Espero ajudar!
Até!
Bom, bom, muito bom.
ReplyDeleteVou experimentar as suas dicas...
Especialmente a de artigos para informática.
Saudações
ReplyDeleteVou te dar uma opinião Mitre, os blogs deveriam coletar informações de clientes que TIVERAM problemas e como eles foram resolvidos, se a contento ou até mesmo se foram resolvidos. Cuidado com notas positivas com compras que ocorreram normalmente. Uma loja vai mostrar eficiência e respeito com seus consumidores quando houverem PROBLEMAS com o decorrer do processo. O que você acha de uma loja online da qual você compra um notebook à vista no boleto bancário (nem vou comentar os problemas com o boleto), um mês depois ainda não entregou teu produto, os atendentes online fazem gracinha com você, se tiver que ligar por telefone vais pagar um monte de interurbano porque depois que comprou o número é outro e aí você pode esperar mesmo, sac não te responde e por aí afora. Pois bem essa loja é a que você elogiou a americanas.com. Acredite. essa loja tem sérios problemas de atendimento. Vou começar dando meu voto para as lojas PONTO FRIO que numa dúvida, apenas uma dúvida, trouxe imediatamente outra MAQUINA DE LAVAR LOUÇA antes mesmo de levar a outra (e eu nem queria isso era apenas uma dúvida). Posso dizer isso com a experiência que adquiri de ter comprado online na Submarino, Americanas, Ponto Frio, Magazin Luiza, Fast, Extra, Colombo, até mesmo compro no misterioso comércio do Mercado Livre (esse só deve ser usado por quem sabe como utilizá-lo).
Abraços
Wellington,
ReplyDeleteeu já tive problemas com a americanas, e tive o problema muito bem resolvido com o respeito de quem estava do outro lado, etc e tal.
Eu realmente acredito que nesse caso fica uma informação preciosa, as vezes ter um caso bem resolvido não deixa tudo bem sempre, mas o inverso também é verdadeiro.
Vai saber se o problema era com o atendente ? Eu não digo que isso é justificativa existir um problema, mas pode explicar.
Considerando que eu sempre fui bem atendido, tanto por email, como por telefone, mesmo quando com problemas, eu não posso deixar de continuar elogiando a americanas. Espero que ninguém nunca tenha que passar pela agonia que deve ter sido o seu caso.
Um abraço e desculpe-me pela demora em liberar e responder seu comentário...