Pages

Friday, October 27, 2006

autoremove: O novo "super-poder" do apt-get

Quem instalou o Edgy Eft pode já ter notado, ao remover um pacote aparece sempre uma mensagem tipo:
Os seguintes pacotes foram instalados automaticamente e não são mais necessários:
[aqui aparece uma lista de pacotes]
Use 'apt-get autoremove' para removê-los.
o autoremove é o novo "super-poder" do apt-get. Muitas vezes ele não é necessário, mas em outras é, e muito. Basicamente, ele remove os pacotes que não são mais necessários para o sistema depois de se remover um outro determinado pacote.

O autoremove é uma opção muito interessante para fazer uma limpeza quando necessário e para isso basta digitar: sudo apt-get autoremove no terminal.


Apenas alerto para os usuários que atualizaram o sistema do Dapper para o Edgy que o autoremove pode ficar meio maluco de vez em quando. Exemplo, ontem eu estava removendo alguns `kernels` antigos e o autoremove resolveu que eu não precisa dos headers do meu kernel atual. Assim, ele queria remover esse pacote de qualquer jeito, isso não tem lógica, pois os headers dependem apenas deles mesmos. A minha solução para esse problema foi remover e reinstalar o pacote, aí ele não reclamou mais. Isso me faz crer que quem instalou o Edgy do zero não deve ter problemas com o autoremove, mas acende uma luz para os que atualizaram o sistema.

Technorati Tags:

No comments:

Post a Comment