Pages

Wednesday, February 10, 2010

Ordem na vida digital: Gerenciando os Bookmarks

O maior patrimônio de um usuário da web são os seus sites favoritos. Nessa frase, o contexto é: seus sites prediletos. Contudo, a mesma frase poderia ser escrito entendendo que favoritos refere-se a bookmarks. A única questão é pensar se essa frase é ou não muito exagerada. Ainda assim, é no entendimento de que os sites prediletos são, no mínimo, um grande patrimônio do usuário da internet, qualquer navegador web fornece alguma forma de armazenar essa informação.

Há dois tipos de favoritos. Aqueles que são da primeira página de um certo site e aquele que leva até a página específica de um site. De uma forma ou de outra, em menor ou maior grau, ambos representam seu histórico pessoal. São os melhores sites que você "achou" na época que os localizou para um certo assunto. Dessa forma, quando tiver que revistar um certo assunto, ao invés de busca na web novamente (como muitos fazem), podemos começar a pesquisa em seu histórico particular, seu diretório de links preferidos, seus bookmarks.

Os bookmarks podem ser armazenados em uma estrutura de diretórios, similar ao armazenamento de arquivos no computador, ou em tags, que é como o que ficou consagrado atualmente pelo delicious, serviço online de armazenamento de bookmarks e que se propagou por diferentes frentes e serviços atingindo, inclusive, os programas de desktop.

Acredito que o uso de programas online para o gerenciamento de bookmarks é a melhor opção, da a disponibilidade da informação. Entretanto, por uma questão de privacidade, eu somente recomendo fazer isso no caso de links que sejam compartilháveis, ou seja, não armazene na web links que você consideraria somente seu. Embora, na maior parte das vezes, seja possível fazer com que o link seja somente seu (isso quando essa não é a única opção - cada programa é um programa).

O serviço online que eu selecionei para meu uso pessoal é o delicious. Esse serviço consiste em ser um gerenciador público de bookmarks, portanto, eu possuo página pública. Outro exemplo muito bom (muito mesmo) é o do usuário adobe, que sim, é da empresa Adobe.

As dicas que irei passar são para o gerenciamento de bookmarks utilizando tags. Como digo, tags não é um privilégio de programas online, o Firefox, por exemplo, permite o armazenamento de bookmarks utilizando tags (nele também é possível utilizar diretórios). Entretanto, nem todas as dicas funcionam em todos os sistemas. Embora a maioria seja universal, algumas são um pouco específicas demais para serem generalizadas.

O "desenvolvimento" dessas dicas surgiu no fim ano de 2009, quando eu rascunhei o que eu considerei fundamental para organizar os meus bookmarks. No processo, eu exportei meus bookmarks do delicious para o HTML e deletei todo o conteúdo do meu delicious apenas para reorganizar os links da forma que eu gostaria.

A reorganização dos bookmarks foi fundamental para o seu uso correto, mas reorganizar mais 1900 links é impossível para uma pessoa sozinha que não trabalhe fazendo isso. Portanto, pode existir um certo "buraco" no tempo até ter tudo funcionando de forma satisfatória. Os links não são realmente perdidos (e isso é importante), mas existe o prejuízo de começar de novo, perder referências a tags que fez em seu blog e/ou enviou por e-mail ao alguém, etc, mas nem é tão ruim quanto parece, pois o processo permite limpar coisas que não são mais úteis e/ou que saíram do ar ao mesmo tempo que realiza a reorganização necessária.

Eu gostaria muito de seguir todas as regras do que eu falarei aqui, mas erros são impossíveis de evitar, meu segredo pessoal é deixar esses erros no menor grau possível.

Dicas Gerais
  1. tags devem ser únicas. Em sistema sensíveis a diferenças entre letras minúsculas e maiúsculas o cuidado nesse ponto deve ser extra. Mas o maior problema são palavras que significam mais de uma coisa. Por exemplo, "pasta". Pasta, em português, pode significar um creme, dental ou alimentício, pode significar um lugar onde guardamos documentos e ainda serve para referenciar massas, que no caso, é uma herança de palavras estrangeiras.
  2. tags devem estar em um único idioma. Qualquer idioma. Imagine a tragédia que seria ter "House" e "Casa" como tags. Metade dos seus links estaria em uma tag e a outra metade em outra tag. Eu escolhi o inglês para me ajudar a selecionar tags com base na escolha da maioria dos usuários do sistema.
  3. tags devem ser escritas sem acento. Isso evita problemas de codificação.
  4. tags devem ter um único formato. Se vai (e deve) usar palavras compostas, use estilo wiki (MinhaTag), estilo com underlines ou traços (minha-tag) ou estilo simples (minhatag). Abrace um estilo e não mude. No delicious o espaço separa a tag, em outros sistemas a vírgula separa as tags e espaços são válidos, o que fornece mais um estilo a essa lista. Palavras simples também devem seguir a mesma regra. Letras maiúsculas e minúsculas devem estar no lugar certo, exceções apenas para nomes próprios e palavras cujo o conhecimento geral diz que deve ter um tipo específico de letra.
  5. tags estão em singular. Se colocar plural e singular, na prática, acabará "gerando" duas tags, violando o item 1.
  6. subtags são possíveis e recomendadas. Use dois pontos, ":", ou um único ponto, ".", ou outro caractere de sua preferência (embora eu não consiga pensar em nada melhor que dois pontos) para separar as subtags. Exemplos: "forum:kde" e "forum:gnome". Ambas as tags representam fóruns, mas uma é apenas para fóruns do KDE e outra apenas para fóruns do GNOME. É recomendado que também exista a tag "forum" e que coloque o link de um fórum do KDE em "forum" e "forum:KDE". Assim não têm erro.
  7. use o mínimo de tags possível, mas não menos que o necessário. O bom gerenciamento de um sistema depende de um número pequeno de tags, mas um número insuficiente de tags é ruim, porque não classifica direito o conteúdo.
  8. cuidado com tags de duplo sentido. Por exemplo, "administration". Essa tag representa administração, mas administração de que ? De sistemas ? De empresas ? Doméstica (muitas vezes igual a de empresas) ? Nesse caso, ou usa subtags ou usa tags diferenciadas. Por exemplo, "administration", "sysadmin" e "home-administration".
  9. cuidado com os palavras diferentes que significam a mesma coisa ao definir uma tag. Por exemplo, "texto" e "txt". Não são propriamente sinônimos, mas o são em conceito. Evite esse tipo de coisa. Por se não fizer isso, você sempre terá de buscar por referências em todas as tags de significado similar refazendo a leitura de vários links. Isso é trabalho multiplicado pelo número de tags. Definitivamente, não é bom. Digo por experiência própria. Imagine outros exemplos: "documentos, texto, txt, doc, artigo" ou "referencia, ajuda, manual, tutorial, dica, howto" (esse último foi o pior que já tive, porque são muito povoadas).
  10. se quiser, use tags de ação. Isso serve para lembrar de alguma atitude que deve tomar em relação aquele link. Por exemplo, se têm alguma página que queira visitar a cada dia 15, você pode criar uma tag tipo: "visit:day15". Para toda segunda, temos: "visit:monday". Dessa forma, você sabe onde está aquele link que você prometeu visitar periodicamente e nem se lembra onde está. Note que isso é diferente de guardar o link para ler depois. Eu sugiro o Read It Later para essa função. O problema de usar o gerenciador de bookmarks para essa função é a poluição que você gera com links que talvez você não queira realmente guardar. Eu tentei isso, mas não deu certo. Talvez em um sistema diferente do delicious isso possa dar certo.
  11. sempre escreva um comentário sobre o link. Algumas vezes é difícil, pois o título diz tudo. Decidi que tentaria o máximo possível. Se não para descrever o conteúdo em duas linhas, para comentar a qualidade do conteúdo (quando possível os dois). Alguns sistemas fazem também fazem buscas no que foi escrito nos comentários.
  12. crie tags para sites que são especiais para você. Acredito que um exemplo expresse melhor o conceito. Eu tenho uma tag para os artigos do Efetividade.net que eu guardei. Por que ? Porque são dezenas de links desse mesmo site... Cada link tem seu conteúdo específico, mas são todos os mesmo site. Não é para fazer isso com todos os sites, apenas com os que julgar interessante. Não sei se consigo me expressar bem nesse ponto, mas o que significa para mim é organização e domínio sobre os meus links. Dê uma olhada nos meus exemplos para ver se fica mais claro o conceito que tento passar aqui.
  13. evite escrever errado. É uma dica trivial que reflete diretamente na sua capacidade de realizar buscas no seus próprios bookmarks.
Dicas Específicas
  1. se usa o firefox e o delicious, use a extensão do delicious para o firefox. Uma das mais bem feitas extensões que eu conheço. Você poderá usar atalhos definidos no delicious.
  2. não use o sistema online para serviços e páginas muito pessoais. Por exemplo, o http://localhost. É sério. Se fizer a busca no serviço verá que muita gente guarda essa url. Aí você pode dizer: mas é para mim, não é ? Porque não ?. Olha, tem gosto para tudo, mas ... se olhar alguns dos mais de 800 (oitocentos) resultados para busca por localhost (incluindo o http://) verá que há coisas que você realmente não gostaria de compartilhar... Além disso, se tiver essa idéia, marque o bookmark pessoal como privado. Assim, os outros não vão tropeçar nisso.
  3. agrupe as tags em grupos sempre que for necessário e possível. Facilita a diferenciação temática, mas lembre-se que muitos sistemas não permitem que uma tag esteja em dois grupos diferentes e isso pode ser um problema. O delicious atual permite, a versão anterior não permitia e era difícil decidir em que grupo algumas tags devia ficar e isso pode dificultar alguma classificação. Para quem usa o Firefox, usar diretórios para guardar o link e tags ao mesmo tempo, remete ao velho delicious, porém um pouquinho melhor, pois no Firefox é possível usar subdiretórios, que resolveria a dúvida que mencionei antes.
  4. o bookmark social diz como você se comporta na web e pelo que você se interessa. Se quiser, faça tudo ser privado, mas não reclame porque seu chefe achou inapropriado você marcar a página da "promoção" feita pela empresa concorrente nos seus favoritos. Isso não é um crime, na verdade pode até ser um indicativo de problemas reais com a empresa em que trabalha, mas de qualquer forma, é "profissionalmente indelicado".
  5. se quer se comportar livremente, não use um usuário que possa ser conectado a você. Em geral, a única coisa que pode te denunciar como dono público do serviço é o nome de usuário (quero dizer, para o grande público). Se pretende não se preocupar com essas coisas, use um nome de usuário que não tenha nenhum vínculo pessoal, mas não esqueça de que não adianta fazer isso é gravar o login e senha do roteador nos bookmarks públicos... Sério. Não faça isso !!!
  6. se o sistema possui ferramentas de características sociais, use a sua. Você somente tem a ganhar.
Dúvidas Gerais
  • Eu não sei se a melhor tag é a TAG1 ou a TAG2. Se não sabe, use as duas. As tags devem ser intuitivas no armazenamento para que sejam intuitivas na busca
  • Eu uso tags e "subtags". Todo link que eu colocar em uma subtag deve estar na tag principal ? Não vejo motivo para ter isso como regra. Contudo, é importante notar que se não o fizer terá, conceitualmente, feito de uma subtag uma tag composta. Por exemplo, suponha o uso Software e Software:Online. Quando eu quero um software online eu nunca abriria a tag de Software em si, eu sempre iria na tag específica. Mas e quando eu quero um Software qualquer ? De fato, haverá momento em que desejará encontrar apenas softwares de desktop, de forma que a existência da tag Software:Desktop se faria necessário. A outra solução seria utilizar a tag Software para apenas ter programas de desktop e a tag Software:Online para apenas ter programas online. Contudo, ao fazer isso, você fez com que a tag Software:Online (que é uma subtag) tivesse a funcionalidade teórica de SoftwareOnline (que é uma tag comporta). Isso é uma besteira de formalismo que não atrapalha coisa alguma, mas que você deve ter consciência de que nessas regras, é isso que está sendo feito. Por experiência própria, eu sei que toda vez que você usa uma subtag, você intuitivamente pensa em colocar a tag "principal" dessa subtag. O que não acontece com tags compostas.
  • Posso utilizar a tag "aoDdtTnodifg" ?. Depende. Tags devem ser compreensíveis para o usuário que utiliza o sistema, se entende esse código, use-o. Contudo, se quiser que alguém mais entenda você, deve reconsiderar e não utilizar tags como a mencionada.
  • Eu pensei em utilizar a tag "abacaxi" em um certo link, mas não usei porque acredito que nunca mais utilizaria essa tag e ela não pareceu necessária. Há problemas ? Acreditar é uma coisa muito boa quando não é aplicado ao conceito de organização. Imagine que você um dia se depare com um link que novamente deveria ser classificado com essa tag. O que você faz ? Usa ou não usa ? Se usar, terá de encontrar onde está aquele outro que deveria utilizar a tal tag (eu acho difícil que se lembre de qual seria, mas ok... quem sabe). Se não usar seriam dois links que não teria uma tag que deveria existir. Isso é ruim... Resumindo: nunca deixe de usar uma tag por pensar que ela não será mais necessária.
  • Eu cataloguei links com certas tags que me pareceram corretas e muito tempo depois percebi que poderia ter colocado uma tag adicional, uma palavra que não tinha me ocorrido antes. E agora ? Sim, isso é um problema. Até onde eu sei, o que escrevi antes sobre ser impossível evitar erros está relacionado com um fato: a relação entre web e usuário é dinâmica. Novos termos surgem o tempo todo e até certo ponto nos fazem utilizar outros nomes, etc e tal, um nome mais interessante, mais popular, etc. O que podemos fazer ? Adotamos a nova tag e se encontramos bookmarks antigos que deviam ter as tags editadas, o fazemos... assim mesmo: simples e complicado. O tempo fará você perceber que algumas coisas podiam ter sido pensadas de uma forma diferente, especialmente no que diz respeito a palavras-chaves... não tem jeito... a Web é dinâmica e os bookmarks representam "sua web particular". Então, coisas assim vão acontecer. Eu apenas não acredito que isso gere alguma frustração na organização ou bagunça de alguma forma.
  • É possível utilizar anos como tags ? Sim. Se tiver paciência faça isso. É muito interessante que catalogue seus links com base na idade. Seja a idade do link/texto, quando aplicável, ou o dia que ele foi inserido. Note que a maioria dos sistema armazena essa última informação (embora na maior parte das vezes não seja fácil pesquisar por essa informação). Seja como for, se conseguir manter a disciplina, use tags para os textos que possuem data de criação e que não serão modificados depois disso. Basicamente, são textos de blogs, artigos e notícias em geral. Além de vários tutorias que foram criados de forma não dinâmica. Isso é muito interessante por facilitar a "remoção" dos textos velhos e arquivar adequadamente índices de notícias antigas (que talvez nem estejam mais acessíveis). Infelizmente, eu não consigo me rende a esse hábito. O que eu faço é colocar uma nota tipo: "Texto de janeiro/2010" nos links que eu julgo necessário. É particularmente útil em textos de qualquer assunto que tratam de atualidades e/ou opinião.
  • Eu sempre acho que tudo é referência ... estou errado ? Eu diria que não. Tudo é referência. Até a referência em si é uma referência. Portanto, essa impressão não é errada. O segredo, no meu ver, é não utilizar apenas a tag representa referências. Também não é saudável disseminar o conceito de referência a qualquer coisa, por exemplo, o link que guarda o Google Reader no sistema pode ou não ter a tag "referencia", mas é um caso onde usar a tag é exagero, porque o link do programa online em si não é uma referência, mas um aplicativo que gerencia referências. Outro exemplo, o link que leva a página do Firefox. Ele é a página oficial do Firefox, embora não seja uma referência em si, não seja incorreto dizer que é uma referência, pois nessa mesma página há dicas, manuais, etc, sobre o Firefox. Contudo, nesse link eu não utilizaria a tag "referencia", usaria dica ou manual ou etc.
  • Qual é o prejuízo que tenho ao não criar grupos de tags ? Nenhum, em termos de qualidade no armazenamento da informação nas tags. O único prejuízo é na visão geral. Por exemplo, eu tenho um grupo chamando "Reference" todas as tags que estão nele são tags que remete ao conceito de referência ou biblioteca ou banco de dados. Assim, minha visão do que são os conceitos similares ao que procuro vão além da minha capacidade de lembrar quais são os nomes das tags que me interessariam. Essa capacidade de ver além de uma única tag é o que o agrupamento de links faz por você. E isso não é pouco.
  • Meu sistema não aceita grupos, o que posso fazer ? Criar tags que representam grupos e deixá-las impressas em um lugar de fácil acesso visual ... simples assim. O importante dos grupos não é o visual bonitinho, mas o conceito que ele traz. Você tem 20 grupos, então são 20 tags onde todos os seus links estão em pelo menos 1 delas. Você precisa deixá-las visualmente acessíveis, porque você deve lembrar de usá-las sempre. Não confie na sua memória para isso. Ao guardar um link use todas as tags que desejar e depois olhe para a lista de "tags de grupo". Selecione pelo menos uma tag dessa lista e pronto. Se tiver paciência pode fazer o que o delicious faz. Crie uma lista de grupos, diga para cada grupo quais são as tags que pertencem a ele e ao guardar o link pense de forma que uma vez selecionadas as tags, os grupos aos quais elas pertencem devem ser selecionados. Isso dá mais trabalho do que a idéia anterior, mas funciona melhor.
  • Posso editar o título do bookmark ? Não somente pode, como deve editar o título sempre que esse não significar aquilo que espera dele. Não faltam exemplos de blogs cuja a barra de título do navegador sempre informa o nome do blog e não o título de um artigo específico. Nada errado em ter o nome do blog escrito no bookmark, o problema é a falta do título de um artigo específico. Imagine um cenário que contém 20 link de um mesmo site de páginas com conteúdos diferentes mas onde todos os links possuem o mesmo nome no bookmark e entenderá a importância disso.
  • Posso guardar bookmarklets ? Depende de circunstâncias. Eu gostaria de utilizar o delicious para fazer isso, mas não posso. Ou melhor, eu posso, mas o delicious marca o meu link como perigoso, portanto, eu não devo fazer isso. Mas posso. Contudo, eu configuro o meu sistema para abrir novas páginas a partir dos bookmarks em uma nova janela. Aí, as coisas complicam um pouco, continuo podendo, mas não devo...
    O que eu fiz foi colocar o único bookmarklet que eu realmente uso na barra de bookmakrs do próprio firefox. Ainda cabe uns 6-7 na minha barra. Os demais eu exportei para HTML e guardei para caso um dia eu precise...
    Acredito que a maior parte dos usuário não teria tido esse problema...
  • E quanto aos links busca rápida ? Bom, eu uso, mas acho esquisito. Uso porque ao escolher a extensão do delicious para o Firefox, eu optei por eliminar o menu clássico de bookmarks. Assim, eu preciso que certos recursos sejam de mais fácil acesso. Note que o delicious, através de sua extensão para Firefox, estimula a importação dos links ali guardado localmente. Isso significa estimular a presença dos links de busca rápida. De fato eles não fazem mal a ninguém, mas eu continuo achando esquisito ... .
  • Demora muito reorganizar os links a partir de uma velha coleção ? Bom, eu levei cerca de 4 dias para colocar quase 300 dos mais de 1900 links que tinha de volta ao sistema. A maior parte desse 1900 links não vai voltar através desse processo. Alguns eu nem me lembro porque eu guardei ! Assim, eu considerei que depois de ter inserido os principais links que eu desejava, os demais não precisavam estar no sistema. Sigo a premissa que se eu não preciso dele agora, eu provavelmente vou redescobrir ele pelo Google quando eu precisar dele novamente. Um efeito interessante é que eu já utilizei todo tipo de distribuição GNU/Linux e tinha centenas de registros de todas essas distribuições e agora eu somente tenho das que usei desde que modifiquei os bookmarks. O restante vai surgir com o tempo e naturalmente. Sem forçar. Nesses 4 dias eu não trabalhei nisso nem 3 horas por dia, resumindo, não cansa tanto quanto parece.
Conclusão

No final de 2009 eu tinha mais de 1900 links. Enquanto escrevia esse artigo esse número era muito menos da metade. O processo de reorganização é longo, mas vale apena.

Entretanto, não faça uma remodelagem para cometer os mesmos erros. Não vale apena.

Para quem tem poucos links, é possível organizar novamente todos os links que possui sem deletar nenhum. Não existe problema nisso.

Dicas nunca são absolutas, nunca abrangem o que não foi pensado e jamais conseguem ser perfeitas. Essas normas foram criadas para meus objetivos, se elas não satisfazem o seu objetivo, crie suas próprias normas, escreva-as e a partir disso siga-as. Não crie normas para burla-las, é perda de tempo. Comprometa-se com a organização e não haverá nenhum problema.

Escrever suas normas é muito importante para que você consiga manter a coerência do processo ao longo do tempo. Não assuma que você será capaz de lembrar de todos os detalhes daqui a alguns anos/meses. Você não irá :-)

Existe por aí sistemas que prometem colocar tags de forma automática. Não gosto disso, embora eu reconheça que existe praticidade. O problema é que ninguém pensa como você. A Web 3.0 promete trazer a inteligência artificial e a semântica ao jogo. Quando isso acontecer e funcionar, será de reconsiderar o que escrevi aqui. Entretanto, o melhor da "web semântica" que já vi no mercado atual foram as inúmeras e significativas melhorias, embora ainda não satisfatórias, do sistema de tradução do Google.

No gerenciamento de bookmarks manter uma grande coleção é mais fácil do que criar uma grande coleção do dia para o outro. Manter é mais fácil porque você raramente acrescenta links em lote. Normalmente adicionamos um link de cada vez e isso é relativamente fácil de fazer acontecer de forma correta, desde que seu compromisso com suas normas seja sincero.

Se conseguir manter o compromisso não terá qualquer tipo de problema no gerenciamento dos seu bookmarks.

Notas
  • Esse texto utilizou mais de uma notação de tags intencionalmente, para que sirva de idéia do que se vê ao seguir um modelo ou outro.
  • As dúvidas que escrevi aqui foram dúvidas que eu mesmo tive. Ou seja, eu me perguntei cada uma daquelas coisas enquanto tomava as decisões.

1 comment: